Como lançar custeio agrícola?

Aprenda como registrar a contração do seu custeio agrícola no financeiro do Aegro

Letícia Borba Mondo avatar
Escrito por Letícia Borba Mondo
Atualizado há mais de uma semana

Neste material vamos explicar passo a passo de como registrar o custeio agrícola no financeiro do Aegro! Seguindo os passos abaixo:

Algumas dúvidas:

O procedimento de lançamento de custeio segue o mesmo comportamento do lançamento de outras linhas de crédito, clicando aqui você pode conferir o exemplo de lançamento empréstimo.

Como registrar o custeio no financeiro do Aegro?

Para registrar esse lançamento no Aegro vamos seguir os 4 passos abaixo:

1 - Registre a entrada do dinheiro na sua conta bancária

Aqui vamos seguir o procedimento de lançamento de uma nova receita.

  • Na aba Financeiro, clique no botão azul no canto inferior direito para iniciar um novo lançamento.

  • Selecione a opção "Receita" e a categoria "Outras receitas". Preencha os campos de data, valores, pagamento e outras informações de acordo com o contrato e selecione a conta bancária que irá receber o dinheiro.

Dica Aegro! Use o nosso campo "Agrupadores" para te ajudar a identificar esse lançamento, colocando por exemplo, "Custeio Aegro XYZ". Vamos seguir usando esse mesmo agrupador nos passos seguintes.

2 - Registre a utilização do dinheiro

  • Registre todas as despesas da maneira como já conhece, clicando no botão azul do canto inferior direito, importando um arquivo .XML. do seu computador ou ainda diretamente pela aba Importação Sefaz.

  • Preencha todos os campos de acordo com o documento fiscal e não se esqueça de usar o mesmo agrupador do passo anterior.

Atenção! Nessa etapa é importante se lembrar de sempre apropriar o custo diretamente para a safra ou para o estoque. Esse passo irá te ajudar a compor o custo da safra.

3 - Registre o pagamento das parcelas do empréstimo

Neste passo vamos registrar apenas o valor da parcela como despesa, os acréscimos de juros serão registrados no passo seguinte.

  • Novamente inicie pelo botão azul do canto inferior direito. Selecione a opção de despesa e a categoria "Financiamentos".

  • Preencha todos os campos de data, valores, pagamento e outras informações de acordo com o contrato e use o mesmo agrupador.

Atenção! Dessa vez na apropriação de custo, selecione "Não apropriar custo", pois nessa operação estamos registrando apenas as parcelas da amortização do dinheiro, e o uso e apropriação desse valor já foi feito no passo anterior.

4 - Registre os juros

  • Faça um novo lançamento de despesa no botão azul do canto inferior direito e selecione a categoria "Taxas".

  • Agora preencha os campos de data, valores, pagamento e outras informações referentes aos juros de acordo com o contrato, mais uma vez use o mesmo agrupador. A data dessas parcelas deve coincidir com as do passo anterior, afinal eles normalmente são pagos juntos, mas para apropriar corretamente estamos detalhando o lançamento.

Atenção! Ao contrario do terceiro passo, o pagamento dos juros deve ser apropriado a sua safra, uma vez que ele é um valor extra que você desembolsou.

Ao final do registro sua aba de contas no financeiro ficará assim mostrando todos os registros:

Como fazer o pagamento e controle de parcelas no financeiro?

Para acompanhar o pagamento das parcelas, vá até a aba Parcelas a Pagar dentro do financeiro do Aegro, filtre pelo período desejado e pelo agrupador que usamos ao longo de todo o lançamento.

Aqui você verá separadamente o pagamento da amortização e dos juros, ao realizar o pagamento sinalize nas duas parcelas.

Como isso reflete no Livro Caixa?

Para facilitar sua organização dentro do Livro Caixa (LCDPR) também faremos um filtro pelo agrupador usado ao longo de todo o lançamento. Dessa forma você verá todas as movimentações vinculadas a ele.

  • Atribua a um imóvel rural somente as despesas dedutíveis, aquelas vinculadas a utilização do dinheiro e os juros.

  • As demais movimentações, como a amortização do valor, podem ser ignoradas, pois não são receitas nem despesas da atividade rural.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?