Todas as coleções
Aba Financeiro e Compras
Lançamento de despesas ou receitas
Como funciona a apropriação de custos das despesas?
Como funciona a apropriação de custos das despesas?

Entenda o funcionamento e a melhor opção de apropriação de custos para as suas despesas

Letícia Borba Mondo avatar
Escrito por Letícia Borba Mondo
Atualizado há mais de uma semana

Para saber mais sobre o funcionamento da apropriação de custo, basta ler este artigo ou assistir o vídeo abaixo:

Quando você cadastra uma despesa no Financeiro, você deve selecionar uma das seguintes formas de apropriação de custo:

Vamos entender um pouco melhor como cada uma delas funciona:

Custo Rateado

Você pode selecionar esta opção para qualquer despesa, podendo selecionar uma ou mais safras e o percentual do valor total que será direcionado para cada uma delas no momento que você salvar o registro dessa despesa. 

Neste caso, você não poderá controlar a quantidade desse item no estoque (caso seja um insumo ou um item). O custo desses itens entrarão diretamente no custo realizado das safras selecionadas, de acordo com o rateio.

Também é possível determinar quais as áreas das safras a serem inclusas no rateio, a partir de um clique na palavra "Alterar", destacada na cor verde. 

Custo de Estoque

Esta opção é a ideal para os insumos agrícolas, combustíveis e peças para maquinários, pois você pode direcionar o produto para o estoque e o valor será atribuído à cada talhão de acordo com o uso nas atividades, tanto nas realizações de atividades da safra quanto nos registros de abastecimento e de manutenção de maquinário.

No campo "Local de estoque" você seleciona para onde quer direcionar o produto: estoque da propriedade ou estoque do fornecedor, sendo que para direcionar o produto para o estoque do fornecedor, é preciso ter selecionado o fornecedor no início do preenchimento.

Se você direcionar para o estoque do fornecedor (o que normalmente acontece quando você compra um produto, mas não o retira) poderá fazer a movimentação entre os estoques quando transferir o produto para a propriedade.

Quando você realizar uma atividade na safra ou registrar um abastecimento ou manutenção em patrimônio, a quantidade usada do produto será descontada do estoque indicado por você, e o valor proporcional desse produto será atribuído ao talhão ou safras em específico.

Não apropriar custo

Por fim, temos a opção de, como o próprio nome diz, não apropriar o custo em nenhuma safra. Essa opção é para as despesas que você quer registrar, mas não quer vincular à nenhuma safra da fazenda, seriam despesas apenas para o controle financeiro, como despesas pessoais.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?