Todas as coleções
Integrações
Monitoramento de Pragas e Doenças
Como funciona o monitoramento de pragas e doenças?
Como funciona o monitoramento de pragas e doenças?

Veja como funciona o monitoramento de pragas no Aegro.

Duda Guterres avatar
Escrito por Duda Guterres
Atualizado há mais de uma semana

O que é MIP?

Conforme Embrapa, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um sistema de manejo de pragas que associa o ambiente e a dinâmica populacional da praga.

Esse sistema utiliza todas as técnicas apropriadas, de forma que mantenha a população da praga em níveis abaixo daqueles capazes de causar danos econômicos.

Por que o monitoramento é importante?

Dentro do MIP, o monitoramento deve ser feito regularmente para que seja conhecido a densidade populacional ou nível de danos da praga na lavoura.

Após o monitoramento, é tomada a decisão sobre realizar ou não o controle da praga, dependendo do resultado do monitoramento e do nível de controle da praga.

O monitoramento é feito por meio de amostragens, que são pontos onde você deve contar o número de pragas ou constatar os danos da lavoura pela ocorrência dos insetos.

Aba Monitoramento

Na versão web basta selecionar uma safra, e clicar na aba Monitoramento.

Aqui podemos visualizar a situação atual das pragas na lavoura, conferir o histórico e alterações na situação, acessar facilmente as atividades de aplicação, e editar os níveis de controle de cada praga.

Clicando nesse artigo você vê uma explicação detalhada de cada uma das abas do monitoramento. Podemos começar definindo um nível de controle de pragas para a safra.

Nível de Controle

Clicando em Níveis de Controle (NC), usuários com perfil agronômico ou superior podem definir os níveis de controle, que estabelecem o nível de infestação de uma praga ou doença que é considerado grave. Esse plano não é obrigatório para registrar o monitoramento no aplicativo, mas é necessário para gerar os mapas de calor.

Para definir o nível de controle da praga basta clicar em "Adicionar nível de controle", e selecionar a escala, porcentagem de plantas atingidas, ou quantidade média que define quando a infestação chegou ao nível de controle, representado pela cor vermelha nos mapas e indicadores.

Se houver mais de um método de amostragem, podemos clicar "Mostrar opções avançadas" para selecionar diferentes tipos de verificação. Nesse artigo explicamos mais detalhado sobre o que é o nível de controle.

Planejar um Monitoramento

Usuários com perfil Gerente ou Agronômico podem planejar as atividades de monitoramento.

Na web

Na versão web podemos apenas registrar o planejamento do monitoramento, a realização deve ser feita toda a campo pelo app. Para planejar, basta ir na aba Atividades da safra ou dentro da aba de Monitoramento, clicar no ícone azul (+), selecionando a opção de Monitoramento, e logo "Planejar Atividade.

Selecione o talhão, data de previsão de início e fim, pessoa responsável e qualquer informação complementar que deseje descrever.

No aplicativo

Já no aplicativo, no planejamento do monitoramento pode ser incluído os pontos que o monitor deve realizar as amostragens. Basta acessar a aba Atividades, clicar no botão azul (+) e selecionar a opção "Planejar Atividade". Logo selecione o tipo Monitoramento e selecione a área onde será feito.

Em seguida, podemos planejar datas, e selecionar pontos específicos clicando em "Planejar pontos no mapa" e marcando os pontos no mapa.


Registrar um monitoramento

O registro da realização de um monitoramento é feito somente pelo aplicativo. Basta acessar a safra referente e a aba Atividades. Caso seja uma atividade planejada ou já iniciada, basta selecionar essa atividade e em seguida "Iniciar monitoramento" ou "Continuar monitoramento".

Para registrar o ponto é necessário que o localizador (GPS) do celular esteja ativado. Os pontos serão georreferenciados, identificando onde você está e onde os pontos se encontram dentro do talhão. Ao chegar no ponto da amostra, o usuário deve clicarem em "Realizar Amostragem".

Na tela de amostragem, deve selecionar o talhão e adicionar as pragas verificadas e suas respectivas quantidades. Também poderá ser informado o número de plantas por m², o estágio de desenvolvimento e qualquer observação adicional. Em seguida basta clicar em salvar e finalizar amostra.

Após o registro da amostragem, o usuário pode continuar e registrar um novo ponto, pausar, ou finalizar o monitoramento.

Na tela da atividade, temos um resumo desse monitoramento, com a quantidade de pontos avaliados e as pragas acima e abaixo do nível de controle. Assim como também é possível acessar o status da atividade, mostrando o planejamento e as realizações já realizadas.

Para registrar a realização de um monitoramento sem planejamento prévio, basta clicar no ícone azul à direita (+) e selecionar a opção "Atividade sem planejamento", selecionando o tipo Monitoramento, os talhões a serem amostrados e logo clique em "Iniciar Monitoramento".

Sem os pontos previamente definidos, ao chegar no local que deseja realizar a amostragem, o usuário deve clicarem em "Realizar Amostragem".

Compartilhar monitoramento

Para compartilhar o monitoramento pelo app, basta clicar no ícone de compartilhamento à direita.

Você verá opções de compartilhamento pelo WhatsApp, E-mail, Mensagens, Facebook, entre outros.

Monitoramento na web

De volta à versão web, na aba Linha do tempo do monitoramento temos o resultado de todas as leituras organizada pelas colunas (data de monitoramento) e linhas, sendo cada linha uma praga.

Ao clicar sobre o círculo da praga e data que deseja, à direita é possível conferir o mapa de calor com os pontos mostrados no mapa, montado de acordo com os níveis de controle e com as gravidades de infestação de cada praga, em cada local. Ao clicar sobre um ponto é possível acessar as informações da amostragem.

A Linha do Tempo contém todas as leituras de todas as pragas, e também os momentos que houve aplicações entre as leituras, para demonstrar possíveis resultados dessas aplicações.

Também podemos clicar nas datas das amostras (coluna) para ver os mapas de calor organizado pelas pragas observadas naquela data.

Já na aba Situação Atual é possível observar as informações do monitoramento mais recente, como a quantidade de pontos, fotos e comentários, e as pragas com maior gravidade. Para saber mais sobre essa aba, clique aqui.

Clicando sobre a caixa de uma praga nessa mesma aba, vemos à direta o mapa de calor somente dela.

Você também pode visualizar o mapa de calor clicando no ícone de "Eventos" no canto esquerdo superior da aba Mapa.

Você pode clicar sobre o monitoramento realizado e analisar os pontos amostrados naquele dia, assim como alterar o mapa de calor de acordo com a praga observada, através do filtro à direita.

Relatório do monitoramento

Para gerar um relatório do monitoramento, é bem simples, basta clicar sobre o ícone de impressora na aba Atividades da aba Monitoramento, escolher a área que deseja e o período de monitoramento.

O sistema vai gerar o relatório com a praga/doença observada, valor médio das amostragens, nível de controle e severidade.

Para saber como gerar relatórios individuais das atividades de monitoramento, clique aqui.

Catálogo de pragas

No canto superior direito do Aegro você pode acessar o catálogo clicando no ícone de livro e selecionando a opção de catálogo.

O catálogo engloba todos os insumos, itens, serviços e pragas, você pode cadastrar novas pragas ou importar as já existentes do catálogo do Aegro.

No exemplo abaixo filtrei pela categoria de pragas, é possível visualizar as pragas já cadastradas ou importadas, e as pragas sugeridas para importação.

Para cadastrar uma nova praga basta clicar no botão azul no canto inferior direito da aba, e ao digitar o nome da praga o sistema irá sugerir algumas pragas para evitar duplicidade. Se não for encontrada a praga, basta preencher as informações e salvar.

Pronto! Agora já sabe como realizar o monitoramento e como visualizar o mapa de calor.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp.

Respondeu à sua pergunta?