Se você tiver o arquivo XML da nota, siga esse artigo aqui.

Para cadastrar uma despesa, você deve ir até a aba "Financeiro" e clicar no botão azul "Novo lançamento" (no canto inferior direito).

Assim que você clicar, irá aparecer essa janela. Onde irá preencher todos os dados para o cadastro dessa nova despesa.

Vou falar agora de cada um dos campos, vamos lá!

1° Campo - Repetir (Opcional): Esse campo é para quando você for registrar uma conta recorrente. Ao selecionar essa opção só aparecerá as categorias de contas fixas, porque essa opção não pode ser parcelada. Aqui você tem mais detalhes sobre a função repetir.

Informações Gerais

2° Campo - Despesa ou Receita (Obrigatório): É onde você irá informar se é uma receita ou uma despesa. Dependendo da opção que você selecionar as categorias irão mudar.

3° Campo - Categoria (Obrigatório): Depois, você irá escolher a categoria da conta. Cada tipo de lançamento se encaixa em uma categoria determinada. Por exemplo: você quer lançar uma semente, esse insumo se enquadra na categoria "Insumos Agrícolas". Ou, você quer registra a compra de uma peça para uma máquina, a categoria já muda, nesse caso será "Insumos para Máquinas". 

4° Campo - Data de lançamento (Obrigatório): Esse é o local da data da nota fiscal. NÃO é a data de pagamento. 

5° Campo - Agrupador (Opcional): Esse campo é para você conseguir agrupar diversas contas dependendo da sua necessidade, também funciona como uma "subcategoria". Por exemplo: você precisa agrupar várias contas com diferentes categorias ("Insumo Agrícola" e "Frete") e essas contas estão relacionadas a uma dessecação que você irá realizar na área. Então, você pode criar o agrupador "dessecação" e no final da safra ou na data que precisar gerar um relatório dessa operação em especifico, basta buscar pelo filtro de agrupador da aba "Contas". Você pode colocar quantos agrupadores achar necessário, mas poderá filtrar apenas um por vez.

6° Campo - Fornecedor (Opcional): O fornecedor pode ser uma empresa ou uma pessoa. Caso o fornecedor não esteja cadastrado, não tem problema, quando você digitar o nome dele vai aparecer a mensagem "Adicionar a lista de cadastros" basta clicar nela para salvar o novo fornecedor.

7° Campo - Nota Fiscal (Opcional): Esse é o campo para o número da nota fiscal, se não tiver não precisa colocar nada. Caso você precise cadastrar a mesma nota fiscal para várias contas com categorias diferentes, isso pode ser feito sem problema, o sistema apenas vai alertar que já existe uma nova com o mesmo número.

8° Campo - Descrição (Opcional): Esse campo é onde você colocará uma breve descrição dessa nota fiscal.

9° Campo - Moeda (Obrigatório): Esse campo é onde você colocará qual a moeda está sendo utilizada na conta, se é Real ou Dólar.

Produtos e Serviços

10° Campo - Itens/Insumos/Serviços (Opcional): Nesse campo só aparecerá os Produtos ou Serviços da Categoria previamente selecionada. Por exemplo, se a Categoria for "Insumos Agrícolas" o campo disponível será para Sementes, Fertilizantes, Defensivos e Serviços. Aqui, você irá colocar o insumo ou item comprado, a quantidade comprada, valor unitário e total. Se os insumos não estão no seu catálogo, basta digitar o nome dele no campo e clicar na mensagem "Não encontrado no catálogo, clique aqui para adicionar" e preencher os dados solicitados.

Valores

11º Campo - Valor total Esse campo é onde o valor total da conta será inserido ou somado de acordo com os itens e serviços listados.

12° Campo - Flutuação (Obrigatório - esse campo só aparece se a moeda Dólar estiver selecionada): Esse campo é onde você colocará se é cotação fixa ou se é cotação no pagamento. Mais detalhes nesse artigo aqui.

Pagamento

13° Campo - Conta bancária (Obrigatório): Selecione qual conta bancária deseja vincular essa despesa (É possível alterar a conta de pagamento na aba parcelas a pagar/extratos). 

14° Campo - Forma de Pagamento (Obrigatório): É nesse campo que você colocará a forma de pagamento, o dia e o valor de cada parcela.

Apropriação de Custo

15° Campo - Apropriação de Custo (Obrigatório): Por último, nesse campo você fará a apropriação de custo. Informando se é um "Custo Rateado", "Custo de Estoque" ou "Não Apropriar Custo". Para saber melhor como usar essa apropriação de custo, é só clica nesse artigo.

Pronto! Agora você sabe como registrar uma despesa!

_________________________________________________________________

Caso continue com alguma dúvida é só entrar em contato com o suporte da Aegro. Teremos o maior prazer de esclarecer as suas dúvidas.

Encontrou sua resposta?