Todas as coleções
Aba Fiscal
Importação Sefaz
Como realizar a importação de notas da SEFAZ
Como realizar a importação de notas da SEFAZ

Veja passo a passo de como realizar a importação de notas utilizando seu certificado A1 no Aegro.

Letícia Borba Mondo avatar
Escrito por Letícia Borba Mondo
Atualizado há mais de uma semana

O Aegro se conecta à Sefaz para importar automaticamente as notas fiscais que são emitidas contra o seu CPF/CNPJ e também para outros CNPJs que tenham os 8 primeiros dígitos iguais ao do certificado, incluindo matriz e filiais.

Saiba mais sobre esta funcionalidade abaixo!

Vantagens de fazer a importação de notas da Sefaz

  • Visualize todas as notas emitidas contra você, sem depender dos seus fornecedores;

  • Lance suas despesas no Aegro com agilidade e mantenha o controle financeiro atualizado;

  • Garanta a qualidade dos seus dados financeiros, evitando erros no lançamento manual das notas;

  • Evite fraudes, manifestando se essa nota é real ou não;

  • Guarde suas notas pelo tempo recomendado por lei.

Para fazer a importação das notas da Sefaz, é necessário que você possua o perfil Proprietário, Gerente ou Financeiro e esteja acessando o Aegro pelo computador.

Para que você possa baixar os arquivos e fazer a importação para o Aegro, seguiremos alguns passos:

  • 1º Declarar ciência (obrigatório)

  • 2º Manifestar a nota (opcional)

  • 3º Lançar no Aegro

_____________________________________________________________________________________________

🚧 ATENÇÃO 🚧

A partir do início da busca de notas, se for a primeira vez que está fazendo esta importação, serão importadas apenas notas que forem emitidas após o momento de inserção do certificado.

Ou seja, se você inseriu o certificado no dia 01/01/2023 as 17h, só serão importadas notas emitidas após esta data.

Caso você já tenha utilizado a importação SEFAZ anteriormente, a pesquisa de notas recebidas tem um limite de retroatividade de até 3 meses.

Assim, se você já realizava a importação da SEFAZ, seja pelo Aegro ou outro sistema, as notas serão puxadas no período de até 90 dias atrás, puxando deste período retroativo.

_______________________________________________________________________________________________


Agora vamos explicar como cadastrar o certificado no Aegro.

Cadastro do certificado digital

Para realizar a importação, vá até a Aba Fiscal e depois em “Importação Sefaz”.

No seu primeiro acesso, ao clicar sobre “Novo documento para importação”, você será direcionado para o local de cadastro do seu Certificado Digital A1. Comece clicando em "Anexar", então você deve localizar e selecionar o arquivo já no formato .pfx ou .p12 do seu certificado A1 no seu computador e informar a senha dele.

Após cadastrar o certificado no Aegro, o sistema vai solicitar para que informe um nome para o documento e também irá informar automaticamente CPF/CPNJ e a data de expiração dele.

Você pode cadastrar mais de um certificado para realizar a importação de notas, e optar por importar as notas referentes ao certificado que desejar, basta habilitar a opção indicada na imagem abaixo.

Além disso, o Aegro também irá informar quando o certificado digital está expirado ou próximo da data de expiração.


Cadastrando CNPJ de filial NOVO

Esta funcionalidade foi pensada para os casos em que há mais de um CNPJ para a mesma empresa, como matriz e filiais, assim podendo importar as notas de todos os CNPJs pertencentes com um mesmo certificado.

Agora você pode adicionar um novo documento com o mesmo certificado, clicando nos nos 3 pontos à direita do certificado e clicando na opção de Novo documento com mesmo certificado digital, então editar os últimos 6 dígitos do CNPJ e definir um nome para o agente, conforme as imagens abaixo.

Após inserido o CNPJ, você deve clicar em salvar e, então, a importação das notas emitidas referentes a este CNPJ também serão importadas.
Você pode inserir mais de um CNPJ em um certificado, mas não é possível adicionar um mesmo CNPJ duas vezes.


Status do certificado NOVO


Uma nova visualização para conferir o status do/s seu/s certificados de forma mais simples!

Agora você consegue verificar todos os certificados inseridos na busca da SEFAZ e visualiza em lista, os status de cada um deles de acordo com a coloração.

Verde: o certificado está válido e importando notas normalmente.
Cinza: este agente está sem certificado no sistema, é necessário vincular um certificado a este CPF/CNPJ.
Vermelho: o certificado está vencido e é necessário emitir um novo certificado para que as importações voltem a ocorrer normalmente.
Amarelo: o certificado está com problemas no carregamento ou próximo de vencer, é necessário verificar se o certificado está sendo utilizado em outro sistema ou verificar a validade.

Importação de notas

Cadastrando o certificado e deixando ele habilitado para a importação de notas, o Aegro estará pronto para fazer as buscas de notas de forma automática. Buscamos as notas a cada duas horas, inclusive durante a madrugada, garantindo que nas próximas vezes que acessar essa tela de importação, suas notas já estarão disponíveis.

Para melhor acompanhamento, na parte superior do painel de notas, você será informado qual foi a última atualização com sucesso.

O Aegro também irá informar quando o certificado digital apresenta problemas:

Ou quando não conseguir realizar as buscas de notas, isso normalmente ocorre quando esse CPF/CPNJ é utilizado em mais de um software ou em mais de uma propriedade no Aegro para a mesma finalidade de busca de notas.

Confirme a ciência

Declarar ciência é o processo de informar para a receita que você está ciente que aquela nota foi emitida contra você. E esse é um passo obrigatório para a importação.

No momento de cadastrar o certificado digital é possível deixar a funcionalidade de "Ciência automática" ativa. Ou então basta você pode habilitar essa opção clicando no ícone de engrenagem a direita.

Logo clique na seta para baixo, ao lado dos 3 pontos à direta do certificado e selecione a opção "Ciência automática".

Caso essa opção não esteja ativa, em um primeiro momento, as suas notas em importação estarão na situação de “Não ciente”, e será necessário declarar a ciência manualmente, clicando sobre a nota e selecionando a opção "Declarar ciência".

Obs: Recomendamos deixar a opção de ciência automática habilitada já que a Sefaz limita a ciência em apenas até 10 dias após a emissão da NF-e. Caso você não reconheça a nota ou operação mas tem a ciência automática habilitada, não se preocupe pois você ainda poderá manifestar essa nota com as opções que serão comentadas abaixo.

Após declarada ciência, a Sefaz irá processar essa ação e após finalizada a situação dessa nota passa a ser “Não manifestada”. A partir daqui você pode realizar a ação de manifestar a nota, ou ir direto para o lançamento no Aegro.

Manifestação da nota

A manifestação é uma etapa opcional, e existe para garantir mais segurança nas operações, atestando se de fato aquela operação ocorreu conforme descrito. Para manifestar essa nota você tem um prazo máximo de 180 dias e deve optar por alguma das 3 situações:

  • Confirmada: Essa opção indica que a operação ocorreu conforme o informado na NF-e. Quando a operação envolver entrega de mercadoria, a confirmação deve ser feita após o recebimento da mesma. Importante ressaltar que, depois da confirmação, a empresa emitente não pode mais efetuar o cancelamento desta nota.

  • Não realizada: Essa situação indica que, por algum motivo, a operação não se realizou. Como, por exemplo, devolução do produto sem entrada física da mercadoria na propriedade, sinistro da carga durante seu transporte, etc.

  • Desconhecimento: Você deve optar pelo desconhecimento se/quando ocorrer a utilização indevida da sua Inscrição Estadual por parte do emitente, para uma possível fraude. Essa opção protege você de passivos tributários.

Feito isso, suas notas terão o campo de manifestação atualizado, no exemplo a baixo foi confirmado a operação da NF-e

O prazo para a manifestação da nota é de até 6 meses após a declaração da ciência.

Obs: Caso você já tenha feito a manifestação da nota por algum outro sistema e tente manifestá-la novamente, a seguinte mensagem aparecerá: “Rejeição: Duplicidade de evento”.

Nesse caso, é possível consultar a nota na Sefaz e corrigir sua situação de manifestação manualmente apenas no Aegro, ou declarar uma nova manifestação. De acordo com a Sefaz, é permitido alterar a situação de uma nota já manifestada apenas uma vez para cada opção.

Lançamento no Aegro

Ao clicar sobre o ícone “Lançar no Aegro” você deverá fazer a conciliação dos itens dessa nota com os itens do catálogo do Aegro e seguir com o lançamento da despesa no seu financeiro. Esses passos são os mesmos de uma importação com o arquivo .XML.

Arquivar ou descartar notas

Também é possível descartar ou arquivar notas que foram importadas, ao clicar nos 3 pontos no final de cada nota você verá essas opções.

A opção de descartar notas só fica disponível quando a nota ainda não teve a ciência confirmada. Ou seja, é possível descartar notas apenas quando elas possuem o status "Não ciente", sendo essa ação irreversível, então após descartá-la, você não verá mais essa nota dentro do sistema.

Mas para as notas que já tiveram a ciência ou manifestação realizada, você ainda pode arquivá-las caso deseje, e utilizando o filtro de "Situação" você ainda consegue visualizá-las.

Outras opções para facilitar seu gerenciamento de notas

  • Realizar ações uma a uma ou selecionar várias notas e realizar ações em massa;

  • Modificar por quais os certificados deseja fazer a busca ao clicar sobre o ícone da engrenagem à direita;

  • Completar o cadastro do fornecedor ao clicar sobre ele;

  • Ajustar o filtro de data de busca;

  • Fazer uso dos filtros: Certificado digital A1, CFOP, Fornecedor - Cadastro Aegro, Fornecedor - Documento, Fornecedor - Razão Social, Inscrição Estadual, Manifestação, Número, Status da manifestação, Status do processando e Série.

  • Abrir nota na Sefaz ou copiar a chave de acesso clicando nos 3 pontos no final da nota.

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?