Como gerir os pedidos de compra?

Aprenda como inserir seus pedidos de compra dentro do sistema e controlar suas entregas e pagamentos!

Letícia Borba Mondo avatar
Escrito por Letícia Borba Mondo
Atualizado há mais de uma semana

Agora você pode controlar seus pedidos de compra de insumos de uma forma mais completa! Para saber como fazer os lançamentos de pedidos de compra, registro de despesas e remessas de produtos referente aos seus pedidos leia esse artigo ou assista o vídeo abaixo! Lembre-se que essa nova funcionalidade é exclusivo do Plano Avançado.

Registro de novo pedido de compra

Na Aba Compras selecione a opção "Novo pedido de compra" ou clique no ícone azul no canto direito inferior (+), irá abrir uma tela muito similar ao lançamento financeiro, porém aqui você vai lançar apenas o pedido dos itens.

Preencha os campos solicitados, como:

  • Categoria*: lembrando que esse campo deve ser preenchido de acordo com os itens que serão listados no pedido. Exemplo: ao selecionar a categoria Insumos Agrícolas, você poderá selecionar apenas itens cadastrados no seu catálogo com o tipo: cultivar, fertilizante ou defensivos;

  • Data do pedido* e data limite para entrega;

  • Nº do pedido do fornecedor

  • Fornecedor*;

  • Moeda*;

  • Produtos: Itens do pedido, com suas respectivas quantidades, unidade, valor unitário e valor total;

Além disso também é possível informar agrupadores, descrição, desconto se houver e anexar de arquivos. Sendo obrigatório apenas os campos com (*).

Após salvar o pedido, esses itens irão automaticamente aparecer na Aba Estoque no estoque do fornecedor. E na Aba Compras você poderá fazer o acompanhamento das entregas e registro de despesas referente ao pedido.

Registro de nova despesa

Ao clicar em "Registrar despesa" vai abrir a mesma tela de uma nova despesa do financeiro, porém esse lançamento será atrelada ao pedido.

Então alguns campos já estarão preenchidos, como: data de lançamento, fornecedor, itens e a apropriação de custo em "Custo de estoque", onde o local é o estoque do fornecedor. Preencha os demais campos solicitados e faça as alterações necessárias de pagamento, se necessário. Logo clique em "Salvar".

Esse lançamento também vai aparecer no seu financeiro e você pode registrar quantos registros forem necessárias para esse mesmo pedido. Na Aba Contas do financeiro, ao clicar sobre esse lançamento você verá que ele está vinculado a um pedido e pode realizar o pagamento pelo Financeiro.

Importar XML ou Importação Sefaz

Você também pode importar o arquivo XML dessa nota, basta clicar em "Importar XML" na parte superior do lançamento de despesa, E caso você utilize a função de importação de notas da Sefaz, baixe o XML dessa nota, na aba Fiscal, clicando nos 3 pontos e Baixar XML:

Logo importe ela dentro do lançamento de despesa do pedido, isso fará que a nota da aba de Importação da Sefaz atualize de "Lançar no Aegro" para "Ver Lançamento".

Pronto! Agora você registrou o pagamento de despesa, o Aegro vai questionar se houve alguma entrega associada a essa ela, se sim, clique em "Registrar entrega".



Registro de nova remessa

Você vai visualizar a tela de nova remessa, onde você vai selecionar o destino dos itens, a data recebimento e informar a quantidade que recebeu de cada produto. Também é possível ativar a opção "Enviar para destinos diferentes", selecionando estoques diferentes para cada item.

Além disso, será possível anexar uma imagem ou documento a essa remessa, como a nota fiscal associada a ela.

Após salvar a movimentação entre estoques, você será direcionado para a tela de controle de entregas e pagamentos desse pedido, podendo acompanhar de forma mais detalhada o que já foi pago, o que já foi entregue e o que ainda falta ser entregue.

Para mais detalhes sobre o lançamento financeiro e as entregas, clique nas abas "Financeiro" e "Entregas".

Pronto! Após esses registros, você poderá visualizar um resumo de seus pedidos, assim como acompanhar o valor total registrado de despesas e a % entregue até momento!


PS.: orientamos registrar as despesas somente quando for realizando o pagamento, assim consegue acompanhar de forma mais eficaz, quanto falta realizar de pagamento naquele pedido, ao acompanhar pelo "valor registrado"


Edição do pedido de compra

Caso deseje editar o pedido de compra, basta selecionar o pedido, clicar nos 3 pontos à direita e selecione "Editar".

Caso ainda não tenha sido registrado nenhuma despesa ou remessa para o pedido, é possível editar todos os campos, caso contrário, as alterações são um pouco mais limitadas, mas ainda será possível:

  • Editar quantidade e valor de itens mesmo que já exista movimentações;

  • Adicionar novos itens no pedido;

  • Remover itens sem movimentação.

Filtros e Relatório

Você também poderá filtrar seu pedido pelas seguintes informações: Item, Agrupadores, Categoria, Fornecedor e Moeda, à esquerda. Pelo período, à direita, ou ainda, através do ícone de lupa para fazer uma busca rápida.

E se você deseja um relatório de todos os seus pedidos, basta clica no ícone de impressora à direita.

Você também pode gerar um relatório com todas as informações de um único pedido: Item, quantidade recebida, quantidade total, valor unitário e valor total. Além de informações de despesas e entregas.

Para isso basta clicar sobre ele e logo nos 3 pontos à direita você verá a opção de Imprimir seu pedido, com todas as informações inseridas nele, assim como

Dessa forma, esperamos te ajudar a otimizar o gerenciamento de estoque, desde a negociação até a entrega final na fazenda!

Caso você ainda não possua o Plano Avançado, converse com o seu gerente de contas para conhecer todos seus recursos.

_________________________________________________________________


Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?