Financiamentos e adiantamentos no Anotador
Financiamentos e adiantamentos correspondem a exceções do Regime de Caixa. Por causa disso, estes lançamentos precisam ser declarados no Livro Caixa de forma diferente das demais despesas e receitas.
Financiamento
Um financiamento em si não é informado no Livro Caixa, mas a nota fiscal do equipamento comprado com este valor é computado como despesa.
No caso de um financiamento para comprar um maquinário agrícola, eu preciso declarar o valor integral do meu financiamento em uma só parcela de despesa no dia da compra desse maquinário agrícola, mesmo que eu só tenha começado a pagar 2 meses depois ou somente no ano seguinte.
Exemplo:
Comprei uma colheitadeira com financiamento no valor de R$55.000,00 no dia 22 de Novembro de 2019. Eu só vou começar a pagar essa colheitadeira em Janeiro de 2020, com 7% de juros ao ano.
No meu Livro Caixa de 2019, eu vou declarar esse financiamento como uma Despesa de valor de R$55.0000,00 no dia 22 de Novembro de 2019.
Em 2020, a única coisa que vou declarar referente a esse financiamento é o quanto paguei de juros, valor a ser conferido nos informes de rendimentos do meu banco.
Adiantamento
Nós temos duas categorias de adiantamentos: despesa e receita.
Despesa
Realizou a compra dos insumos mas ainda não recebeu a mercadoria. No Livro Caixa essa despesa vai ser declarada no dia que você realiza o pagamento do produto.
1 - Vai registrar a despesa na data do pagamento (de forma que a conciliação bancária feche corretamente);
2 - Então fará um registro relativo ao pedido total, de forma que consiga monitorar as entregas, conforme o artigo de Pedido de compra com entrega futura;
3 - Assim do recebimento de notas efetivas da entrega, fará a baixa de entrega (na quantidade que receber) do pedido, pela aba de Estoque, registrando as movimentações;
4 - Conforme for recebendo, vai editando o lançamento original do pedido, do dia do pagamento e, na descrição, vai adicionando a referência da nota de vendas, até que o descritivo fique com todas as notas referenciadas.
OBS: quando do recebimento das notas de venda (entrega de fato), pode lançar as notas no financeiro mas adicionar a forma/método de pagamento como Sem Pagamento e para a opção de Não apropriar custos, de forma que não impacte financeiro e nem no estoque!
Caso você tenha o plano avançado, podes seguir o mesmo padrão, mas pela aba de Compras.
Receita
Precisa ser declarada no LCDPR como “Receita de produtos entregues no ano referente a adiantamento de recursos financeiros”
Realizou a venda de mercadorias, recebeu o dinheiro, mas a mercadoria ainda não saiu da fazenda e será entregue em um futuro próximo. No Livro Caixa essa receita (deve ser marcada como “Receita de produtos entregues no ano referente a adiantamento de recursos financeiros”) e precisa ser declarada no dia que você entregou o produto e não no dia do recebimento do dinheiro.
Pronto, agora você já sabe como declarar financiamentos e adiantamentos no LCDPR!
Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!
Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.