Todas as coleções
Aba Fiscal
Emissão de NF-e
Motivos de rejeição mais comuns na emissão da NF-e pelo Aegro
Motivos de rejeição mais comuns na emissão da NF-e pelo Aegro

Esses são alguns dos motivos de rejeição de uma NF-e no Aegro e a orientação recomendada para a correção.

Letícia Borba Mondo avatar
Escrito por Letícia Borba Mondo
Atualizado há mais de uma semana


O artigo tem como objetivo facilitar o entendimento de alguns motivos de rejeição de NF-e pelo Aegro e ajudá-lo a resolver o problema com as orientações recomendadas!

Motivo de rejeição 868 - Rejeição: Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados.

Como se trata de uma operação interestadual, o grupo de Veículo de Transporte não deve ser informado. Ou seja, a placa e o estado do veículo desse lançamento devem ser removidos.


A critério de cada UF, a regra de validação acima também pode ser aplicada nas operações internas (idDest=1) se código do município (cMun) do Emitente for diferente do código do município (cMun) do Destinatário.

Motivo de rejeição 539 - Rejeição: Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso


Essa rejeição ocorre quando é feito uma tentativa de emitir uma nota fiscal e na SEFAZ já existe outra NF-e autorizada com o mesmo CPF do Emitente, Modelo, Série e Número da nota que você está tentando emitir. Para resolver, verifique com seu contador qual foi o último número de nota emitido e atualize o próximo número da NF-e. No cadastro do emitente é possível atualizar essa informação, basta selecionar o emitente e clicar em EDITAR DADOS:

Logo abaixo é possível localizar o campo Próximo número da NFE, atualize e salve.

No caso de possuir 2 ou mais inscrições para o mesmo CPF:

Se você tem duas ou mais inscrições estaduais para o mesmo CPF, você pode cadastrar o mesmo emitente para cada IE dentro do Aegro, porém precisa usar uma série para cada uma e dar a sequencia normal dos números para cada série.

Exemplo: Eu não posso ter duas notas série 920 e número 1 vinculadas ao meu certificado. Mas posso ter uma nota número 1 com a série 920 e outra número 1 com a série 921.

Motivo de rejeição 778 - Rejeição: Informado NCM inexistente [nItem:1]


O NCM é um dado fiscal do produto, a rejeição significa que ocorreu um erro no preenchimento deste campo.

Por se tratar de uma informação fiscal, o suporte técnico do Aegro não está apto a dar orientações sobre como preencher esse campo, recomendamos procurar seu contador.


Motivo da rejeição 203 - Rejeicao: Emissor nao habilitado para emissao da NF-e

É necessário que o Aegro se cadastre na SEFAZ do estado do emitente para que possa emitir NF-e. Caso o erro apareça, informar ao suporte técnico da Aegro.

Motivo de rejeição 972 - Rejeição: Obrigatória as informações do responsável técnico

É necessário que o Aegro se cadastre na SEFAZ do estado do emitente para que possa emitir NF-e. Caso o erro apareça, informar ao suporte técnico da Aegro.

Motivo da rejeição 871 - Rejeicao: O campo Forma de Pagamento deve ser preenchido com a opcao Sem Pagamento.

Rejeição que ocorre quando tentam emitir uma nota de devolução e no RECEBIMENTO está com outra opção que não seja “Sem pagamento”.

É necessário alterar para SEM PAGAMENTO:

Caso o sistema não permita a alteração desse campo, será necessário despagar a parcel. Na aba fiscal clique nos 3 pontinhos no final dessa nota rejeitada, e logo em "Ver detalhes", à direita desmarque o recebimento confirmado:

Agora basta acessar a nota novamente e alterar o campo solicitado.


Motivo da rejeição 486 - Rejeicao: Não informado o Grupo de Autorização para UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal - Caso não possua informar o CNPJ da SEFAZ Bahia 13.937.073/0001-56 (validação a partir de 01/01/2016).

Ocorre quando for emitida uma NF-e e a Sefaz exigir que seja informado no Grupo de Autorização para obter o XML (autXML) a identificação (CNPJ ou CPF) do Escritório de Contabilidade ou da própria Sefaz, e esse dado não é informado.

Para corrigir é necessário preencher o campo “terceiros autorizados” com o CNPJ da Sefaz Bahia ou o da contabilidade:


Motivo da rejeição 223 Rejeicao: CNPJ do transmissor do lote difere do CNPJ do transmissor da consulta

Esse erro pode acontecer em função da biblioteca de terceiros que usamos para emitir a nota. Nesse caso basta tentar emitir novamente ou anexar novamente o certificado.

Motivo da rejeição 660: Rejeicao: CFOP de Combustivel e nao informado grupo de combustivel da NF-e [nItem:1]

Utilizando alguns CFOPS específicos o usuário é obrigado a preencher o campo de “Grupo de combustível” e o Aegro não possui a tag de índice de combustível. Ou seja, quando esse erro retornar, significa que não será possível emitir a NF-e em questão utilizando o CFOP informado naquele momento.
Clique aqui para ver a tabela com os CFOPs em que é obrigatório preencher este campo.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?