Se você já controla separadamente os lançamentos da sua conta bancária e do cartão de crédito, ou quer passar a fazer o controle dessa forma, saiba como conciliar ambos os extratos através do arquivo .OFX.

O controle separado da conta bancária e do cartão permite maior visibilidade dos lançamentos e detalhamento das informações para o o livro caixa.

Lembre-se que a conciliação de extrato bancário por importação do arquivo .OFX é uma funcionalidade exclusiva do plano Avançado do Aegro, e fica disponível para os perfis: proprietário, gerente e financeiro.

Primeiro organize o financeiro

  1. Cadastre no Aegro, como uma conta, sua conta bancária e cartão de crédito.

  2. Certifique-se de que seu saldo atual está correto, se precisar fazer algum ajuste é só conferir aqui.

  3. Rotineiramente, ao registrar no Aegro as despesas feitas através do cartão de crédito, selecione a conta "cartão de crédito" e marque o pagamento como “à vista”.

Agora faça a conciliação

Faça a conciliação do extrato do cartão de crédito e da conta corrente, ambos seguindo o passo a passo a seguir, ou se preferir você pode acompanhar o passo a passo detalhado aqui.

  1. Baixe o arquivo OFX no seu computador, depois clique em “Importar extrato bancário”. Selecione o arquivo, confira as informações e avance até "Conciliar lançamentos"

  2. Agora selecione na esquerda a movimentação bancária e na direita o lançamento existente no Aegro.

  3. Se as informações de valores e data estiverem exatamente iguais, você verá o aviso “Pronto para conciliar!”, então basta clicar em "Conciliar" no canto inferior direito. Mas se você precisar fazer algum ajuste pode selecionar "Opções de diferença" ou ainda para novas movimentações, "+ lançamento" ou "+ transferência".

Pronto, conciliação feita!

No final do período, ao realizar o pagamento da fatura do cartão, você precisará fazer uma transferência da conta para o cartão de crédito, aproveite para conciliá-la também. Dessa forma seu saldo ficará atualizado!

Como isso reflete no livro caixa?

No livro caixa você verá todos os lançamentos da conta bancária e cartão de crédito que estiverem marcados como pagos no financeiro do Aegro. E poderá ignorar aqueles que não quiser incluir no seu livro caixa e/ou atribuir os desejados.

Ao preencher as informações complementares do livro caixa, para todos aqueles lançamentos realizados diretamente pela conta, você deve escolher em "Forma de pagamento" a opção "Conta bancária"

Já para as despesas feitas através do cartão de crédito você deve selecionar em "Forma de pagamento" a opção “Numerário em trânsito”. Para facilitar a edição dos seus lançamentos, escolha nos filtros a conta reservada para o cartão de crédito, selecione todos os lançamentos e faça uma edição em massa.


Caso continue com alguma dúvida é só entrar em contato com o suporte da Aegro.

Encontrou sua resposta?