Skip to main content
Skip table of contents

Como fazer recusa de nota fiscal?

A recusa de nota fiscal é um procedimento utilizado para informar que a operação registrada na NF-e não está correta ou não foi realizada conforme as normas fiscais.

Neste artigo, abordaremos o procedimento de recusa de nota fiscal, explicando passo a passo como realizar essa ação no sistema, garantindo que todos os requisitos fiscais sejam atendidos corretamente.

Caso uma nota fiscal seja emitida contra o seu CNPJ/CPF, você, como destinatário, poderá informar ao Fisco que tem conhecimento da emissão e confirmar se a operação foi realizada, se não ocorreu ou se é desconhecida.

A recusa de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ocorre quando o destinatário não aceita a operação registrada, podendo manifestar essa decisão por meio dos eventos Operação não realizada ou Desconhecimento de operação.

Operação não realizada

Ao manifestar uma nota fiscal com o evento de “Operação não realizada”, é comunicado ao Fisco que, por alguma razão, a operação indicada na NF-e não foi concluída, e isso pode ocorrer devido a situações como devolução sem a entrada física da mercadoria, recusa do recebimento, sinistro da carga durante o transporte, entre outros.

Então, se você reconhece a operação descrita na NF-e, mas não recebeu a mercadoria conforme o acordado, o evento "Operação não realizada" deverá ser indicado, juntamente com a justificativa pela qual esse evento foi selecionado.

Desconhecimento da operação

O evento de “Desconhecimento da operação” tem como finalidade informar que a nota fiscal emitida contra seu CPF/CNPJ não foi reconhecida. Esse evento é uma forma de proteção contra fraudes e erros de emissão, permitindo que o destinatário informe à Secretaria da Fazenda que não reconhece aquela operação.

OBS.: Os eventos de “Operação não realizada” ou “Desconhecimento da operação” não cancelam o documento fiscal, mas servem como um alerta ao Fisco, ajudando a evitar problemas futuros e demonstrando que a operação não foi realizada ou não foi reconhecida.

Passo a passo para realizar a recusa de NF-e no Aegro

  1. Dentro de Fiscal, acessa a aba “Importação SEFAZ”;

  2. Selecione a(s) NF-e(s) a que devem ser manifestadas, ou como “Operação não realizada”, ou “Desconhecimento da operação”. É possível selecionar o caixa de seleção à esquerda da nota, que ficará assim ✅ e clicar em DECLARAR MANIFESTAÇÃO:

image-20250221-141937.png

Clique em DECLARAR MANIFESTAÇÃO para prosseguir

Também é possível selecionar o ícone de três pontos correspondentes à nota, localizados à direita da tela, e clicar sobre a opção Declarar manifestação;

image-20250221-143524.png

Menu da NF-e

  1. Irão ser exibidas as opções para manifestação da nota, bastando clicar sobre a opção desejada;

image-20250221-142319.png

Selecione uma das opções para prosseguir

  1. Ao selecionar a opção Operação não realizada, será necessário informar a justificava para tal;

image-20250221-142938.png

Preencha a justificava para concluir a manifestação da NF-e

  1. Após selecionar a opção necessária, basta clicar em CONCLUIR. Assim, o processo de manifestação da nota fiscal será processado pela SEFAZ.

Como vimos, o processo de recusa de notas fiscais é de grande importância para evitar problemas fiscais envolvendo operações que não foram realizadas ou que não foram reconhecidas. Com o Aegro, esse processo é prático e pode ser feito em poucos cliques.

Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!

Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.