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Como funciona a aba "Fluxo de Caixa"?

Entenda melhor as ferramentas do fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle que reflete os resultados e traz previsibilidade para a sua gestão financeira. Com ele, é possível obter uma visão clara e analisar o saldo de forma precisa em um determinado período financeiro do seu negócio.

Os dados que aparecem no seu fluxo de caixa no Aegro referem-se aos lançamentos de receitas, despesas e transferências que possuem parcelas à vista ou a prazo. Isso inclui o cadastro do seu saldo atual, saldo de entrada, saldo de saída e saldo final.

Acima, apresentamos um gráfico das informações de despesas e receitas realizadas no período filtrado. Abaixo, todas as contas são apresentadas separadas por categorias, permitindo que você confira os detalhes de cada uma.

O período do fluxo de caixa pode ser alterado para que você encontre a melhor maneira de gerenciar seus dados. O saldo inicial refere-se ao período de entrada selecionado por você, e o mesmo ocorre para o total de saída, que se relaciona à data final. Isso é realizado através de um filtro com as opções: semanal, mensal, trimestral, semestral, anual e personalizado, permitindo selecionar a data de interesse.

  • O saldo inicial refere-se ao saldo inicial do período de análise. Ele considera o saldo inicial da conta bancária mais entradas e saídas de períodos anteriores, ou seja, com data anterior à data inicial informada no cadastro da conta bancária. Para saber como adicionar seu saldo inicial, clique aqui.

  • O total de entradas refere-se a todas as receitas do período. Esses dados são gerados nas abas "Produção e venda", ao vender um produto, "Estoque", ao vender algum insumo, ou pelos lançamentos de receitas realizados diretamente no financeiro. Esse valor é indicado pela cor verde.

  • O total de saídas refere-se a todas as despesas do período. Esses dados são gerados na aba Financeiro e são indicados na cor vermelha com o sinal (-), indicando saldo negativo.

  • O saldo final refere-se ao balanço do período.

As categorias são divididas para agrupar e organizar as contas totais, e é possível ver a descrição de cada uma ao clicar no valor total referente à categoria e ao período.

Ao abrir essa nova configuração de tela, onde todas as contas aparecem detalhadas, é possível verificar as que já foram recebidas ou pagas. Também é possível realizar o pagamento ou o recebimento daquelas em aberto, clicando no ícone da coluna "Pago" à esquerda. No ícone dos três pontinhos, você pode visualizar a conta específica ou editá-la.

Caso haja alguma conta em atraso, seu fluxo de caixa apresentará um alerta. Para conferir, basta clicar no valor, que indicará qual conta ainda está em atraso.

Você também pode gerar relatórios no formato .xlsx filtrando as informações que deseja, como: agrupadores, categoria, conciliação, conta bancária, fornecedor, safra, nota fiscal, situação de pagamento e tipo de custo, clicando na impressora.

Com o fluxo de caixa, a gestão financeira se torna mais profissional, permitindo verificar possíveis erros ou gargalos.

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