Conheça o LCDPR da Aegro

Tudo sobre nossa solução para o Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR)

Amanda Victória Büneker avatar
Escrito por Amanda Victória Büneker
Atualizado há mais de uma semana

O que é o LCDPR da Aegro?

É um aplicativo de controle fiscal integrado ao Aegro que auxilia o produtor na entrega do Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR)*. O nome dessa integração anteriormente era Anotador, mas afim de deixar ainda mais claro para que o contador associe a sua necessidade junto ao Aegro, alteramos o nome para Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR).

Com o LCDPR, você: importa suas receitas e despesas, define os CPFs que precisam do livro caixa, define os imóveis rurais e a participação de cada pessoa física no imóvel rural.

Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios no aplicativo, é possível gerar o arquivo final do LCDPR assinado e pronto para enviar para a Receita Federal.

Como funciona o LCDPR?

Funciona através da importação das parcelas lançadas no Aegro, permitindo ajustes e classificações dessas parcelas para a formação de um ou mais Livros Caixa.

Para cada conjunto de fazendas do Aegro é possível gerar vários LCDPR. Os Livros Caixa são gerados por CPF e assinados digitalmente** para envio à Receita.

**O Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR) deve ser assinado digitalmente, conforme exigido pela Receita. O certificado A1 é o formato de certificado digital aceito pelo Aegro. A assinatura digital é exigida para gerar o arquivo final do livro caixa.

Quais dados são importados?

São importados do Aegro as parcelas pagas nas fazendas selecionadas, bem como os dados de conta bancária, dados de emitente de NF-e e cadastros de imóveis rurais.

Quem pode acessar o LCDPR?

Qualquer usuário com perfil de Proprietário, Gerente ou Financeiro nas fazendas importadas pode acessar a interface do LCDPR.

Como ativar o LCDPR?

Na página inicial do Aegro, acesse a área de Integrações (a+). Você deverá clicar em "SAIBA MAIS" ao lado de Livro Caixa. Somente usuários com o perfil Proprietário poderão ativar o LCDPR.

Ponto de atenção: Quando o proprietário realiza a ativação, são puxados para o LCDPR todos os lançamentos financeiros pagos de todas as fazendas às quais o proprietário tem acesso. 

Quais usuários no Aegro podem gerar o Livro Caixa?

Somente usuários com perfil de Proprietário podem fazer a assinatura do LCDPR.

Ele servirá de base para a importação de lançamentos financeiros. Entretanto, dentro do mesmo conjunto de lançamentos financeiros, não há limite para cadastro de pessoas físicas que podem gerar um LCDPR para seu CPF.

Quem deve utilizar o LCDPR?

O produtor pode fazer o LCDPR sozinho, mas não é aconselhável que seja desse modo.

Como trata-se de um registro fiscal, a validação e apoio de um profissional de contabilidade é recomendado para garantir que as informações estejam dispostas do modo correto.

Qual o preço do LCDPR?

Todos os clientes que assinaram o Aegro até o dia 07/02/2020 têm acesso ao LCDPR gratuitamente. Porém, em caso de cancelamento e posterior reingresso, o LCDPR deve ser pago separadamente como um adicional do plano de assinatura do Aegro.

Para que serve o certificado A1?

O LCDPR deve ser assinado digitalmente, conforme exigido pela Receita. O certificado A1 é o formato de certificado digital exigido pelo Aegro.

Como utilizar o LCDPR?

Montamos um passo a passo para ajudar você a usar o LCDPR, acesse neste link. Mas lembre-se de que é recomendada a validação e apoio de um profissional de contabilidade. Também temos esse material com dúvidas mais comuns sobre o nosso Livro Caixa.

Tenho dúvidas sobre como devo organizar meu Livro Caixa. Com quem falo?

Converse com um profissional de contabilidade para tirar suas dúvidas a respeito da organização. 

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?