Como cadastrar um emitente e destinatário para emissão NF-e
Nesse material vamos explicar como cadastrar ou atualizar um emitente e um destinatário para que possa emitir NF-e no Aegro!
Cadastrando um emitente
O primeiro passo para cadastrar um emitente é ter todas as informações dele em mãos, incluindo o certificado digital A1 cadastrado em seu computador.
Lembrando que emitimos notas para e-CPF e e-CNPJ, então você pode ter emitentes destes dois tipos!
Para saber mais sobre como cadastrar um emitente você também pode assistir o vídeo abaixo:
Vá até a aba Fiscal, em Notas Fiscais e clique em EMITIR NOTA FISCAL:
Vai abrir a tela de lançamento de uma nova receita, desça até a parte de Emitente e destinatário, clique no campo de emitente e selecione "+ Novo Cadastro":
Selecione o tipo de pessoa, Física ou Jurídica e preencha o dado solicitado no campo ao lado:
Após preencher este dado, abrirão outros campos para que você possa informar os dados!
Nome Fantasia: nome ...
Nome Fiscal: nome do emitente que sairá no cabeçalho da nota
Apelido: nome do emitente para que você consiga identificá-lo dentro do Aegro somente
Para poder emitir, o emitente deve estar cadastrado na SEFAZ e ter Inscrição Estadual ativa e contribuinte. Assim, o indicador do emitente sempre será Contribuinte e você precisa preencher o campo Número com o número da IE cadastrada na SEFAZ referente a este emitente.
Caso tenha diferentes IEs, cadastre mais de um emitente, cada um com uma IE.
Em seguida, vai preencher a Série e Número da NF-e, sendo que estes números variam de acordo com o tipo de pessoa informada mais acima no cadastro!
Em casos de pessoa física, dado CPF, a SEFAZ informa que a série deve ser de 920 a 969, já em casos de pessoa jurídica, dado CNPJ, informar série 1 a 889.
O número da nota varia de acordo com as emissões realizadas por este emitente anteriormente, caso não tenha sido emitida nenhuma nota, podes informar a primeira série e número da nota 1.
Caso tenha sido emitida nota anteriormente, confirme com sua contabilidade os números utilizados e configure o próximo número a partir do último número utilizado ou então informe outra série e inicie no número 1.
Após esta configuração, você vai precisar anexar o certificado A1 do emitente no Aegro!
Para isto, clique em CERTIFICADO DIGITAL A1*. Após localizar o arquivo .pfx no seu computador e selecioná-lo, basta informar a senha do certificado e já estará anexado.
Após isto, preencha as informações de contato, lembrando que o e-mail informado ali receberá um e-mail com as informações de cada nova nota emitida, constando informações do emitente, destinatário, chave de acesso e data de emissão!
Em seguida, informe o país e código postal. Se for Brasil, informando um CEP válido, o Aegro já realizará a busca dos dados de estado, cidade, bairro e logradouro de forma automática, sendo necessário preencher somente numero e complemento, se houver!
Após isto, você pode escolher se informará um endereço de retirada ou entrega diferente do de cobrança, selecionando na barra cinza para que fique verde e informar os dados da mesma forma que o endereço inicial.
Finalizado o cadastro, ainda tem um campo para inserir observações que achar necessário e depois disso é só salvar o emitente!
Cadastrando um destinatário
Para saber mais sobre como cadastrar um emitente você também pode assistir o vídeo abaixo:
https://youtu.be/0eZA-hWU9p8O cadastro do destinatário é bem similar ao cadastro de um fornecedor, porém, possui alguns campos a mais exigidos pela SEFAZ no momento de envio desta nota!
Assim, o cadastro de um destinatário se assemelha bastante ao de um emitente, porém sem a necessidade de cadastrar o certificado digital e podendo informar diferentes tipos no campo Indicador de Inscrição estadual.
Os Indicadores referem-se ao tipo de relação que o destinatário tem em relação a Receita, ao informar Contribuinte e Não Contribuinte você precisará informar uma Inscrição Estadual válida.
Caso o destinatário não tenha Inscrição Estadual, pode informar como indicador Contribuinte Isento.
Os demais campos são iguais ao cadastro de um emitente, então só seguir o mesmo fluxo. Caso tenha vindo diretamente para esta parte, mais acima temos o passo a passo de como cadastrar o emitente, você pode seguir os mesmos passos com as adaptações mencionadas aqui!
É isto, agora você já sabe cadastrar tanto um novo emitente, quanto um destinatário para emissão no Aegro!
_________________________________________________________________
Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!