No Aegro é possível registrar uma despesa ou uma receita em Dólar.

Para registrar o lançamento de uma nova despesa ou receita é possível ser por meio de uma importação de nota fiscal eletrônica - xml (ver artigo) ou sem a importação, de forma manual (ver artigo), ambas as formas possuem o campo "Moeda", onde é possível selecionar qual moeda que a conta será registrada. Lembrando que o valor padrão irá ser o Real. Ao trocar o valor deste campo para Dólar ou Euro, surgem os campos de "Flutuação" e "Cotação" (vou explicar mais a frente cada um desses campos).

Como pode ser observado, a conta terá todos seus valores na nova moeda, tanto dos produtos e serviços, quanto valores totais e valores das parcelas.
Assim que a moeda é alterada uma nova seção aparece ao lado dos valores, mostrando os valores em reais conforme a cotação escolhida.

Na flutuação poderá ser escolhido tanto a "Coração fixa" quanto a "Cotação no pagamento". O que é cada uma:

  • Cotação fixa - A cotação fixa deve ser utilizada quando o valor não varia no pagamento. Ou seja, toda a conta possui uma cotação fixa já definida e seria o mesmo que criar uma conta diretamente em reais (mas criar em dólar faz com que seja possível a visualização nesta moeda em diversos lugares do Aegro).
  • Cotação no pagamento - A cotação no pagamento deve ser utilizada quando se cria uma conta em dólar mas paga com a cotação no dia em que vai pagar. Quando esta opção é selecionada, o campo de cotação muda seu nome para "Cotação base" e a cotação preenchida nesse campo serve como base dos valores para fins de inicialização de movimentações e comparações de valores.

Já o campo de cotação é preenchido conforme o PTAX do dia útil anterior, sendo este valor buscado do Banco Central (ao clicar no texto verde da cotação, uma nova aba é aberta onde pode conferir a cotação diretamente no banco central). Ao trocar a data da despesa, um novo ícone de atualização surge neste componente, sendo possível atualizar esta cotação conforme a data correspondente da despesa.

Aba lateral de contas

A aba lateral de visualização de contas agora mostra as contas na moeda original, e possui as cotações em que foram realizados os pagamentos, em verde quando o pagamento gerou um lucro e em vermelho quando gerou prejuízo.

Vale ressaltar aqui que as contas não pagas irão aparecer com a cotação corresponde à data, no caso, parcelas futuras irão aparecer com a cotação de hoje. Ao clicar no botão de pagar, a conta é paga com a cotação mostrada.

Assim, você acaba de registrar uma conta em Dólar!

Depois que a conta em Dólar é criada, aparecerá alguns filtros na abas contas e parcelas, explicamos nesse artigo todos os filtros.

Para realizar o pagamento em Dólar, aparecerá dois novos campos: Cotação do pagamento e Variação cambial, explicamos detalhadamente nesse artigo.

Se o pagamento for realizado com valor diferente do previsto, em Dólar, o Aegro realiza realizará e mostrará todos os ajustes feitos, assim o valor ficará de acordo com a realidade. Esses ajustes irão aparecer na aba "Estoque" e "Custo Realizado", é explicado mais detalhadamente nesse artigo.
_________________________________________________________________

Caso continue com alguma dúvida é só entrar em contato conosco, estamos a disposição para ajudá-lo(a)!

Encontrou sua resposta?