Todas as coleções
Entenda o Aegro e Cadastros Iniciais
Aba Patrimônio
Como registrar abastecimentos das suas máquinas e veículos?
Como registrar abastecimentos das suas máquinas e veículos?

Saiba como lançar abastecimento pela aba de Patrimônio

Duda Guterres avatar
Escrito por Duda Guterres
Atualizado há mais de uma semana

Para saber como registrar o abastecimento das suas máquinas, basta visualizar o vídeo ou ler esse artigo!

O Aegro permite que você controle a quantidade de combustível utilizado em seu patrimônio, vinculando esse custo às safras a sua escolha, fazendo com que assim seja possível observar os valores relativos a esse evento em seu custo realizado.

Os abastecimentos podem ser lançados dentro da própria tela de patrimônio: vá com o cursor do mouse até o botão azul (+) no canto inferior direito da tela e ali você encontrará o ícone de "Novo abastecimento" (além de adicionar novo patrimônio, nova manutenção e cadastrar alertas de manutenção). 

Ao clicar em "Novo abastecimento", abrirá uma nova janela na sua tela.

No campo Data, você insere a data do abastecimento, que também será a data de saída do Insumo no Estoque onde ele está armazenado. 

Feito isso, selecione a Máquina ou Veículo envolvido, o horímetro/odômetro atual é puxado para o devido campo automaticamente e você pode atualizar esse valor. O sistema vai te alertar quantas horas serão acrescentadas ao horimetro atual dela. Mas o alerta fica na cor laranja sempre que é informado um horimetro com valor incorreto.

Por exemplo: o horimetro atual da máquina era 643,0 e vou atualizar para 660,0 com a compra de um combustível, porém se eu digitar de forma equivocada uma casa decimal a mais (6.600,0), o alerta de acréscimo ficará na cor laranja.

Depois você encontra a opção de Adicionar Pessoa para atribuir o funcionário responsável por esse abastecimento. Lembrando que essa pessoa precisa estar cadastrada no Aegro.

Caso seja pertinente, você também pode escrever em Observações sobre o abastecimento (de até 2000 caracteres).

No campo de Insumos, selecione qual é o combustível e quantidade que será utilizado nessa máquina (é possível adicionar mais de um ao mesmo tempo). 

No campo Local de Estoque você vai selecionar o estoque onde está esse insumo e que terá a baixa do produto. Lembre-se que, quando você lança um abastecimento, você precisa ter o item em estoque, evitando assim de gerar inconsistências de estoque. 

Você pode optar entre apropriar ou não o custo do abastecimento diretamente a uma ou mais safras ou a determinadas áreas dessa safra, clicando em "Alterar".

Depois que você clicar no botão "Salvar", o abastecimento aparecerá na coluna de Eventos, para que você possa consultá-lo ou gerar um relatório. 

Para gerar um relatório, basta você selecionar o evento desejado (pode ser mais de um evento ao mesmo tempo), filtrar o período e e clicar no ícone de impressora. Clique aqui para saber como gerar relatório de custos de máquinas.

Vale lembrar que no aplicativo do Aegro, ao inserir um abastecimento, a pessoa que fez esse registro será designada automaticamente para essa atividade.

Para mais informações a respeito da aba Patrimônio, acesse o link!

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?