Os gastos com seus patrimônios representam uma importante parcela nos custos de produção da fazenda, portanto, ter conhecimento de quanto cada patrimônio está custando é de grande importância.

No AEGRO a aba "Patrimônio" possui uma central de custos dos seus patrimônios.

Inicialmente, ao entrar nessa aba você visualiza os custos totais ou no período com abastecimento (para máquinas), manutenção e contas de todos os patrimônios cadastrados, assim como o valor de aquisição e as horas / hectares trabalhados de todos eles.

Ao selecionar apenas um patrimônio no filtro de barras, o AEGRO filtra os custos para apresentar somente as informações desse patrimônio, conforme mostramos abaixo:

As informações iniciais informadas pelo AEGRO são aquelas preenchidas ao cadastrar um patrimônio (modelo, ano de fabricação, vida útil, valor/data de aquisição, horímetro atual e foto).

Em seguida, em "Custos Totais" o AEGRO apresenta os gastos totais com abastecimento, manutenções e contas, além das seguintes informações:

  • Custo operacional (R$ / ha): representa a somatória dos gastos com combustíveis, manutenções e contas dividido pelo número de hectares trabalhados;
  • Capacidade efetiva (ha / h): é a razão entre o real desempenho do maquinário (área trabalhada) e o número de horas de trabalho. Através do gráfico de barras permite comparar o maquinário selecionado (barra verde) com a média da categoria desse patrimônio (ex. tratores, colheitadeiras, entre outros);
  • Consumo (L / ha): é a razão entre a quantidade de litros abastecidos e a área trabalhada. Permite também comparar o consumo do patrimônio selecionado (em verde) com a média da categoria (em cinza) através do gráfico de barras. 

Ao passar o cursor do mouse sobre os gráficos, é possível observar os valores correspondentes de cada barra.

Por último, é possível observar as horas e número de hectares trabalhados, os quais são preenchidos conforme são registradas as atividades na safra com esse maquinário, assim como os custos totais desse patrimônio.

Além disso, ao clicar em "Custos no Período" você pode filtrar um período específico para visualizar as informações do patrimônio.


Pronto, agora você já sabe como funciona a central de custos dos seus patrimônios!

_________________________________________________________________

Caso continue com alguma dúvida é só entrar em contato conosco, estamos a disposição para ajudá-lo(a)!

Encontrou sua resposta?