Todas as coleções
Integrações
Aegro Livro Caixa
Financiamentos e adiantamentos no LCDPR
Financiamentos e adiantamentos no LCDPR

Como um financiamento ou adiantamento deve ser declarado no Livro Caixa Digital do Produtor Rural?

Duda Guterres avatar
Escrito por Duda Guterres
Atualizado há mais de uma semana

Financiamentos e adiantamentos correspondem a exceções do Regime de Caixa. Por causa disso, estes lançamentos precisam ser declarados no Livro Caixa de forma diferente das demais despesas e receitas.

Financiamento

Um financiamento em si não é informado no Livro Caixa, mas a nota fiscal do equipamento comprado com este valor é computado como despesa.

No caso de um financiamento para comprar um maquinário agrícola, eu preciso declarar o valor integral do meu financiamento em uma só parcela de despesa no dia da compra desse maquinário agrícola, mesmo que eu só tenha começado a pagar 2 meses depois ou somente no ano seguinte.

Exemplo:

Comprei uma colheitadeira com financiamento no valor de R$55.000,00 no dia 22 de Novembro de 2019. Eu só vou começar a pagar essa colheitadeira em Janeiro de 2020, com 7% de juros ao ano.

No meu Livro Caixa de 2019, eu vou declarar esse financiamento como uma Despesa de valor de R$55.0000,00 no dia 22 de Novembro de 2019.

Em 2020, a única coisa que vou declarar referente a esse financiamento é o quanto paguei de juros, valor a ser conferido nos informes de rendimentos do meu banco.


Adiantamento

Nós temos duas categorias de adiantamentos: despesa e receita.

Despesa

  • Realizou a compra dos insumos mas ainda não recebeu a mercadoria. No Livro Caixa essa despesa vai ser declarada no dia que você realiza o pagamento do produto.

1 - Vai registrar a despesa na data do pagamento (de forma que a conciliação bancária feche corretamente);
2 - Então fará um registro relativo ao pedido total, de forma que consiga monitorar as entregas, conforme o artigo de Pedido de compra com entrega futura;
3 - Assim do recebimento de notas efetivas da entrega, fará a baixa de entrega (na quantidade que receber) do pedido, pela aba de Estoque, registrando as movimentações;
4 - Conforme for recebendo, vai editando o lançamento original do pedido, do dia do pagamento e, na descrição, vai adicionando a referência da nota de vendas, até que o descritivo fique com todas as notas referenciadas.

OBS: quando do recebimento das notas de venda (entrega de fato), pode lançar as notas no financeiro mas adicionar a forma/método de pagamento como Sem Pagamento e para a opção de Não apropriar custos, de forma que não impacte financeiro e nem no estoque!

Caso você tenha o plano avançado, podes seguir o mesmo padrão, mas pela aba de Compras.

Receita

Precisa ser declarada no LCDPR como “Receita de produtos entregues no ano referente a adiantamento de recursos financeiros”

  • Realizou a venda de mercadorias, recebeu o dinheiro, mas a mercadoria ainda não saiu da fazenda e será entregue em um futuro próximo. No Livro Caixa essa receita (deve ser marcada como “Receita de produtos entregues no ano referente a adiantamento de recursos financeiros”) e precisa ser declarada no dia que você entregou o produto e não no dia do recebimento do dinheiro.

Pronto, agora você já sabe como declarar financiamentos e adiantamentos no LCDPR!

__________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?