Agora, o Aegro tem duas formas lançar os custos na Safra: Automático e Direto.

O tipo de custo Automático é o fluxo já conhecido (confira esse artigo): comprar os itens no Financeiro e tirá-los do Estoque por meio das Atividades, Abastecimentos, Manutenções. A partir dessas operações, os custos são atribuídos às Safras automaticamente.

Entretanto, estamos lançando a possibilidade de lançar os custos de maneira Direta e é disso que vamos tratar nesse artigo.

Em qualquer criação ou edição de Safra, ao fim da página aparecerá a tela abaixo:


O modo Automático e Direto trabalham independentemente.
Alterar o modo da safra não vai alterar nem excluir nenhum registro de estoque, contas ou custo inserido manualmente. Ou seja, depois que foram feitas operações no modo Automático, não recomendamos passar para Direto.

Como funciona o Fluxo de Trabalho com custos Diretos?

Inicialmente, a aba de Custo Orçado e Custo Realizado ficam apenas com os custos de Máquinas e Outros custos liberados para atribuir valores. Os custos de Sementes, Fertilizantes e Defensivos virão das Atividades.

Atividades

Nas Safras com tipo de custo Diretos, os custos virão das Atividades. Vamos criar um exemplo com planejamento de Plantio de milho.

Feito isso, estamos prontos para ir para a parte de Custos.

Atribuição de Custos

Nas atividades é possível Planejar uma Atividade e Realizar uma Atividade. Sendo que a aba de Custo Orçado é referente ao planejamento de atividades e a aba de Custo Realizado é referente à realização de atividades.


Após criados planejamentos de atividades, irá aparecer o insumo que foi registrado na atividade anterior, que no nosso exemplo foi milho. Então como fizemos o Plantio, ele aparece na seção de Sementes nas abas de Custos. 


Além do Plantio, fizemos uma Atividade de Fertilização e atribuímos alguns custos comuns da Safra. O Aegro irá gerar um gráfico com excelente visualização dos custos, conforme o pequeno vídeo a seguir:

Comercialização

A parte da Venda continua igual ao procedimento anterior, não precisando se preocupar com essa etapa. Confira o artigo para saber mais sobre esse procedimento.

Pronto, agora você já sabe como aproveitar a função de Custo Direto de Safra!

_________________________________________________________________

Caso continue com alguma dúvida é só entrar em contato conosco, estamos a disposição para ajudá-lo(a)!

Encontrou sua resposta?