O que é o Anotador?

O Anotador é um aplicativo de gestão fiscal integrado ao Aegro. Ele auxilia o produtor na entrega do Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR)*, permitindo que ele separe o mundo fiscal do gerencial. 

Ou seja, o Anotador serve para realizar a organização do livro caixa: importar as receitas e despesas de 2019, definir as pessoas (CPFs) que precisam do livro caixa, definir os imóveis rurais e distribuições.

Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios no aplicativo, é possível gerar o arquivo final do LCDPR assinado e pronto para enviar para a Receita Federal.

*O Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR) é um documento que exige uma declaração detalhada de todos os recursos utilizados e receitas advindas de produção rural. Todas as pessoas que obtiveram receita bruta superior a R$ 7,2 milhões no ano de 2019 devem entregar esse documento juntamente a Declaração de Imposto de Renda.

Como funciona o Anotador?

O Anotador funciona através da importação das parcelas pagas (despesas e receitas) em 2019 e registradas no Aegro, permitindo ajustes e classificações dessas parcelas para a formação de um ou mais livros caixa.

Para cada conjunto de propriedades rurais (fazendas do Aegro) é possível gerar vários LCDPR. Os livros caixa são gerados por CPF (emitente completo) cadastrado no Aegro, e assinados digitalmente para envio para a Receita (é obrigatório o uso de certificado A1**).

**O Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR) deve ser assinado digitalmente, conforme exigido pela Receita. O certificado A1 é o formato de certificado digital aceito pelo Aegro. A assinatura digital é exigida para gerar o arquivo final do livro caixa.

Quais dados são importados?

São importados do Aegro as parcelas pagas em 2019 nas fazendas selecionadas (nas quais o usuário que ativou é o proprietário), bem como os dados de conta bancária, dados de emitente de NF-e e cadastros de imóveis rurais.

Quem pode acessar o Anotador?

Qualquer usuário com perfil de Proprietário, Gerente ou Financeiro nas fazendas importadas pode acessar a interface do Anotador.

Como ativar o Anotador?

Na página inicial do Aegro, clique no ícone A+. Você deverá clicar no link “Anotador” e ativar a assinatura. 

Atenção: somente usuários com o perfil PROPRIETÁRIO da fazenda poderão ativar o Anotador.

Ponto de atenção:

Quando o proprietário realiza a ativação, são puxados para o Anotador todos os lançamentos financeiros de todas as fazendas às quais o proprietário tem acesso. 

Quais usuários no Aegro podem gerar o livro caixa?

Somente usuários com perfil de Proprietário podem fazer a assinatura do Anotador. Ele servirá de base para a importação de lançamentos financeiros. Entretanto, dentro do mesmo conjunto de lançamentos financeiros, não há limite para cadastro de pessoas físicas que podem gerar um LCDPR para seu CPF.

Quem deve utilizar o Anotador?

O produtor pode fazer o LCDPR sozinho, mas não é aconselhável que seja desse modo. Como trata-se de um registro fiscal, a validação e apoio de um profissional de contabilidade é recomendado para garantir que as informações estejam dispostas do modo correto.

Qual o preço do Anotador? Ele é pago?

Todos os clientes que assinaram o Aegro até o dia 07/02/2020 terão acesso ao Anotador gratuitamente. Porém, em caso de cancelamento e posterior reingresso, o Anotador deve ser pago separadamente como um adicional do plano de assinatura do Aegro.

Para que serve o certificado A1?

O LCDPR deve ser assinado digitalmente, conforme exigido pela Receita. O certificado A1 é o formato de certificado digital exigido pelo Aegro.

Como utilizar o Anotador?

Montamos um passo a passo para ajudar você a usar o Anotador, acesse neste link. Mas lembre-se de que é recomendada a validação e apoio de um profissional de contabilidade.

Tenho dúvidas de como devo organizar meu livro caixa. Com quem falo?

Converse com um profissional de contabilidade para tirar suas dúvidas a respeito da organização. 

Em 2020, fechamos parceria com a empresa Safras & Cifras para oferecer aos nossos clientes uma consultoria exclusiva. Você poderá contar com o apoio de especialistas para realizar o preenchimento do livro caixa digital, evitando erros e inconsistências. Clique aqui para saber mais.

Encontrou sua resposta?