O fluxo de caixa, de forma resumida, é uma ferramenta de controle que reflete os resultados da sua gestão financeira. Com ele, é possível adquirir uma visão, e analisar o saldo como um todo, de forma mais precisa sobre determinado período financeiro de sua empresa.
 
Os dados que irão aparecer no seu fluxo de caixa no AEGRO, são referentes ao histórico de movimentações realizadas - receitas e despesas, ou seja, o cadastro do seu saldo atual, saldo de entrada, saldo de saída, e saldo final. 

Todas as contas são apresentadas na forma de "Categoria" , sendo possível conferir uma por uma, em uma nova configuração de tela, onde irá trazer as descrições - vamos demostrar abaixo. 

O período do fluxo de caixa, ou melhor, a data, pode ser alterada e definida, de forma que você encontre a melhor maneira de gerenciar seus dados. Dessa forma, o saldo inicial é referente ao período de entrada, selecionado por você, e o mesmo ocorre para o total de saída, referente a data final. É realizado através de um filtro com as opções: semanal, mensal, trimestral, semestral, anual, e também personalizado, sendo possível selecionar a data de interesse. 

  • O saldo inicial - referente ao saldo inicial do período de análise. É levado em conta o saldo inicial da conta bancária mais entradas e saídas de períodos anteriores. Para saber como adicionar seu saldo inicial clique aqui.
  • O total de entradas é referente a todas as receitas do período. Esses dados são gerados das abas "Produção e venda" - ao vender um produto; "Estoque" - ao vender algum insumo; ou também pelas "Contas". Esse valor está indicado pela cor azul.
  • O total de saída é referente a todas as despesas do período. Já esses dados são gerados na aba de "Contas". É indicado na cor vermelha e está entre parênteses, indicando saldo negativo. 
  • E o saldo final é referente ao balanço do período. 

A categorias são divididas afim de agrupar e organizar as contas totais, mas também é possível ver a descrição de cada uma ao clicar no valor total referente a categoria e o período, dessa forma:

Ao abrir essa nova configuração de tela, em que todas as contas aparecem detalhadas é possível verificar as que já foram recebidas ou pagas - é possível realizar o pagamento ou o recebimento nessa aba também, clicando no ícone do dinheiro; e também no ícone das três bolinhas é possível visualizar a conta específica, ou editá-la. Essa é uma maneira de apresentar as contas de forma mais clara.

Caso haja alguma conta em atraso, seu fluxo de caixa irá apresentar para você um alerta indicando:

Para conferir, é só clicar no valor, que na parte posterior será referenciado qual conta ainda não foi marcada como "paga":

Dessa forma, com o fluxo de caixa, a gestão financeira se torna mais profissional e assim é possível verificar possíveis erros ou gargalos.

_________________________________________________________________

Caso continue com alguma dúvida é só entrar em contato com o suporte da AEGRO. Teremos o maior prazer de esclarecer as suas dúvidas.

Encontrou sua resposta?