Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesAba EstoqueEstoque
Como controlar meu estoque?
Como controlar meu estoque?

Aprenda sobre as formas de dar entrada e saída dos produtos no estoque.

Letícia Borba Mondo avatar
Escrito por Letícia Borba Mondo
Atualizado há mais de uma semana

Para saber como controlar seu estoque, basta visualizar o vídeo ou ler esse artigo!

No Aegro você pode controlar o estoque da propriedade e dos fornecedores através de entradas, saídas e movimentações dos produtos. Vamos falar sobre as formas de entradas e saídas dos produtos.

Entrada pelo Financeiro

Cadastrando a compra do insumos, peças ou combustíveis na Aba Financeiro e selecionando a "Apropriação de Custos" como "Custo de Estoque" e determinando o local de estoque que vai armazenar o produto.

No campo "Local de Estoque" você pode selecionar seu estoque próprio ou o estoque do fornecedor, caso o mesmo também tenha sido selecionado no campo "Fornecedor" desse lançamento. Nesse material damos mais detalhes sobre a apropriação de custo dos lançamentos de despesas no financeiro.

Entrada pelo Estoque

No estoque clique no botão azul "Movimentar itens" (que fica no canto inferior direito da tela:

E escolha o produto, a origem (neste caso, você deve selecionar a opção "Adição manual"), selecione o destino que vai receber esse produto, quantidade, data da adição e valor total dos itens.

O campo "Valor total dos itens" refere-se ao valor total daquele montante/quantidade, e não ao valor unitário de cada um. E a data dessa adição manual deve ser uma data anterior a saída dos produtos, para não ocorrer inconsistências. Nesse material falamos mais sobre a adição manual de itens direto no seu estoque.

A entrada manual adiciona o item direto no seu estoque e não interfere no seu financeiro. Você pode optar por essa opção quando já possui itens no estoque quando contratou o Aegro e não possui as notas de compra dos insumos e/ou elas já foram pagas.

Saída pelas Atividades

Quando você registra realizações de atividades na safra a baixa dos itens ocorre no estoque escolhido na atividade em questão.

Importante: a baixa só ocorre quando é registrado a realização da atividade, apenas alterar o status do planejamento para ‘'CONCLUÍDO’' não é o suficiente. Saiba mais como registrar a realização e conclusão das atividades nesse artigo.

A data da compra do item na Aba Financeiro ou da adição manual direto na Aba Estoque deve ser sempre antes da data do uso nas atividades. Uma vez que o estoque ficou inconsistente, ele irá mostrar "Verificar Histórico".

Outras duas formas de saídas são através do registro de abastecimentos e o registro de manutenções dos maquinários, na aba Patrimônio.

Saídas pelo Estoque

No estoque clique no botão azul "Movimentar itens" que fica no canto inferior direito ou clique nos 3 pontos no final do item que você deseja remover e selecione "Remover Itens":

Logo selecione o produto, a origem do item, o destino (neste caso, você deve selecionar a opção "Retirada manual"), quantidade e data.

Para saber mais sobre a remoção manual, clique aqui.

Pronto! Agora você já sabe quais as formas de dar entrada e retirada dos itens no estoque.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?