Todas as coleções
Aba Financeiro e Compras
Lançamento de despesas ou receitas
Como apropriar contas direto no patrimônio através do financeiro?
Como apropriar contas direto no patrimônio através do financeiro?

Saiba como apropriar despesas diretamente ao patrimônio, sem passar pelo estoque!

Letícia Borba Mondo avatar
Escrito por Letícia Borba Mondo
Atualizado há mais de uma semana

Sabia que é possível apropriar lançamentos do financeiro diretamente ao maquinário, sem precisar passar pelo estoque? Nesse artigo você vai aprender como fazer isso!

Essa opção está disponível quando é selecionado alguma dessas categorias no lançamento da despesa:

  • Combustível

  • Depreciação de máquinas

  • Depreciação de benfeitorias

  • Insumos para máquinas

  • Manutenção de máquinas

  • Manutenções gerais

  • Outros custos de máquinas

  • Outros Itens

Além disso na apropriação de custo deve selecionando a opção "Custo Rateado", usado quando a despesa deve entrar no custo de alguma safra, ou então com a opção de "Não apropriar custo", quando o custo não envolve custos de safra, exemplo: abastecimento de veículo para passeio.

Logo abaixo selecione "Atribuir à máquina específica", selecionando o patrimônio no campo indicado (o patrimônio já precisa estar cadastrado na aba Patrimônio). Veja como cadastrar um novo patrimônio.


Ao selecionar o patrimônio, você verá o campo "Horimetro atual (h)", onde você pode atualizar o horimetro da máquina. O sistema vai te alertar quantas horas serão acrescentadas ao horimetro atual dela. Mas o alerta fica na cor laranja sempre que é informado um horimetro com valor incorreto.

Por exemplo: o horimetro atual da máquina era 643,0 e vou atualizar para 660,0 com a compra de um combustível, porém se eu digitar de forma equivocada uma casa decimal a mais (6.600,0), o alerta de acréscimo ficará na cor laranja.

OBS: é possível atribuir o lançamento apenas para um único patrimônio, caso a despesa contemple itens para mais de um maquinário, o recomendado e selecionar a opção "Custo de estoque" e selecionar o estoque desejado, dando baixa do item através do Abastecimento ou Manutenção da aba patrimônio.

Ou caso seja um serviço, deverá ser feito mais de um lançamento dessa mesma nota, dividindo o valor entre os maquinários.

Pronto! Agora você já sabe como atribuir despesas ao maquinário através do financeiro.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?