No Aegro você realiza os registros de produção das suas safras na aba Colheita e encaminha automaticamente para um local de armazenamento da aba Produção e Venda, onde poderá realizar a venda dessa produção. Entretanto, também é possível retirar uma determinada quantidade da sua produção de forma manual.
🚧 ATENÇÃO
A retirada manual é recomendada apenas para perdas no transporte. Exemplo: '“Eu embarquei 100.000 kg em frete porém chegou apenas 99.000 kg no cliente - 1000 kg se perderam no transporte” Nesse caso a retirada manual pode ser utilizada.
Casos onde a retirada manual não é recomendada
Desconto por qualidade do produto - Se o desconto foi pela qualidade do produto (por exemplo: impureza, grãos verdes, partidos, etc.), o ideal é penalizar a produtividade da safra → identificar qual carga ou talhão foram responsáveis pelo desconto e reduzir a produção líquida do registro de colheita.
Desconto por pagamento do frete - Se o desconto é um pagamento do frete (o fretista recebeu 1000 kg em troca do frete) esse processo deve ser visto como um pagamento pela prestação do serviço, e não um desconto. Leia este artigo: Como realizar pagamento de uma despesa com produção agrícola.
Realizando uma retirada manual
Na aba Produção e Venda localize o produto que deseja fazer a retirada e clique nos 3 pontos no final dele, selecionando "Remover itens". Ou então clique no botão azul no canto inferior direito e selecione "Movimentar itens". Em seguida, preencha as informações sobre a retirada manual:
Safra que será retirada a produção;
Item (cultivar/cultura);
Em origem selecione o silo que está armazenado;
Em destino selecione retirada manual. Em seguida, confirme o aviso selecionando a opção "Sim, eu entendo esse risco";
Quantidade que será retirada;
Valor atribuído a essa retirada;
Data da movimentação.
O valor dessa retirada manual é atribuído ao Indicador e Relatório de Rentabilidade quando essa produção retirada é oriunda de uma colheita na safra.
O alerta ao fazer a retirada manual é por conta dessa alteração no relatório de rentabilidade e também por conta de remoções que podem afetar o saldo do produto no seu silo.
Pronto! Agora você já sabe como retirar uma produção que foi perdida do seu silo!
_________________________________________________________________
Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!