Todas as coleções
Aba Financeiro e Compras
Conciliação bancária
Como fazer conciliação do cartão de crédito
Como fazer conciliação do cartão de crédito

Como fazer conciliação de extrato de conta bancária e cartão de crédito através de arquivo .OFX

Letícia Borba Mondo avatar
Escrito por Letícia Borba Mondo
Atualizado há mais de uma semana

Se você já controla separadamente os lançamentos da sua conta bancária e do cartão de crédito, ou quer passar a fazer o controle dessa forma, saiba como conciliar ambos os extratos através do arquivo .OFX.

O controle separado da conta bancária e do cartão permite maior visibilidade dos lançamentos e detalhamento das informações para o o livro caixa.

Lembre-se que a conciliação de extrato bancário por importação do arquivo .OFX é uma funcionalidade exclusiva do plano Avançado do Aegro, e fica disponível para os perfis: proprietário, gerente e financeiro.

Primeiro organize o financeiro

  1. Cadastre no Aegro sua conta bancária e também uma outra conta para cartão de crédito, clique aqui para ver os passos.

  2. Certifique-se de que seu saldo atual está correto, se precisar fazer algum ajuste é só conferir aqui como editar uma conta bancária.

  3. Rotineiramente, ao registrar no Aegro as despesas feitas através do cartão de crédito, selecione a conta "Cartão de crédito" na forma de pagamento e marque o pagamento como “À vista”.

Agora faça a conciliação

Faça a conciliação do extrato do cartão de crédito e da conta corrente, ambos seguindo o passo a passo a seguir, ou se preferir você pode acompanhar o passo a passo detalhado aqui.

  1. Baixe o arquivo OFX no seu computador, depois clique em “Importar extrato bancário”. Selecione o arquivo, confira as informações e avance até "Conciliar lançamentos"

  2. Agora selecione na esquerda a movimentação bancária e na direita o lançamento existente no Aegro.

  3. Se as informações de valores e data estiverem exatamente iguais, você verá o aviso “Pronto para conciliar!”, então basta clicar em "Conciliar" no canto inferior direito. Mas se você precisar fazer algum ajuste pode selecionar "Opções de diferença" ou ainda para novas movimentações, "+ lançamento" ou "+ transferência".

Pronto, conciliação feita!

No final do período, ao realizar o pagamento da fatura do cartão, você precisará fazer uma transferência da conta que será retirado o dinheiro para o cartão de crédito, aproveite para conciliá-la também. Dessa forma seu saldo ficará atualizado!

Como isso reflete no livro caixa?

No livro caixa você verá todos os lançamentos da conta bancária e cartão de crédito que estiverem marcados como pagos no financeiro do Aegro. E poderá ignorar aqueles que não quiser incluir no seu livro caixa e/ou atribuir os desejados.

Ao preencher as informações complementares do livro caixa, para todos aqueles lançamentos realizados diretamente pela conta, você deve escolher em "Forma de pagamento" a opção "Conta bancária"

Já para as despesas feitas através do cartão de crédito você deve selecionar em "Forma de pagamento" a opção “Numerário em trânsito”. Para facilitar a edição dos seus lançamentos, escolha nos filtros a conta reservada para o cartão de crédito, selecione todos os lançamentos e faça uma edição em massa.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?