Como usar o Aegro Imagens

Como funciona o Aegro Imagens e quais as suas vantagens para o produtor

Duda Guterres avatar
Escrito por Duda Guterres
Atualizado há mais de uma semana

Como cliente Aegro, você pode contratar uma solução para o sensoriamento remoto da lavoura integrada aos mapas das suas áreas. O Aegro Imagens possibilita a visualização de imagens de satélite e análise NDVI¹, oportunizando que você tome decisões e defina suas ações de campo de acordo com as imagens recebidas.

Utilizar o Aegro Imagens é bastante simples e pode tornar sua gestão ainda mais eficiente. Veremos agora mais informações sobre essa ferramenta!

Ativação

Após realizar a contratação e pagamento do Aegro Imagens, você deve realizar a ativação do produto. Veja o vídeo abaixo ou leia este material!

  • Clique no ícone A+ localizado na parte superior direita de seu monitor e clique sobre o "Saiba mais" ao lado do Aegro Imagens:

  • Após realizar essa ação, você será direcionado para uma página com mais informações sobre o Aegro Imagens. Clique na opção "Ativar" no canto superior direito da tela (caso apareça apenas a opção "Assinar", não se preocupe. Ao clicar nela uma conversa como nosso suporte abrirá e você terá toda a ajuda que precisa).

  • Para concluir a ativação será necessário concordar com os Termos de uso do Aegro Imagens clicando em "Aceito";

Verificando suas imagens

Selecione uma de suas safras e clique no botão do Aegro Imagens no lado esquerdo superior em seu mapa.

Ao clicar sobre ele você poderá visualizar as últimas imagens geradas pelo satélite das áreas de sua safra. Perceba que ao clicar em um talhão específico (ou selecionar o talhão na barra verde superior) você pode ver o histórico em ordem cronológica das imagens geradas na área.

Além disso, você também poderá conferir a porcentagem de nuvens e analisar o ²RGB das imagens, verificando se alguma das regiões que se encontram em vermelho é realmente um problema a ser investigado.

Veja também que, ao clicar com o botão direito do mouse sobre a área ou talhão no mapa, você poderá gerar observações georreferenciadas.

Tudo isso também pode ser feito clicando no ícone de "Eventos" da safra ou do talhão, indicado pela data atual logo à esquerda!

Através desse atalho, além de observar as imagens NDVI, você vai localizar outros eventos desde o início até o final da safra, como: observações, atividades planejadas e realizadas, e mapa de calor caso também utilize a funcionalidade de monitoramento de pragas!


Desenho de áreas inconsistente

Se ao tentar visualizar as imagens de satélite dos seus talhões e você observar que apareceu a mensagem da imagem abaixo "Desenho de áreas inconsistente", é por que há algo de errado com o desenho dessa área e será necessário fazer uma correção, nesse material explicamos como isso pode ser corrigido!

Características técnicas

  • Satélite tipo Sentinel: utilizado por várias empresas, sendo FieldView uma delas;

  • Atualizado automaticamente de 05 a 07 dias. Porém, se houver muita nuvem, a imagem pode não ser gerada;

  • É importado um histórico de NDVI das áreas de até 30 dias anteriores a ativação do Aegro Imagens.

  • Resolução de 10m (100 pixels ha), ou seja, cada pixel é um espaço de 100m². A imagem nesta resolução carrega mais rapidamente e funciona bem para avaliar regiões/reboleiras;

¹NDVI.: índice que analisa a condição da vegetação no campo através de sensoriamento remoto.
²RGB.: é o padrão de cores utilizado em dispositivos eletrônicos.

Pronto! Agora você já sabe como usar corretamente o Aegro Imagens!


_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!


Respondeu à sua pergunta?