Nesse artigo o processo de Financiamento e de Empréstimo serão tratados como a mesma coisa, apesar de serem diferentes. Isso porque, para fins de lançamento no Aegro, não fará diferença se for um Empréstimo ou um Financiamento . O registro dessa operação será igual.

No nosso caso, um Empréstimo é quando uma financeira ou banco fornece uma quantidade de dinheiro para o produtor. O produtor irá pagar os produtos para utilizar na lavoura com o dinheiro emprestado. E com as rentabilidades da Safra, irá pagar o empréstimo + juros para a financeira.

Irei descrever o procedimento no Aegro, usando como exemplo uma compra de insumos agrícolas.

Passo-a-passo:

  1. Registrar a entrada do dinheiro que veio da Financeira para a sua Propriedade.

Para isso, você deve adicionar uma nova receita. Para o procedimento de empréstimos é importante preencher o Agrupador, a Categoria, colocar uma breve Descrição da operação, colocar o Valor, a Data e a Forma de receber.

OBS: os agrupadores devem ser sempre os mesmos para todas as operações de um financiamento, pois quando você filtrar por agrupador, todas as operações ficarão juntas.


2. Comprar o bem, nesse caso os insumos agrícolas.

Aqui você estará comprando os Insumos Agrícolas para sua Safra com o dinheiro emprestado, adicionando uma nova despesa. Importante preencher as informações da compra dos insumos.

3. Pagamento do Financiamento

Nessa etapa, você irá pagar o valor do financiamento, geralmente vêm com juros. A forma de pagamento fica conforme combinado com a Financiadora, você pode fazer parcelas anuais, mensais... Nesse exemplo vamos parcelar em 6x mensais.

Importante ressaltar, que essa despesa não deve ser atribuída à Safra, pois esse valor já está nos produtos comprados.


4. Pagamento dos Encargos Financeiros

Como estamos falando do processo de Empréstimo, o pagamento desse valor haverá juros. E como, esse foi um empréstimo para Safra, esses juros devem ser atribuídos à ela.
Vamos supor que teve um valor adicionar de 10 mil, que vamos parcelar em 6x mensais.

Após todos esses procedimentos, a sua conta bancária ficará assim:

Note que filtramos por Agrupadores, assim ficaram somente os procedimentos deste empréstimo.

5. Retorno do Investimento

 Você pode estar se perguntando se não irá fica duplicado os custos dos insumos e os custos do Financiamento. Porém o que acontece é que são gastos diferentes. O dos insumos foi pago com o dinheiro emprestado, já o gasto do empréstimo será pago com o rendimento da colheita. No nosso exemplo, vendemos somente uma parte da produção que seria suficiente para pagar o empréstimo. 

Após todo esse procedimento, a sua conta bancária ficará assim:

Pronto, agora você já sabe como registrar Empréstimos/Financiamentos!

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Caso continue com alguma dúvida é só entrar em contato conosco, estamos a disposição para ajudá-lo(a)!

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