Skip to main content
Skip table of contents

Como funciona a central de custos dos Patrimônios?

Os gastos com seus patrimônios representam uma importante parcela nos custos de produção da fazenda, portanto, ter conhecimento de quanto cada patrimônio está custando é de grande importância.

A aba Patrimônio possui uma central de custos dos seus patrimônios cadastrados no Aegro.

Nessa aba você visualiza os custos no período com abastecimento (para máquinas), manutenção e contas de todos os patrimônios cadastrados, assim como o valor de aquisição e as horas e hectares trabalhados de todos eles.

O período filtrado pode ser alterado conforme o desejado: semanal, mensal, trimestral, semestral, anual ou personalizado.

Ao selecionar apenas um patrimônio na lista à esquerda, o Aegro filtra os custos para apresentar somente as informações desse patrimônio, conforme mostramos abaixo:

As informações iniciais informadas pelo Aegro são aquelas preenchidas ao cadastrar um patrimônio (modelo, ano de fabricação, vida útil, valor/data de aquisição, horímetro atual e foto).

O Aegro apresenta os gastos totais com abastecimento, manutenções e contas, onde:

Os gastos de Abastecidos são os abastecimentos lançados tanto na aba patrimônio, como na aba financeiro quando adicionado uma despesa com a categoria "Combustível" e apropriado o custo a um maquinário específico.

Os Gastos em manutenções são as manutenções lançadas na aba patrimônio e as despesas lançadas na aba financeiro com a categoria "Manutenções de máquinas" e "Insumos para maquinário" quando atribuído o custo a um maquinário específico.

E os gastos de Contas são todas as despesas lançadas no financeiro com as categorias "Outros custos de máquinas" e "Depreciação de máquinas" quando atribuído o custo a um maquinário específico.

Além disso, também observamos as seguintes informações:

  • Custo operacional (R$/ha): representa a somatória dos gastos com combustíveis, manutenções e contas dividido pelo número de hectares trabalhados;

  • Capacidade efetiva (ha/h): é a razão entre o real desempenho do maquinário (área trabalhada) e o número de horas de trabalho. Através do gráfico de barras permite comparar o maquinário selecionado (barra verde) com a média da categoria desse patrimônio (ex. tratores, colheitadeiras, entre outros);

  • Consumo (L/ha): é a razão entre a quantidade de litros abastecidos e a área trabalhada. Permite também comparar o consumo do patrimônio selecionado (em verde) com a média da categoria (em cinza) através do gráfico de barras. 

Ao passar o cursor do mouse sobre os gráficos, é possível observar os valores correspondentes de cada barra.

Por último, é possível observar as horas e número de hectares trabalhados, os quais são preenchidos conforme são registradas as realizações de atividades na safra com esse maquinário, assim como os custos totais desse patrimônio.

Pronto, agora você já sabe como funciona a central de custos dos seus patrimônios!

Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!

Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.