Entenda o catálogo

Veja como funciona e aprenda a cadastrar e utilizar o acervo do catálogo Aegro.

Duda Guterres avatar
Escrito por Duda Guterres
Atualizado há mais de uma semana

O Aegro possui um grande catálogo de insumos que foi criado coletivamente ao longo tempo por seus usuários, de todos os lugares do Brasil. Nele já estão cadastrados boa parte dos insumos utilizados pelos agricultores brasileiros, e ainda é possível cadastrar novos produtos próprios nele. Entenda mais sobre o catálogo lendo os tópicos abaixo.

Catálogo

No Aegro você pode acessar o catálogo da sua propriedade clicando no ícone de livro no canto superior direito da tela e selecionando a opção "Catálogo".

Lá você tem acesso ao cadastro de cultivares, fertilizantes, defensivos, itens, serviços, pragas ou doenças. Há dois tipos distintos de registros no catálogo:

  • Registros importados do catálogo Aegro: Disponíveis no catalogo Aegro e que podem ser importados para o seu;

  • Registros próprios: Cadastrados pelos membros da sua equipe.

Adicionando novos cadastros

Ao adicionar um novo registro você verá opções similares já existentes no catálogo da Aegro e terá a opção de importar esse(s) item(s) para seu catálogo simplesmente clicando em cima dele(s):

Caso você queira cadastrar um registro novo que não existe no catálogo Aegro, basta clicar em continuar e preencher os demais campos necessários.

🚧 É muito importante lembrar que cada registro tem um identificador único, portanto certifique-se de que o catálogo de sua propriedade não possui duplicatas (ou registros com nome parecido) para que não haja confusão de referências.

Exemplo: selecionar um determinado insumo em uma despesa, apropriando ele ao estoque e depois usar outro insumo parecido no registro de atividade fazendo com que o sistema não faça a baixa do item correto. Por esse motivo recomendamos, sempre que possível, utilizar os insumos já cadastrados no catálogo Aegro.


🚧 Ao cadastrar um novo item, é importante que ele seja colocado na categoria correta para que a utilização do mesmo possa ocorrer adequadamente.

Exemplo: uma atividade de plantio só poderá ser registrado utilizando um item cadastrado como "Cultivares, Fertilizantes, Defensivos", caso você tenha registrado o seu cultivar como um ‘'Item’' não será possível selecionar na atividade em questão.

Nesse material explicamos mais detalhes sobre como cadastrar itens no seu catálogo do Aegro.

Editando e removendo registros

É possível alterar algumas informações do cadastro de itens do seu catálogo, primeiramente localize o item ou produto utilizando os filtros disponíveis, ou utilizando a lupa de busca rápida, à direita.

Basta localizar o item e clicar nos 3 pontos ao lado dele que aparecerão as opções disponíveis de acordo com o tipo de registro:

  • Registros importados do catálogo Aegro

Os registros importados do catálogo Aegro não podem ser editados, pois são utilizados por outros usuários do sistema e são vinculados a nossa base de dados.

Caso você tenha importado um registro do catálogo Aegro por engano, ou não queira mais utilizá-lo, após localizar o item basta clicar no ícone de 3 pontos no final dele e selecionar a opção "Excluir".
Esse registro vai continuar existindo no catálogo Aegro, caso um dia você queira importá-lo novamente.

  • Registros próprios

Os registros próprios podem ser editados ou arquivados por proprietários e gerentes da propriedade. Hoje não é possível excluir itens de registro próprio, somente arquivar.

O arquivamento funciona como uma exclusão temporária do item, onde você não consegue adicionar em novas atividades ou lançamentos financeiros de entrada, somente consegue registrar remoção manual e venda destes produtos arquivados.

Também é necessário ter atenção que há algumas informações que não podem ser editadas, como:

  • Tipo (se é um cultivar, defensivo, fertilizante e etc...);

  • Cultura (no caso dos cultivares).


Agora é possível editar unidade de um item, porém só é possível editar para uma unidade dentro da mesma escala (L e ml, por exemplo), não sendo possível alterar de um item em Unidade para KG.
Também é preciso se atentar pois esta alteração não irá refletir na quantidade presente nos lançamentos financeiros e das atividades, aparecendo com a quantidade e unidade anterior.

🚧 Arquivar um item de registro próprio ou excluir um item importado do catálogo não fará com que ele suma do seu estoque ou de outra aba do Aegro. Ao tentar excluir um item presente do estoque, você receberá uma mensagem informando os estoques onde o insumo está presente e a sua quantidade. Caso prossiga e exista algum lançamento com este item, ele continuará no Aegro e ao lado do seu nome o aviso (Item excluído), você pode verificar clicando em Como corrigir o aviso (item excluído).

Utilizando os produtos

Ao selecionar um insumo em uma despesa/receita, atividade, ou movimentação de estoque você verá uma lista de opções contendo os registros do seu catálogo mais os registros do catálogo Aegro. Mas você pode optar por trazer apenas os itens do seu catálogo clicando em "Somente itens do meu catálogo", e filtrar pelo tipo, clicando no ícone desejado.

Ao localizar itens que não estão no seu catálogo mas são do catálogo da Aegro, eles terão o ícone da Aegro à direita como uma "Sugestão Aegro", ao clicar sobre ele você tem a opção de importá-lo ao seu catálogo.

🚧 O ícone do tipo pode ser alterado de acordo com a categoria selecionada para o lançamento financeiro.

Exemplo: para a categoria Insumos Agrícolas, vão aparecer os tipos: sementes, defensivos, fertilizantes e serviços.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?