Agora você pode controlar seus pedidos de compra de insumos de uma forma mais completa! Para saber como fazer os lançamentos de pedidos de compra, pagamentos de despesas e remessas de produtos referente aos seus pedidos leia esse artigo ou assista o vídeo abaixo!

Lembre-se que essa nova funcionalidade é exclusivo do Plano Avançado.

Registro de novo pedido de compra

Na aba "Compras" selecione a opção Novo pedido de compra ou clique no ícone azul no canto direito inferior (+), irá abrir uma tela muito similar ao lançamento financeiro, porém aqui você vai lançar apenas o pedido dos itens.

Preencha os campos solicitados, como:

  • Categoria*: lembrando que esse campo deve ser preenchido de acordo com os itens que serão listados no pedido. Ex: ao selecionar a categoria Insumos Agrícolas, você poderá selecionar apenas itens do tipo: cultivar, fertilizante ou defensivos;

  • Data do pedido*;

  • Data limite para entrega;

  • Nº do pedido do fornecedor

  • Fornecedor*;

  • Moeda*;

  • Descrição;

  • Produtos: Itens do pedido, com suas respectivas quantidades, unidade, valor unitário e valor total;

  • Desconto, se houver.

Obs: os campos com o * são obrigatórios.

Após salvar o pedido, esses itens irão automaticamente aparecer na aba Estoque, no estoque desse fornecedor. E na aba Compras você poderá fazer o acompanhamento dele, além do registro de despesas referente ao pedido assim como suas entregas.

Registro de nova despesa

Ao clicar em "Registrar despesa" vai abrir a mesma tela de uma nova despesa do financeiro, porém ela será atrelada ao pedido.

Então alguns campos já estarão preenchidos, como: data de lançamento, fornecedor, itens e a apropriação de custo em "Custo de estoque", onde o local é o estoque do fornecedor.

Preencha os demais campos solicitados e faça as alterações necessárias de pagamento, se necessário. Logo clique em salvar.

Esse lançamento também vai aparecer no seu financeiro e você pode registrar quantas despesas forem necessárias para esse mesmo pedido.

Importar XML ou Importação Sefaz

Você também pode importar o arquivo XML dessa nota, basta clicar em "Importar XML" na parte superior do lançamento de despesa, E caso você utilize a função de importação de notas da Sefaz, baixe o XML dessa nota, na aba Fiscal, clicando nos 3 pontos e Baixar XML:

Logo importe ela dentro do lançamento de despesa do pedido, isso fará que a nota da aba de Importação da Sefaz atualize de "Lançar no Aegro" para "Ver Lançamento".

Pronto! Agora você registrou o pagamento de despesa, o Aegro vai questionar se houve alguma entrega associada a essa ela, se sim, clique em "Registrar entrega".



Registro de nova remessa

Você vai visualizar a tela de nova remessa, onde você vai selecionar o destino dos itens, a data recebimento e informar a quantidade que recebeu de cada produto. Também é possível ativar a opção "Enviar para destinos diferentes", selecionando estoques diferentes para cada item.

Após salvar a movimentação entre estoques, você será direcionado para a tela de controle de entregas e pagamentos desse pedido, podendo acompanhar de forma mais detalhada o que já foi pago, o que já foi entregue e o que ainda falta ser entregue.

Para mais detalhes sobre o lançamento financeiro e as entregas, clique nas abas "Financeiro" e "Entregas" conforme o vídeo abaixo:


Pronto! Após esses registros, você poderá visualizar um resumo de seus pedidos, assim como acompanhar o valor total registrado de despesas e a % entregue até momento!

Filtros e Relatório

Você também poderá filtrar seu pedido pelas seguintes informações: Agrupador, Categoria, Fornecedor e Moeda, à esquerda. E pelo período, à direita.

Além disso, ao clicar sobre um pedido e logo nos 3 pontos à direita, você verá a opção de Imprimir seu pedido, com todas as informações inseridas nele, assim como as de despesas e remessas.

Dessa forma, esperamos te ajudar a otimizar o gerenciamento de estoque, desde a negociação até a entrega final na fazenda!

Caso você ainda não possua o Plano Avançado, converse com o seu gerente de contas para conhecer todos seus recursos.

_________________________________________________________________

Caso continue com alguma dúvida é só entrar em contato conosco, estamos a disposição para ajudá-lo(a)!

Encontrou sua resposta?