O Aegro se conecta à Sefaz para importar automaticamente as notas fiscais que são emitidas contra o seu CPF/CNPJ. Saiba mais sobre esta funcionalidade!

Vantagens de fazer a importação de notas da Sefaz

  • Visualize todas as notas emitidas contra você, sem depender dos seus fornecedores

  • Lance suas despesas no Aegro com agilidade e mantenha o controle financeiro atualizado

  • Garanta a qualidade dos seus dados financeiros, evitando erros no lançamento manual das notas

  • Evite fraudes, manifestando se essa nota é real ou não

  • Guarde suas notas pelo tempo recomendado por lei

Para fazer a importação das notas da Sefaz, é necessário que você possua o perfil Proprietário, Gerente ou Financeiro e esteja acessando o Aegro pelo computador. Para que você possa baixar os arquivos e fazer a importação para o Aegro, seguiremos alguns passos:

  • 1º Declarar ciência (obrigatório)

  • 2º Manifestar a nota (opcional)

  • 3º Lançar no Aegro

Realizando a importação

Para realizar a importação, vá até a aba “Fiscal” e depois em “Importação Sefaz”.

No seu primeiro acesso, ao clicar sobre “Buscar notas na Receita”, você será direcionado para o local de cadastro do seu Certificado Digital A1. Você pode cadastrar mais de um certificado e optar por importar as notas referentes ao certificado que desejar.

Nas próximas vezes que acessar essa tela de importação, bastará clicar sobre “Buscar notas na Receita”

1º Confirme a ciência

Declarar ciência é o processo de informar para a receita que você está ciente que aquela nota foi emitida contra você. E esse é um passo obrigatório para a importação.


Você pode habilitar a opção de declaração da ciência automática, para isso basta clicar no ícone de engrenagem a direita

Clicar na seta para baixo, ao lado dos 3 pontos à direta do certificado e selecionar a opção "Ciência automática"

Caso essa opção não esteja ativa, em um primeiro momento, as suas notas em importação estarão na situação de “NÃO CIENTE”, e será necessário declarar a ciência manualmente, clicando sobre a nota e selecionando a opção "Declarar ciência".

Após declarada ciência, a situação dessa nota passa a ser “NÃO MANIFESTADA”.

A partir daqui você pode realizar as ações do passo 2 ou ir direto para o passo 3.

2º Manifeste a nota

A manifestação é uma etapa opcional, e existe para garantir mais segurança nas operações, atestando se de fato aquela operação ocorreu conforme descrito. Para manifestar essa nota você tem um prazo máximo de 180 dias e deve optar por alguma das 3 situações:

  • Confirmada: Essa opção indica que a operação ocorreu conforme o informado na NF-e. Quando a operação envolver entrega de mercadoria, a confirmação deve ser feita após o recebimento da mesma. Importante ressaltar que, depois da confirmação, a empresa emitente não pode mais efetuar o cancelamento desta nota.

  • Não realizada: Essa situação indica que, por algum motivo, a operação não se realizou. Como, por exemplo, devolução do produto sem entrada física da mercadoria na propriedade, sinistro da carga durante seu transporte, etc.

  • Desconhecimento: Você deve optar pelo desconhecimento se/quando ocorrer a utilização indevida da sua Inscrição Estadual por parte do emitente, para uma possível fraude. Essa opção protege você de passivos tributários.

Feito isso, suas notas terão o campo de manifestação atualizado:

Obs.: Caso você já tenha feito a manifestação da nota por algum outro sistema ou até mesmo em outra propriedade no Aegro e tente manifestá-la novamente, a seguinte mensagem aparecerá: “Rejeição: Duplicidade de evento”.

Nesse caso, é possível consultar a nota na Sefaz e corrigir sua situação de manifestação manualmente apenas no Aegro, ou declarar uma nova manifestação. De acordo com a Sefaz, é permitido alterar a situação de uma nota já manifestada apenas uma vez para cada opção.

3º Lance no Aegro

Ao clicar sobre “lançar no Aegro” você pode prosseguir normalmente com o cadastro de despesas da forma como já conhece.

Outras opções para facilitar seu gerenciamento de notas

  • Realizar ações uma a uma ou selecionar várias notas e realizar ações em massa;

  • Excluir notas antes de declarar ciência;

  • Arquivar notas já manifestadas;

  • Modificar por quais os certificados deseja fazer a busca ao clicar sobre o ícone da engrenagem;

  • Verificar se ainda possui alguma nota não manifestada ao clicar sobre o botão de “VERIFICAR”;

  • Completar o cadastro do fornecedor ao clicar sobre ele;

  • Ajustar a data de busca;

  • Fazer uso dos filtros: "Situação: Arquivada ou não arquivada", "Certificado digital A1", "Fornecedor - Cadastro Aegro", "Fornecedor - Documento", "Fornecedor - Razão Social", "Manifestação: Confirmada, não manifestada, não realizada, desconhecida, não ciente", "Número", "Status da manifestação: Sucesso, manual ou erro", "Série".

Encontrou sua resposta?