Todas as coleções
Perguntas Frequentes
Colheita
Consigo controlar a colheita manual por safrista no café?
Consigo controlar a colheita manual por safrista no café?

Vejo como registrar a colheita manual de café no Aegro.

Pedro Martins Dusso avatar
Escrito por Pedro Martins Dusso
Atualizado há mais de uma semana

A colheita na produção de café pode ser mecanizada ou e pode ser manual, e no caso da colheita manual, o café é colhido a campo em uma unidade chamada "Medida" que equivale a um recipiente de 60 litros. O safrista vai receber eu salário conforme a sua produtividade, portanto, quanto mais "medidas" de café ele colher por dia, mais ele vai receber.

Neste artigo iremos explicar como registrar o quanto colheu cada funcionário por dia para ao final de 15 ou 30 dias realizar o pagamento do salário.

🚧 Neste caso não estaremos fazendo acompanhamento do beneficiamento do café, você terá apenas o acompanhamento de quanto foi colhido por talhão e a produção de sacos de café já prontos para venda.

Produção colhida pelo funcionário

Vamos até a aba Colheita e registraremos uma carga clicando no ícone azul à direita.

Neste registro informe a data, selecione o talhão, identificador (nome do funcionário), unidade em sacos de 60kg e preencha o campo de "Produção Bruta (sc 60kg)" com a quantidade que esse funcionário colheu naquele dia, para o talhão selecionado.

A produção bruta não é utilizada para mapear produtividade da safra, portanto, esses valores não serão utilizados para cálculos de rentabilidade.

Após fazer todos os registros necessários, nessa mesma aba você poderá filtrar pela data e pelo identificador (nome do funcionário) para extrair o relatório, clicando no ícone de impressora à direita.

O relatório irá te mostrar a quantidade total que foi colhida por esse funcionário para o período filtrado.

Registro de pagamento do funcionário

Agora basta ir na aba Financeiro e lançar a despesa do pagamento da colheita do funcionário. Nesse lançamento você deve usar a categoria "Salários", crie o funcionário como um fornecedor e na parte de produtos e serviços selecione o serviço "Pagamento em medidas café", e informe a quantidade colhida e o valor do pagamento.

Também pode ser criado um agrupador, como "Colheita manual" para filtrar por esse tipo de pagamento sempre que necessário.

Lembrando que essa despesa pode ser apropriada tanto para a safra como um todo ou para uma área em específico dela.

Registro da colheita e venda da produção

Ao final do beneficiamento do café você pode acessar novamente a aba Colheita da safra e registrar uma nova colheita em produção líquida com destino preenchido:

Lembrando que o destino deve ser cadastrado previamente na aba Produção e Venda. Clique aqui para saber como cadastrar.

Na hora de enviar para o destino pode ser criado um armazém para cada qualidade de grão colhido para ter um controle mais específico do quanto você tem para venda de cada tipo. Nesse material explicamos como fazer a venda da sua produção.

Pronto! Agora você já sabe como registrar no Aegro toda a colheita manual da produção de café.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?