Skip to main content
Skip table of contents

Como inutilizar numeração de NF-e no Aegro

A identificação das emissões de nota fiscal é um aspecto crucial para a conformidade tributária e a gestão fiscal das empresas onde, no Brasil, essa identificação segue dois parâmetros principais: a série e o número da NF-e emitida.

A legislação de alguns estados estabelece que, em caso de quebra nesta sequência numérica, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) deve ser informada sobre a situação, juntamente com a justificativa do problema, dentro de um prazo específico.

Este artigo aborda a importância da inutilização de numeração de NF-e e orienta sobre o processo a ser seguido para garantir que você, produtor, mantenha sua regularidade fiscal e evite complicações com o Fisco.


A identificação de suas emissões de nota fiscal segue dois parâmetros: sendo a série e o número da NF-e emitida.

Essa numeração possui uma sequência lógica e crescente, de modo que, a legislação de alguns estados determina que, caso ocorra quebra na sequência, ou seja, intervalos na sequência da numeração, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) deve ser comunicada da situação a partir da justificativa do problema, até 10 dias do mês subsequente.

Exemplo prático:
Se você configura o emitente para que utilize a série 920 e a nota fiscal número 01 foi emitida e, na próxima emissão de nota fiscal, for utilizado o número 15, a sequência de numeração foi quebrada.
Assim, deve-se inutilizar o intervalo de numeração entre 02 e 14, pois a numeração não seguiu uma sequência lógica.
E, se a quebra de sequência foi identificada no mês de agosto, a numeração deve ser inutilizada, no máximo, até 10 de setembro.

Obrigatoriedade de CPF e CNPJ

Todos os emitentes CNPJ podem realizar a inutilização de numeração em caso de quebra de sequência.

Emitentes CPF do estado do MT, são obrigados a realizar a inutilização quando há quebra de sequência.

Já emitentes Pessoa Física dos demais estados que realizarem a quebra de sequência, não necessitam inutilizar a numeração, mas devem aproveitar a numeração que não foi utilizada anteriormente, utilizando a numeração do intervalo para emissão de novas notas fiscais.

Para que serve a inutilização?

A inutilização de numeração serve justamente para que o produtor transmita este aviso aos órgãos fiscalizadores, informando a justificativa e que a numeração das notas fiscais informadas na sua comunicação não será utilizada.

Assim se, por algum motivo, a sequência da numeração de suas notas foi interrompido, pulando algum número na sequência de emissões realizadas, será necessário verificar com sua contabilidade sobre a necessidade de inutilizar a numeração, evitando problemas futuros com o Fisco.

Como inutilizar numeração de NF-e no Aegro?

Acesse a aba Fiscal, indo em Notas Fiscais, onde poderá visualizar as notas emitidas.

Confira o intervalo de numeração utilizado e quais numerações não foram utilizadas, para que seja informado na inutilização.

Exemplo prático:
Se você configura o emitente para que utilize a série 920 e a nota fiscal número 01 foi emitida e, na próxima emissão de nota fiscal, for utilizado o número 15, a sequência de numeração foi quebrada.
Assim, deve-se inutilizar o intervalo de numeração entre 02 e 14, pois a numeração não seguiu uma sequência lógica.


Com o intervalo de inutilização já definido, clique nos 3 pontos ao lado da coluna Ações e na opção Inutilizar numeração de NF-es

image-20250827-172622.png

Inutilizar numeração de NF-es


Ao clicar nesta opção, será aberta uma nova janela, com as informações do período a ser inutilizado.

image-20250827-172802.png

Preencha os campos


Abaixo trazemos todos os campos e como preenchê-los:

  • Emitente: selecione o emitente vinculado a numeração que está inutilizando. Ele deve estar devidamente cadastrado no Aegro para prosseguir.

  • Série: informe a numeração da séria ao qual o intervalo de numeração está vinculado.

  • Ano: informe o ano vigente.

  • Número inicial: informe a numeração inicial do intervalo. Caso seja apenas um número a ser inutilizado, preencha este e o campo Número final com o mesmo dado.

  • Número final: informe a numeração final do intervalo. Caso seja apenas um número a ser inutilizado, preencha este e o campo Número inicial com o mesmo dado.

  • Justificativa: informe o motivo pelo qual houve a quebra da sequência.


Em caso de dúvida, orientamos confirmar com sua contabilidade os dados a serem preenchidos, para evitar complicações com a SEFAZ.

O emitente deve estar com certificado digital válido para que a inutilização seja corretamente enviada.


Uma vez preenchidos todos os campos, basta clicar em CONFIRMAR para enviar a inutilização à SEFAZ.

inutilização.gif

Como inutilizar numeração de NF-e

Prontinho, agora você já sabe como realizar a inutilização de numeração de NF-e!

Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!

Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.