O fluxo de caixa, de forma resumida, é uma ferramenta de controle que reflete os resultados e te trás uma previsibilidade da sua gestão financeira. Com ele, é possível adquirir uma visão e analisar o saldo de uma forma mais precisa sobre determinado período financeiro do seu negócio.
Os dados que irão aparecer no seu fluxo de caixa no Aegro são referentes ao lançamentos de receitas, despesas e transferências que possuem parcelas à vista ou a prazo no seu Aegro. Ou seja, o cadastro do seu saldo atual, saldo de entrada, saldo de saída, e saldo final.
Acima é apresentado um gráfico das informações de despesas e receitas realizadas no período filtrado. E logo abaixo todas as contas são apresentadas separadas pelas categorias, sendo possível conferir detalhes de uma por uma.
O período do fluxo de caixa, ou melhor, a data, pode ser alterada e definida, de forma que você encontre a melhor maneira de gerenciar seus dados. Dessa forma, o saldo inicial é referente ao período de entrada, selecionado por você, e o mesmo ocorre para o total de saída, referente a data final. É realizado através de um filtro com as opções: semanal, mensal, trimestral, semestral, anual, e também personalizado, sendo possível selecionar a data de interesse.
O saldo inicial - referente ao saldo inicial do período de análise. É levado em conta o saldo inicial da conta bancária mais entradas e saídas de períodos anteriores, ou seja, com data anterior a data inicial informada no cadastro da conta bancária. Para saber como adicionar seu saldo inicial clique aqui.
O total de entradas é referente a todas as receitas do período. Esses dados são gerados das abas "Produção e venda", ao vender um produto, "Estoque", ao vender algum insumo; ou também pelos lançamentos de receitas realizados diretamente no financeiro. Esse valor está indicado pela cor verde.
O total de saídas é referente a todas as despesas do período. Já esses dados são gerados na aba Financeiro. É indicado na cor vermelha com o sinal (-), indicando saldo negativo.
E o saldo final é referente ao balanço do período.
A categorias são divididas afim de agrupar e organizar as contas totais, mas também é possível ver a descrição de cada uma ao clicar no valor total referente a categoria e o período, dessa forma:
Ao abrir essa nova configuração de tela, em que todas as contas aparecem detalhadas é possível verificar as que já foram recebidas ou pagas, e ainda é possível realizar o pagamento ou o recebimento daquelas em aberto, clicando no ícone da coluna "Pago" à esquerda. Também no ícone das três pontinhos é possível visualizar a conta específica, ou editá-la.
Caso haja alguma conta em atraso, seu fluxo de caixa irá apresentar para você um alerta, e para conferir, é só clicar no valor, que será referenciado qual conta ainda está em atraso.
Você também pode gerar relatórios no formato de .xlsx filtrando as informações que deseja, como: agrupadores, categoria, conciliação, conta bancária, fornecedor, safra, nota fiscal, situação de pagamento e tipo de custo, clicando na impressora.
Dessa forma, com o fluxo de caixa, a gestão financeira se torna mais profissional e assim é possível verificar possíveis erros ou gargalos.
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