O que é o Monitoramento Integrado de Pragas (MIP)
O Monitoramento Integrado de Pragas (MIP) é uma abordagem inovadora e eficaz para o manejo de pragas na agricultura, permitindo que os produtores tenham um controle mais preciso sobre a saúde de suas safras.
Este artigo explora as funcionalidades do MIP oferecido pelo Aegro, destacando a importância do monitoramento regular e a utilização de técnicas avançadas, como a geolocalização, para a coleta de dados sobre a infestação de pragas.
Além disso, abordaremos como essa metodologia não apenas ajuda a evitar perdas significativas na produção, mas também contribui para a maximização da produtividade, proporcionando uma tomada de decisão mais assertiva no combate e prevenção de pragas e doenças.
Prepare-se para entender como o MIP pode transformar a gestão agrícola e garantir a saúde das suas plantações!
Para saber mais sobre a funcionalidade de Monitoramento Integrado de Pragas (MIP) do Aegro, verifique o vídeo abaixo e faça a leitura deste artigo!
O que é MIP?
O Monitoramento Integrado de Pragas (MIP) é um sistema de manejo de pragas que associa o ambiente e a dinâmica populacional da praga para que o produtor possa ter mais controle sobre a saúde de sua safra, evitando perdas e maximizando sua produtividade.
Esse sistema utiliza técnicas apropriadas, como monitoramento in loco, referenciado com geolocalização, assim podendo ter um melhor acompanhamento das amostragens de diferentes pontos de sua safra, analisando minuciosamente a quantidade de pragas ou doenças observadas com base nos níveis de controle pré-estabelecidos.
Com esta funcionalidade, você, produtor, consegue ter dados mais exatos da infestação em sua plantação, permitindo que tenha uma tomada de decisão mais assertiva no combate e prevenção de pragas e doenças, assim como manutenção da saúde de sua safra, evitando assim danos em seu bolso.
Por que o monitoramento é importante?
A principal questão da importância do monitoramento é você ter o controle da situação atual da sua safra, antes de ser afetada de forma macro e causar grandes perdas em sua produção.
Assim, dentro do MIP, o monitoramento deve ser feito regularmente para que se tenha dados suficientes para diagnóstico, como a densidade populacional e/ou nível de danos da praga em sua lavoura.
Após o monitoramento, é a hora da tomada de decisão sobre realizar ou não o controle desta praga, utilizando equipamentos ou insumos específicos de ação contra a praga observada, dependendo do resultado do monitoramento e do nível de controle estabelecido para a mesma.
O monitoramento é feito por meio de amostragens, onde são observados pontos específicos, onde o produtor ou monitor da fazenda deve contabilizar o número de pragas ou constatar os danos da lavoura pela ocorrência dos insetos ou doenças.
Como funciona o MIP no Aegro
Dentro do Aegro, o Monitoramento é divido em dois setores, onde você poderá ter diferentes acessos para verificação ou operação do monitoramento.
Na versão web (site) você terá acesso ao Monitoramento de Pragas para uma visão mais ampliada, focada em planejamento e verificação de dados, onde poderá gerar relatórios e analisar de forma mais específica a saúde de sua safra.
Para acessar, vá para a safra desejada e acesse pela aba Monitoramento:
Clique na imagem abaixo para visualizar

Aba Monitoramento na safra
Nela poderá visualizar a situação atual das pragas na lavoura, conferir o histórico e alterações na situação, acessar facilmente as atividades de aplicação, planejar atividades de monitoramento ou aplicação, assim como editar os níveis de controle de cada praga.
Ao ter o adicional de MIP, também terá acesso ao Monitoramento específico do talhão, acessando o talhão pela barra superior e selecionando a aba Monitoramento

Nesta aba, poderá ver um resumo do monitoramento realizado neste talhão, podendo verificar os mesmos campos da safra, porém de forma mais específica para o talhão selecionado.
No aplicativo Aegro Campo, você terá acesso ao monitoramento de forma mais operacional, enquanto atividades, assim podendo realizar novos monitoramentos, editar ou excluir monitoramentos anteriores.
Para acessar os monitoramentos, você deve clicar na aba Atividades e terá acesso aos Monitoramentos já registrados na safra, onde poderá clicar em cima para acessá-los ou adicionar novos, clicando no destacado em azul e em Registrar atividade sem planejamento ou Planejar atividade e selecionar o tipo Monitoramento.

Para saber mais sobre como funciona o monitoramento integrado de pragas do Aegro, clique aqui e navegue entre os artigos sobre o MIP.
Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!
Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.