Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesAba Financeiro e ComprasLançamentos em Dólar
Como aparecerá os ajustes de valores de acordo com o pagamento em dólar?
Como aparecerá os ajustes de valores de acordo com o pagamento em dólar?

Veja como a alteração da cotação de pagamento vai afetar os itens no estoque e no custo realizado da safra.

Pedro Martins Dusso avatar
Escrito por Pedro Martins Dusso
Atualizado há mais de uma semana

Sabia que é possível realizar lançamentos em dólar no Aegro, clique aqui para saber como! E quando é realizado um pagamento em dólar, onde o valor é diferente do previsto, o Aegro precisa realizar um ajuste de parcela para que o valor do item esteja de acordo com a realidade.

Aba Estoque

Uma nova "movimentação" de estoque será criada, ela acontece para correção dos valores de estoque sempre que uma parcela de uma despesa cujo custo de estoque foi paga com valor diferente do previsto, incluindo variação cambial, descontos e acréscimos. Assim, os descontos e acréscimos irão aparecer no estoque como "Ajuste Parcela"

No exemplo acima, foi criada uma despesa em dólar com a apropriação de "Custo de Estoque" e a flutuação selecionada foi a "Cotação no pagamento".

Enquanto não é confirmado o pagamento das parcelas desse lançamento, o sistema considera o PTAX da data de lançamento como previsão para fazer a conversão de dólar para real, já que no estoque o valor dos itens é apenas em real.

Assim que o pagamento é confirmado, o campo de cotação é atualizado e preenchido conforme o PTAX do dia útil anterior do pagamento, e a diferença da cotação da data lançamento para o pagamento entra como um ajuste no histórico do item, na mesma data de lançamento da conta, de modo que o ajuste também seja aplicado as baixas de estoque do item.

Aba Custo Realizado

Todas as modificações em pagamentos de parcelas irão refletir no custo realizado sempre que os itens desse lançamento foram utilizados na safra ou quando o lançamento foi atribuído diretamente a safra.

Utilizando o mesmo exemplo, do item anterior, realizando um atividade de plantio do estoque, obteremos o seguinte resultado:

O estoque saiu pelo valor de R$ 763,88 e não nos R$ 778,26 originais pois aquele ajuste de compra afetou o valor do item e consequentemente o valor do custo dentro da safra, como podemos verificar no histórico das movimentações:

Quando optamos por ratear o custo direto na safra, temos um comportamento um pouco diferente no custo realizado, é possível observar do lançamento, o valor do pagamento e também o ajuste logo abaixo.

Então sempre que uma conta possuir parcelas que foram pagas com valor diferente do original, ou seja, que modificaram aquele valor inicial, uma nova linha referente a todos os modificadores das parcelas somados será inserida logo abaixo dela. Então será considerada a soma de todos descontos, acréscimos e variações cambiais de todas parcelas da conta. Contas que não possuem modificações não terão essa linha.

_________________________________________________________________


Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?