Como lançar uma receita?

Veja como é simples lançar suas receitas no Aegro!

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Escrito por Pedro Martins Dusso
Atualizado há mais de uma semana

Veja como é simples adicionar manualmente receitas em seu Aegro, basta assistir o vídeo abaixo ou ler este artigo!

No Aegro você pode lançar todas as suas receitas para contabilizar o seu fluxo de caixa e também para verificar a rentabilidade da sua safra.

Novo lançamento

Basta acessar a aba "Financeiro" e no canto inferior direito dessa aba você encontra o ícone azul com a opção de "Nova lançamento".

Ao clicar nesse ícone, automaticamente o Aegro abre uma tela de "Nova despesa", basta alterar a seleção para "Receita", e o lançamento automaticamente é alterado para "Nova receita".

Ao lado de "Nova Receita" você verá a opção "Repetir" usada para quando você for registrar uma receita recorrente. Clicando aqui você tem mais detalhes sobre a essa função.

Também vai aparecer a opção "Emitir NF-e do Produtor Rural pelo Aegro", para saber mais sobre a emissão clique aqui.

Agora vamos ver sobre cada campo no lançamento dessa receita!

Informações gerais

Categoria (Obrigatório): as categorias de receitas são: outras receitas, receitas agrícolas, receitas animais e receitas de estoque. Dependendo de qual categoria você selecionar, alguns campos a mais podem aparecer, como a categoria de "Receitas Agrícolas" que trás os campos de safra e silo. Para saber mais sobre as categorias, clique aqui.

Agrupador (Opcional): Esse campo é para você conseguir agrupar diversas contas dependendo da sua necessidade, também funciona como uma "subcategoria"

Cliente (Opcional): O cliente pode ser uma empresa ou uma pessoa. Caso o cliente não esteja cadastrado, não há problema, quando você digitar o nome dele vai aparecer a mensagem "Adicionar a lista de cadastros" basta clicar nela para salvar o novo cliente. Lembrando que a lista de fornecedores e de clientes é a mesma.

Produtos e Serviços

Itens/Insumos/Serviços (Opcional): Nesse campo só aparecerá os Produtos ou Serviços da categoria previamente selecionada. Por exemplo, se a categoria for "Receitas agrícolas" o campo disponível será para Cultivares e Serviços.

Aqui você irá colocar o produto vendido, a quantidade, valor unitário e total. Se os produtos não estão no seu catálogo, basta digitar o nome dele no campo e clicar na mensagem "Não encontrado no catálogo, clique aqui para adicionar" e preencher os dados solicitados.

Valor total (Opcional): Esse campo é onde o valor total da conta será inserido ou somado de acordo com os itens e serviços listados.

Flutuação (Obrigatório - esse campo só aparece se a moeda Dólar estiver selecionada): Aqui é onde você colocará se é cotação fixa ou se é cotação no recebimento. Mais detalhes nesse artigo aqui.

Recebimento

Campo - Conta bancária (Obrigatório): Selecione qual conta bancária deseja vincular essa receita. É possível alterar a conta de recebimento na aba parcelas a receber ou extratos.

Forma de Recebimento (Obrigatório): É nesse campo que você colocará a forma de pagamento, o dia e o valor de cada parcela.

Obs: um ponto importante é que para que essa receita entre no relatório de rentabilidade da safra, a categoria sempre deve ser a categoria "Receitas Agrícolas", o campo safra deve ser preenchido com a mesma safra que foi registrado a colheita que deu origem a essa receita, deve ser selecionado o mesmo silo que essa produção se encontra, e o mesmo produto colhido. Para saber mais, clique aqui.

Pronto! Agora você sabe como criar uma receita no Aegro!

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Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

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