Você já tentou importar uma nota através do arquivo .XML ou importação Sefaz, e quando fez a conciliação dos itens, ao selecionar uma categoria alguns itens da nota sumiram e o valor da nota ficou diferente do original?

Por qual motivo isso ocorre?

  • Ocorre quando a conciliação dos itens da nota com os itens do catálogo do Aegro não foi realizada de forma correta;

  • Quando a conciliação foi feita porém nessa nota há itens que se encaixam em diferentes categorias.

A importação de notas para o financeiro da Aegro realizado via Importação Sefaz e via arquivo .XML segue o mesmo modelo, e nesse material vamos te mostrar como evitar esse problema e comentar sobre os principais pontos que precisam da sua atenção para a correta importação.

Conciliação na importação pela Sefaz

Após declarar a ciência da nota, a opção "LANÇAR NO AEGRO" fica disponível para importação dessa nota no seu financeiro. Ao clicar nela, será necessário fazer a conciliação dos itens que estão na nota fiscal, com os itens do catálogo do Aegro!


⚠️ Ao realizar a conciliação dos itens da nota é necessário se atentar com o nome dos itens conciliados, se o item não está cadastrado no seu catálogo, o Aegro vai fazer uma sugestão de item (o que possui o nome mais parecido), e se você clicar direto em AVANÇAR sem conferir as conciliações automáticas, ao selecionar a categoria esse item pode "sumir" se ele não se encaixar com essa categoria.


Por exemplo: o item da nota era uma peça de manutenção, porém o Aegro sugeriu um fertilizante que possui um nome parecido com essa peça, já que não a encontrou no catálogo do Aegro. Quando clicar em AVANÇAR e selecionar a categoria Insumos para máquinas, o item da nota vai sumir pois a conciliação foi feita com um item da categoria Insumos Agrícolas.

Na própria tela de conciliação é possível cadastrar o item no catálogo, clique no X desmarcando a sugestão do Aegro, digite o nome do item, selecione "Clique aqui para adicionar", escolha o tipo do item e preencha os campos solicitados. Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de itens o catálogo

Itens de diferentes categorias

Se a nota possui várias itens e mesmo conferindo item por item na tela de conciliação, você clicou em AVANÇAR e ao selecionar uma categoria alguns itens sumirem, confira quais foram esses itens que sumiram e salve esse lançamento, logo você precisará lançar essa nota fiscal outra vez, e selecionar a categoria que pertence aos itens que sumiram do primeiro lançamento.

Para relançar a nota através da Importação Sefaz, clique nos três pontos na frente da nota lançada e selecione "Lançar no Aegro"


Já através da importação pelo arquivo .XML, basta localizar o arquivo novamente no seu computador e prosseguir com os mesmos passos!

Pronto! Agora você já sabe como fazer a conciliação de forma correta e fazer o lançamento de notas que possuem itens de diferentes categorias!

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!

Encontrou sua resposta?