Agora você pode controlar seus pedidos de compra de insumos de uma forma mais completa! Para saber como fazer os lançamentos de pedidos de compra, registro de despesas e remessas de produtos referente aos seus pedidos leia esse artigo ou assista o vídeo abaixo! Lembre-se que essa nova funcionalidade é exclusivo do Plano Avançado.
Registro de novo pedido de compra
Na Aba Compras selecione a opção "Novo pedido de compra" ou clique no ícone azul no canto direito inferior (+), irá abrir uma tela muito similar ao lançamento financeiro, porém aqui você vai lançar apenas o pedido dos itens.
Preencha os campos solicitados, como:
Categoria*: lembrando que esse campo deve ser preenchido de acordo com os itens que serão listados no pedido. Exemplo: ao selecionar a categoria Insumos Agrícolas, você poderá selecionar apenas itens cadastrados no seu catálogo com o tipo: cultivar, fertilizante ou defensivos;
Data do pedido* e data limite para entrega;
Nº do pedido do fornecedor
Fornecedor*;
Moeda*;
Produtos: Itens do pedido, com suas respectivas quantidades, unidade, valor unitário e valor total;
Além disso também é possível informar agrupadores, descrição, desconto se houver e anexar de arquivos. Sendo obrigatório apenas os campos com (*).
Após salvar o pedido, esses itens irão automaticamente aparecer na Aba Estoque no estoque do fornecedor. E na Aba Compras você poderá fazer o acompanhamento das entregas e registro de despesas referente ao pedido.
Registro de nova despesa
Ao clicar em "Registrar despesa" vai abrir a mesma tela de uma nova despesa do financeiro, porém esse lançamento será atrelada ao pedido.
Então alguns campos já estarão preenchidos, como: data de lançamento, fornecedor, itens e a apropriação de custo em "Custo de estoque", onde o local é o estoque do fornecedor. Preencha os demais campos solicitados e faça as alterações necessárias de pagamento, se necessário. Logo clique em "Salvar".
Esse lançamento também vai aparecer no seu financeiro e você pode registrar quantos registros forem necessárias para esse mesmo pedido. Na Aba Contas do financeiro, ao clicar sobre esse lançamento você verá que ele está vinculado a um pedido e pode realizar o pagamento pelo Financeiro.
Importar XML ou Importação Sefaz
Você também pode importar o arquivo XML dessa nota, basta clicar em "Importar XML" na parte superior do lançamento de despesa, E caso você utilize a função de importação de notas da Sefaz, baixe o XML dessa nota, na aba Fiscal, clicando nos 3 pontos e Baixar XML:
Logo importe ela dentro do lançamento de despesa do pedido, isso fará que a nota da aba de Importação da Sefaz atualize de "Lançar no Aegro" para "Ver Lançamento".
Pronto! Agora você registrou o pagamento de despesa, o Aegro vai questionar se houve alguma entrega associada a essa ela, se sim, clique em "Registrar entrega".
Registro de nova remessa
Você vai visualizar a tela de nova remessa, onde você vai selecionar o destino dos itens, a data recebimento e informar a quantidade que recebeu de cada produto. Também é possível ativar a opção "Enviar para destinos diferentes", selecionando estoques diferentes para cada item.
Além disso, será possível anexar uma imagem ou documento a essa remessa, como a nota fiscal associada a ela.
Após salvar a movimentação entre estoques, você será direcionado para a tela de controle de entregas e pagamentos desse pedido, podendo acompanhar de forma mais detalhada o que já foi pago, o que já foi entregue e o que ainda falta ser entregue.
Para mais detalhes sobre o lançamento financeiro e as entregas, clique nas abas "Financeiro" e "Entregas".
Pronto! Após esses registros, você poderá visualizar um resumo de seus pedidos, assim como acompanhar o valor total registrado de despesas e a % entregue até momento!
PS.: orientamos registrar as despesas somente quando for realizando o pagamento, assim consegue acompanhar de forma mais eficaz, quanto falta realizar de pagamento naquele pedido, ao acompanhar pelo "valor registrado"
Edição do pedido de compra
Caso deseje editar o pedido de compra, basta selecionar o pedido, clicar nos 3 pontos à direita e selecione "Editar".
Caso ainda não tenha sido registrado nenhuma despesa ou remessa para o pedido, é possível editar todos os campos, caso contrário, as alterações são um pouco mais limitadas, mas ainda será possível:
Editar quantidade e valor de itens mesmo que já exista movimentações;
Adicionar novos itens no pedido;
Remover itens sem movimentação.
Filtros e Relatório
Você também poderá filtrar seu pedido pelas seguintes informações: Item, Agrupadores, Categoria, Fornecedor e Moeda, à esquerda. Pelo período, à direita, ou ainda, através do ícone de lupa para fazer uma busca rápida.
E se você deseja um relatório de todos os seus pedidos, basta clica no ícone de impressora à direita.
Você também pode gerar um relatório com todas as informações de um único pedido: Item, quantidade recebida, quantidade total, valor unitário e valor total. Além de informações de despesas e entregas.
Para isso basta clicar sobre ele e logo nos 3 pontos à direita você verá a opção de Imprimir seu pedido, com todas as informações inseridas nele, assim como
Dessa forma, esperamos te ajudar a otimizar o gerenciamento de estoque, desde a negociação até a entrega final na fazenda!
Caso você ainda não possua o Plano Avançado, converse com o seu gerente de contas para conhecer todos seus recursos.
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