Todas as coleções
Aba Produção e Venda
Movimentações
Como realizar um retirada manual da minha produção?
Como realizar um retirada manual da minha produção?

Confira como retirar do silo sem realizar uma venda!

Pedro Martins Dusso avatar
Escrito por Pedro Martins Dusso
Atualizado há mais de uma semana

No Aegro você realiza os registros de produção das suas safras na aba Colheita e encaminha automaticamente para um local de armazenamento da aba Produção e Venda, onde poderá realizar a venda dessa produção. Entretanto, também é possível retirar uma determinada quantidade da sua produção de forma manual.

🚧 ATENÇÃO

A retirada manual é recomendada apenas para perdas no transporte. Exemplo: '“Eu embarquei 100.000 kg em frete porém chegou apenas 99.000 kg no cliente - 1000 kg se perderam no transporte” Nesse caso a retirada manual pode ser utilizada.

Casos onde a retirada manual não é recomendada

  • Desconto por qualidade do produto - Se o desconto foi pela qualidade do produto (por exemplo: impureza, grãos verdes, partidos, etc.), o ideal é penalizar a produtividade da safra → identificar qual carga ou talhão foram responsáveis pelo desconto e reduzir a produção líquida do registro de colheita.

  • Desconto por pagamento do frete - Se o desconto é um pagamento do frete (o fretista recebeu 1000 kg em troca do frete) esse processo deve ser visto como um pagamento pela prestação do serviço, e não um desconto. Leia este artigo: Como realizar pagamento de uma despesa com produção agrícola.

Realizando uma retirada manual

Na aba Produção e Venda localize o produto que deseja fazer a retirada e clique nos 3 pontos no final dele, selecionando "Remover itens". Ou então clique no botão azul no canto inferior direito e selecione "Movimentar itens". Em seguida, preencha as informações sobre a retirada manual:

  • Safra que será retirada a produção;

  • Item (cultivar/cultura);

  • Em origem selecione o silo que está armazenado;

  • Em destino selecione retirada manual. Em seguida, confirme o aviso selecionando a opção "Sim, eu entendo esse risco";

  • Quantidade que será retirada;

  • Valor atribuído a essa retirada;

  • Data da movimentação.

O valor dessa retirada manual é atribuído ao Indicador e Relatório de Rentabilidade quando essa produção retirada é oriunda de uma colheita na safra.

O alerta ao fazer a retirada manual é por conta dessa alteração no relatório de rentabilidade e também por conta de remoções que podem afetar o saldo do produto no seu silo.

Pronto! Agora você já sabe como retirar uma produção que foi perdida do seu silo!
_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?