Como funciona a aba "Fluxo de Caixa"?

Entenda melhor as ferramentas do fluxo de caixa.

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Escrito por Bruno Hansen Schein
Atualizado há mais de uma semana

O fluxo de caixa, de forma resumida, é uma ferramenta de controle que reflete os resultados e te trás uma previsibilidade da sua gestão financeira. Com ele, é possível adquirir uma visão e analisar o saldo de uma forma mais precisa sobre determinado período financeiro do seu negócio.
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Os dados que irão aparecer no seu fluxo de caixa no Aegro são referentes ao lançamentos de receitas, despesas e transferências que possuem parcelas à vista ou a prazo no seu Aegro. Ou seja, o cadastro do seu saldo atual, saldo de entrada, saldo de saída, e saldo final. 

Acima é apresentado um gráfico das informações de despesas e receitas realizadas no período filtrado. E logo abaixo todas as contas são apresentadas separadas pelas categorias, sendo possível conferir detalhes de uma por uma.

O período do fluxo de caixa, ou melhor, a data, pode ser alterada e definida, de forma que você encontre a melhor maneira de gerenciar seus dados. Dessa forma, o saldo inicial é referente ao período de entrada, selecionado por você, e o mesmo ocorre para o total de saída, referente a data final. É realizado através de um filtro com as opções: semanal, mensal, trimestral, semestral, anual, e também personalizado, sendo possível selecionar a data de interesse. 

  • O saldo inicial - referente ao saldo inicial do período de análise. É levado em conta o saldo inicial da conta bancária mais entradas e saídas de períodos anteriores, ou seja, com data anterior a data inicial informada no cadastro da conta bancária. Para saber como adicionar seu saldo inicial clique aqui.

  • O total de entradas é referente a todas as receitas do período. Esses dados são gerados das abas "Produção e venda", ao vender um produto, "Estoque", ao vender algum insumo; ou também pelos lançamentos de receitas realizados diretamente no financeiro. Esse valor está indicado pela cor verde.

  • O total de saídas é referente a todas as despesas do período. Já esses dados são gerados na aba Financeiro. É indicado na cor vermelha com o sinal (-), indicando saldo negativo. 

  • E o saldo final é referente ao balanço do período. 

A categorias são divididas afim de agrupar e organizar as contas totais, mas também é possível ver a descrição de cada uma ao clicar no valor total referente a categoria e o período, dessa forma:

Ao abrir essa nova configuração de tela, em que todas as contas aparecem detalhadas é possível verificar as que já foram recebidas ou pagas, e ainda é possível realizar o pagamento ou o recebimento daquelas em aberto, clicando no ícone da coluna "Pago" à esquerda. Também no ícone das três pontinhos é possível visualizar a conta específica, ou editá-la.

Caso haja alguma conta em atraso, seu fluxo de caixa irá apresentar para você um alerta, e para conferir, é só clicar no valor, que será referenciado qual conta ainda está em atraso.

Você também pode gerar relatórios no formato de .xlsx filtrando as informações que deseja, como: agrupadores, categoria, conciliação, conta bancária, fornecedor, safra, nota fiscal, situação de pagamento e tipo de custo, clicando na impressora.

Dessa forma, com o fluxo de caixa, a gestão financeira se torna mais profissional e assim é possível verificar possíveis erros ou gargalos.

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