Todas as coleções
Aba Estoque
Histórico do item e Inconsistências
O que significa este aviso "Verificar histórico" no estoque?
O que significa este aviso "Verificar histórico" no estoque?

É bom ficar atento se este aviso de inconsistência aparecer no seu estoque.

Pedro Martins Dusso avatar
Escrito por Pedro Martins Dusso
Atualizado há mais de uma semana

Para entender, veja o vídeo abaixo ou leia este material!

Quando você estiver fazendo os lançamentos das suas contas e das suas atividades, pode ocorrer alguma inconsistência no estoque. Se isso ocorrer, este aviso irá aparecer para te alertar, assim, você poderá verificar o que está ocorrendo para então fazer a correção.

Para verificar o que está ocorrendo é só clicar em cima do alerta, você será encaminhado para a aba "Histórico do item" dentro do "Estoque".

Antes de tudo, recomendamos ler esse material que te ajuda a entender o histórico do item. Este alerta pode ser gerado por três motivos:

  • Entrada e/ou saída do item com datas incorretas

Quando realizar a entrada de um item no estoque pode ocorrer algum erro de data. Este erro ocasiona que a saída do item fique antes da entrada, como pode ser visto na figura a baixo.

Para arrumar este erro é muito simples, é só editar a entrada e colocar a data antes da saída ou editar a saída, colocando uma data depois da entrada.

  • Não ter entrada do item no estoque

É possível fazer a retirada de um item sem ter dado entrada dele no estoque. Se isso ocorrer, fica assim o histórico do item, mostrando apenas as saídas (à direita).

Este erro pode ser reparado apenas registrando a entrada do item. Este registro pode ser por meio das contas, movimentação de item ou adição manual, a a data dessa entrada precisa ser uma data anterior a essas saídas.

  • Ser utilizado mais produto do que possui no estoque

Caso seja realizada uma retirada de um item com quantidade maior que tenha disponível no estoque, o alerta também aparecerá. O histórico do item ficará como na figura.

Para que seja corrigido este alerta, é só alterar a quantidade de retirada ou realizar uma nova entrada deste item no estoque, lembrando que a entrada precisa ter data anterior a saída. 

Pronto! Agora você já sabe corrigir os 3 tipos de inconsistências que pode ocorrer com os itens no seu estoque.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?