Skip to main content
Skip table of contents

Impostos em lançamentos de Receitas no Financeiro

NOVIDADE!

Agora é possível cadastrar impostos nos lançamentos de Receitas na aba Financeiro. Cada fazenda poderá cadastrar os seus próprios impostos e, também, utilizar os cadastros base do Aegro (que contém o FUNRURAL Retido e Não Retido). Esta novidade tem como objetivo deixar o uso do financeiro mais correto, evitando conciliações bancárias desnecessárias e registrando as informações corretamente no Livro Caixa!

Para que o campo de impostos apareça, é necessário a criação de um lançamento financeiro com uma categoria de Receita e com uma forma de pagamento diferente de “Sem Pagamento”, devido importância da existência de parcelas no Aegro, visto que os registros de impostos no Livro Caixa dependem do pagamento destas parcelas.

Ao selecionar a opção de Informar Impostos, já aparecerão as duas opções pré cadastradas do Aegro: FUNRURAL Retido na Fonte e FUNRURAL Não Retido na Fonte. Além destes dois Impostos pré cadastrados, será possível adicionar Impostos, Tributos e Contribuições próprios no catálogo da propriedade!

image-20240925-174512.png

Ao iniciar o cadastro de novos Tributos, você deverá preencher alguns campos obrigatórios, sendo eles:

  • Apelido: para facilitar sua organização e visualização dentro do Aegro;

  • Dados Fiscais: nome oficial do Imposto/Tributo;

  • Pagamento do Imposto: retido na fonte ou não retido na fonte, explicado de forma detalhada abaixo;

  • Órgão recolhedor do Imposto: fornecedor responsável pelo recolhimento do Imposto.

IMPOSTO RETIDO NA FONTE

Este é o caso mais usual dos impostos, em que o responsável pelo pagamento ficará responsável também pelo pagamento do imposto, de modo que o produtor irá receber o valor descontado desta cobrança.

Com este Imposto, não serão geradas parcelas no Aegro para o valor do Imposto, pois não existe pagamento a ser realizado (será realizado pelo destinatário). Sendo assim, o valor total das parcelas a receber será descontado do valor do Imposto e os registros do Livro Caixa serão gerados quando a primeira parcela deste lançamento for paga, gerando 2 registros para cada imposto no Livro Caixa, conforme o esperado.

IMPOSTO NÃO RETIDO NA FONTE

Neste caso, o produtor rural tem a obrigação de realizar o pagamento do imposto, então receberá a totalidade do valor acordado da operação e é responsável por realizar o pagamento do imposto por conta própria. Dependendo das combinações de CNPJ/CPF de origem e destino, o FUNRURAL pode ser lançado neste modalidade.

Com este imposto, será gerada uma parcela a pagar (despesa) para a data do vencimento preenchido e para o fornecedor Órgão recolhedor do Imposto informado no cadastro do imposto (ex: Receita Federal). O valor da parcela a receber (receita) continuará sendo o valor total do lançamento. O valor líquido é igual ao total dos valores a receber, menos o total dos impostos. Como este importo a pagar é uma parcela normal no Aegro, conforme esta parcela for paga, a informação é destinada para o Livro Caixa.

Pronto! Agora você sabe como criar uma receita com Impostos no Aegro!

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.