Todas as coleções
Integrações
Monitoramento de Pragas e Doenças
O que é o Nível de Controle do monitoramento de praga?
O que é o Nível de Controle do monitoramento de praga?

Entenda sobre o nível de controle de pragas na lavoura.

Pedro Martins Dusso avatar
Escrito por Pedro Martins Dusso
Atualizado há mais de uma semana

O que é MIP?

Conforme Embrapa, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um sistema de manejo de pragas que associa o ambiente e a dinâmica populacional da praga.

Esse sistema utiliza todas as técnicas apropriadas, de forma que mantenha a população da praga em níveis abaixo daqueles capazes de causar danos econômicos.

Por que o monitoramento é importante?

Dentro do MIP, o monitoramento deve ser feito regularmente para que seja conhecido a densidade populacional ou nível de danos da praga na lavoura.

Após o monitoramento, é tomada a decisão sobre realizar ou não o controle da praga, dependendo do resultado do monitoramento e do nível de controle da praga.

O monitoramento é feito por meio de amostragens, que são pontos onde você deve contar o número de pragas ou constatar os danos da lavoura pela ocorrência dos insetos.

Aba Monitoramento do Aegro

Na versão web, você acessa a aba Monitoramento ao acessar a sua fazenda, selecionar uma safra, e clicar no botão Monitoramento.

Aqui podemos visualizar a situação atual dos monitoramentos realizados na lavoura, conferir o histórico e linha do tempo, acessar as atividades de monitoramento e aplicação, e editar os níveis de controle de cada praga.

Clicando aqui você vê uma explicação detalhada de cada uma das abas do monitoramento. Podemos começar definindo um nível de controle de pragas para a safra.

Nível de Controle

Clicando na aba Níveis de Controle (NC), usuários com perfil agronômico e gerente podem definir os níveis de controle, que estabelecem o nível de infestação de uma praga ou doença que é considerado grave. Esse plano não é obrigatório para registrar o monitoramento no aplicativo, mas é necessário para gerar os mapas de calor.

Para definir o nível de controle da praga basta clicar em "Adicionar nível de controle", selecionar a praga/doença, o tipo de escala e informar o nível de controle, porcentagem de plantas atingidas ou quantidade média que define quando a infestação chegou ao nível de controle, representado pela cor vermelha nos mapas e indicadores.

No Aegro existe 3 tipos de escala:

  • Incidência, medido de 0,00% (Vazio) a 100% (Máximo);

  • Escala, sendo que | 0 - Ausente | 1 - Baixo | 2 - Médio | 3 - Alto | 4 - Muito Alto |;

  • Quantidade média, número médio medido.

Se houver mais de um método de amostragem, podemos clicar em "Mostrar opções avançadas" para selecionar diferentes tipos de verificação.

Para finalizar basta clicar em salvar. Assim você terá os níveis de controle cadastrados na safra para a obtenção dos mapas de calor do monitoramento.


_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp.

Respondeu à sua pergunta?