Ao cadastrar uma safra no Aegro, você deve optar entre seguir com o modo de custo Automático ou Manual, essa escolha determina como os custos serão calculados ao longo de todos os futuros lançamentos direcionados para a safra. Para saber mais, confira o vídeo abaixo ou leia este artigo!

Custo Automático

Ao optar pelo tipo de custo Automático, todos os custos direcionados para a safra serão calculados e distribuídos diretamente pelo Aegro.

Ou seja, você insere as despesas no financeiro e ao direcionar para uma safra através da apropriação de custo "Custo rateado" ou do "Custo de estoque" e posteriormente utilizar os produtos em alguma atividade agrícola ou de patrimônio, o custo será atribuído automaticamente.

Sem realizar mais nenhuma ação manual, você poderá acompanhar diretamente na aba de custo realizado o custo da safra sendo formado através dos seu registros de compra e utilização.

Por isso, para descomplicar seus registros, o tipo de custo automático é a opção que nós recomendamos.

Custo Manual

Ao contrário do anterior, o tipo de custo manual não realiza a atribuição e os cálculos diretamente. Nessa opção você também pode seguir com todos os registros financeiros e operacionais, mas precisa preencher manualmente na aba de custo realizado quais foram as despesas da safra.

Para preencher manualmente todos os custos da safra você pode diretamente digitar os valores totais de cada item na aba de custo realizado para as categorias de máquinas e outros custos. Já para sementes, fertilizantes e defensivos você precisa primeiramente registrar as realizações de atividades informando os insumos usados.

Atenção: como vimos, os dois tipos de custo são opções opostas. E caso você opte em algum momento por alterar o tipo de custo isso não impactará os lançamento financeiros ou operacionais, mas impactará na aba de custo realizado.

Por isso, depois que foram feitas operações no modo automático, não recomendamos passar para manual.


_________________________________________________________________


Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

Encontrou sua resposta?