Neste artigo, você verá como registrar a colheita da sua produção no Aegro Web, desde a definição de metas de produtividade até o preenchimento das informações gerais, transporte, produção, descontos e dados adicionais.
Também apresentaremos as novidades da tela de Colheita, incluindo o preenchimento automático por IA a partir de arquivos de romaneio e as melhorias para acompanhar seus indicadores com mais precisão.
Caso queira saber como registrar Atividade e Carga de Colheita pelo aplicativo Aegro Campo, clique aqui para acessar o artigo específico.
Confira abaixo os tópicos neste artigo:
Definindo meta de Colheita
Antes de iniciar o seu registro de cargas, você pode estipular uma meta de produtividade por área diretamente no painel. Para fazer isso, basta localizar o talhão desejado na lista lateral, clicar na opção + Meta ao lado do nome do talhão e preencher o valor estimado.
O sistema permite alternar a unidade de medida (como sacos de 60kg, quilos, caixas, etc.), garantindo que a meta fique alinhada ao padrão de controle da sua cultura.
Abrindo um novo registro de Colheita
Para registar a colheita da sua produção, primeiramente você precisa entrar na aba Colheita dentro da safra.
Ali serão apresentados alguns dados, como as áreas vinculadas à safra e alguns indicadores para que possa estar acompanhando sua colheita e produtividade.
Para realizar esse registro, é só clicar no botão NOVO REGISTRO DE COLHEITA, destacado em verde, no canto superior esquerdo.
Clique na imagem para visualizar
Em seguida, será aberta uma janela de Novo registro de colheita onde fará o registro dos dados da colheita.
Você poderá realizar o preenchimento de duas formas: com IA a partir de um arquivo de áudio, texto, foto ou através do preenchimento manual.
Preenchimento automático via IA
Agora você poderá importar arquivos dos seus Romaneios para preenchimento automático de alguns campos com auxílio de uma Inteligência Artificial!
Para utilizar a funcionalidade, você pode tanto clicar no botão de Importar arquivo, sinalizado pela flecha ⬆️ ao lado de Preenchimento automático e selecionar o arquivo do seu computador.
Ou então, arraste o arquivo de áudio, texto, PDF ou imagem desejado para a sessão Preenchimento automático e aguarde o processamento das informações do arquivo.
Os dados serão preenchidos conforme a interpretação da IA, ou seja, data, número de romaneio, nota e outras informações podem ser preenchidas.
Não é possível realizar a importação de várias colheitas simultaneamente.
O processamento com auxílio da Inteligência Artificial deve ser realizado carregando um arquivo de romaneio por vez, garantindo a correta individualização e revisão de cada registro.
Recomendamos que, após a importação do arquivo, você revise os dados do registro de Colheita com atenção.
Ao seguir este procedimento, você assegurará que todas as informações sejam preenchidas de maneira correta, evitando retrabalhos. Isso é fundamental, pois, ao utilizarmos a Inteligência Artificial para o processamento dos dados dos arquivos, ela pode interpretar os dados de forma diferente do que está no arquivo. Além disso, cada importação do arquivo pode ser interpretada de maneira distinta, resultando em respostas de preenchimento variadas.
Verifique no gif abaixo como realizar o preenchimento automático dos dados através de um arquivo!
Cultivar, destino e safra não podem ser preenchidos automaticamente
Importante destacar que, ao verificar as áreas baseado nos dados do arquivo, o sistema vai buscar somente baseado no nome individual da área, não dos agrupadores.
Ou seja, ao informar no Romaneio alguma área e seu agrupador, somente conseguirá localizar as áreas, para facilitar a identificação, exibimos destacadas em vermelho na imagem abaixo.
Formatos aceitos
O preenchimento automático pode ser feito a partir de arquivos de áudio, texto, PDF ou imagem nos formatos mencionados abaixo:
|
Áudio |
Texto |
|
Imagem |
|---|---|---|---|
|
.m2a
|
.txt |
|
.pn.jfif
|
Preenchendo manualmente
Caso deseje, você pode preencher todo o registro de forma manual, e, para te auxiliar em como preencher, trazemos um vídeo bem completo sobre como registrar sua colheita!
Seções dentro do registro de Colheita
Abaixo vamos trazer cada uma das seções de dados disponíveis em registros de colheita.
Caso tenha utilizado a opção de Preenchimento automático com a IA, confira os dados preenchidos e ajuste conforme necesidade.
Informações gerais
Aqui serão listadas as infos gerais da colheita, onde aparecerão quatro campos:
Safra
Neste campo será informada qual safra está registrando esta colheita. Este é um campo apenas informativo, não sendo possível alterar a safra selecionada.
Áreas colhidas
Aqui você irá selecionar quais áreas estão vinculadas a produção que está registrando nesta colheita.
Para registrar, clique no campo e marque as caixas de seleção ao lado da/s área/s que deseja vincular a este registro.
Agora você poderá selecionar todas as áreas vinculadas a esta safra, marcando a caixa de seleção ao lado de Todas as áreas, ou selecionar pelo Agrupador de Áreas utilizado, clicando nele, serão marcadas todas as áreas daquele agrupador que constam vinculadas a esta safra.
Data
Neste campo você informará a data que esta produção foi colhida. Será nesta data que será registrada a entrada do produto colhido ao silo informado no campo Destino informado na sessão Transporte.
Número do Romaneio
Este campo é opcional, mas aqui você pode o número referente ao romaneio que deu origem a colheita registrada.
Transporte
Nesta sessão você poderá informar os dados referente ao transporte de sua produção, trazemos abaixo a descrição de cada campo.
Identificador
É um campo opcional, com comportamento similar ao agrupador, onde você pode informar um identificador específico, geralmente sendo informado a placa do veículo utilizado na colheita ou o motorista responsável.
Número da nota fiscal
É um campo de texto livre e opcional que você pode informar a numeração da nota fiscal vinculada ao transporte desta colheita, geralmente sendo utilizada por produtores que colhem em um local mas armazenam sua produção em outro.
Você pode preencher este campo com até 120 caracteres.
Destino
Agora você pode escolher se deseja informar um destino para sua produção ou não, através das opções abaixo:
-
Colher para silo
-
Colher para contrato de venda
-
Apenas colher (sem destino)
A opção Colher para contrato de venda faz parte da funcionalidade Vendas, que está disponível para clientes dos planos Avançado e Premium. Caso queira saber mais sobre a disponibilidade para sua propriedade, verifique com seu gerente de contas e agende uma demonstração!
Abaixo trazemos cada uma das opções de destino de sua colheita e como utilizá-las.
Colher para silo
Ao abrir um novo registro de colheita, a opção Colher para silo estará selecionada automaticamente, podendo ser alterada conforme sua necessidade.
Esta opção Colher para silo permite que você registre a produção diretamente para o silo de seu Estoque de Produção, assim podendo registrar as vendas conforme sua operação.
Ao utilizar esta opção exibe o campo de + Silo, que possui preenchimento obrigatório, para que informe qual silo deseja enviar a produção líquida informada no registro de colheita que está preenchendo.
Clicando em + Silo, será exibida a listagem de silos cadastrados em sua propriedade, utilize a barra Pesquisar para realizar a busca pelo nome do silo e então selecioná-lo.
Caso não tenha o Silo cadastrado, será necessário acessar a aba Estoque de produção e cadastrá-lo antes de prosseguir com o registro de colheita.
Para que seja possível informar destino, o silo deve estar previamente cadastrado na aba de Estoque de produção.
Colheita para contrato de venda
Você também poderá escolher a opção de Colher para contrato de venda para registrar a colheita diretamente para o Contrato de Vendas registrado na aba de Vendas.
Esta opção faz parte da funcionalidade Vendas, que está disponível para clientes dos planos Avançado e Premium. Caso queira saber mais sobre a disponibilidade para sua propriedade, verifique com seu gerente de contas e agende uma demonstração!
Ao selecionar esta opção, aparecem dois campos: Fornecedor/Comprador e Contrato de venda.
-
+ Fornecedor/comprador: clique no campo e selecione o cliente na lista. Este deve ser o mesmo cliente vinculado ao contrato de venda a ser registrado nesta colheita. O cadastro selecionado será usado como filtro para facilitar a localização do contrato no campo ao lado.
-
+ Contrato de venda: clique no campo e selecione o contrato de venda na lista. Este campo fica disponível para seleção somente após a definição do cliente, e os contratos exibidos são filtrados por ele. Se não houver contrato registrado para este cliente, clique em ADICIONAR CONTRATO DE VENDA para registrar um novo contrato.
Esta opção registra a colheita tanto na listagem de Colheita como também em Movimentações Físicas, em Saídas sem NF-e definida, dentro do contrato de venda.
A quantidade de produção líquida informada no registro de colheita será automaticamente encaminhada ao contrato e este será considerado para a quantidade entregue do mesmo.
Apenas colher (sem destino)
Caso não queira informar destino, selecione a opção Apenas colher (sem destino).
Não será disponibilizado nenhum campo extra para preenchimento e esta produção informada não será destinada a nenhum local.
Ao não definir um Destino, a Colheita será registrada porém não dará entrada em seu silo, podendo afetar o relatório de Rentabilidade da safra.
Produção
Nesta sessão irá informar de fato o que é relativo a sua produção, ou seja, o que foi colhido, a unidade de medida utilizada e os pesos brutos, tara, líquido e os descontos.
Abaixo vamos descrever cada um dos campos:
Cultivar
Aqui será informado, por padrão, o produto de cultura da safra, para que tenha uma visão mais clara do produto colhido.
Se desejar, você pode informar a colheita de uma cultivar específica clicando na flecha 🔽 , você pode utilizar a barra de busca para localizar a cultivar ou então cadastrar uma nova cultivar em seu catálogo.
É importante verificar a cultivar registrada nas atividades de plantio, informando a mesma cultivar para que a produtividade da safra seja calculada corretamente.
Além disto, se desejar colher por cultivar, você precisará também realizar as vendas por cultivares.
Unidade
Aqui você informará qual a unidade de medida deseja fazer o controle desta produção.
Por enquanto, somente são disponibilizadas opções de peso.
Basta clicar na flecha 🔽 e selecionar a unidade de peso desejada para este registro.
Peso bruto da carga
Neste campo você informará o peso bruto total da produção colhida em sua safra considerando peso da tara, sendo embalagem/caminhão, por exemplo.
É a partir desta quantidade que os demais campos serão deduzidos, caso o cálculo automático esteja ativado.
Para informar um peso com decimais, digite os números inteiros, a vírgula e depois os decimais.
Tara
Neste campo, você informará o peso total referente a tara da embalagem ou armazenamento utilizado para pesagem.
Este é a primeira quantidade que irá ser deduzida do peso bruto, caso esteja com o cálculo automático ativado.
Peso bruto da produção
Aqui será informado o peso bruto do produto colhido, que seria o peso total bruto já sem a tara.
É a partir deste peso que os descontos abaixo serão aplicados.
Se estiver com a opção de calcular automaticamente ativa, o Aegro irá calcular com base nos dois campos informados acima.
Descontos
Os descontos são cadastrados pelo time de produto e temos uma lista bem completa com os principais descontos utilizados pelos produtores!
Você pode escolher quais descontos deseja definir como padrão em cada safra, clique aqui para saber como e quais descontos estão disponíveis.
Uma vez definidos na safra, os campos respectivos de cada desconto serão exibidos no registro de colheita, separados pelo tipo de cálculo a ser considerado: a partir do peso bruto de produção ou do peso após desconto de Impurezas.
Cada desconto terá três campos para que você preencha:
Índice: é o campo que informará o dado correspondente ao índice deste desconto, um exemplo seria Umidade 13%. Este campo é apenas informativo e não será utilizado para cálculo.
Desconto (%): aqui você informará a porcentagem de peso do produto que será descontada do peso total. Pode ser preenchido automaticamente quando o cálculo automático está ativo.
Peso descontado: aqui é informado o peso que será descontado, referente ao desconto em questão. Pode ser preenchido automaticamente quando o cálculo automático está ativo.
ATENÇÃO
Se esta propriedade não resultou em desconto de peso de sua produção, preencha apenas o índice, deixando o campo Desconto (%) sem valor para que não seja deduzido do peso de sua produção.
Cálculo automático de Desconto e Peso descontado
Caso o cálculo automático esteja ativado, você poderá preencher manualmente o campo de Desconto ou Peso descontado.
A partir do campo preenchido, o campo adjacente será calculado automaticamente e preenchido obedecendo a lógica explicada nos tópicos abaixo, conforme a base de cálculo considerada: aplicado no peso bruto de produção ou aplicado após desconto de Impurezas.
Preenchendo o campo Desconto
Ao preencher o campo Desconto, o campo Peso descontado será calculado de acordo com a definição feita na safra.
-
Se desconto aplicado no peso bruto de produção, será calculado de acordo com a porcentagem informada, com base no peso bruto de produção.
-
Se desconto aplicado após Impurezas, será calculado de acordo com a porcentagem informada, com base no peso após o desconto da Impurezas do peso bruto de produção.
Para identificar qual o peso da base do cálculo, após a remoção das impurezas, passe o mouse 🖱️ sobre o ícone de ajuda ao lado do texto Descontos aplicados no peso após remoção de impurezas.
Preenchendo o campo Peso descontado
Ao preencher o campo Peso descontado, o campo Desconto (%) será calculado de acordo com a definição feita na safra.
-
Se desconto aplicado no peso bruto de produção, será calculada a porcentagem de Desconto de acordo com o peso descontado informada, com base no peso bruto de produção.
-
Se desconto aplicado após Impurezas, será calculada a porcentagem de Desconto de acordo com o peso descontado com base no peso após o desconto da Impurezas do peso bruto de produção.
Para identificar qual o peso da base do cálculo, após a remoção das impurezas, passe o mouse 🖱️ sobre o ícone de ajuda ao lado do texto Descontos aplicados no peso após remoção de impurezas.
Identificando dado preenchido
Para auxiliar a identificar qual informação você preencheu de forma manual, o campo estará identificado com um pin 📌 e, caso haja alteração em algum dado que influencie o valor calculado, este campo não será recalculado, sendo aplicado o recalculo nos demais.
Ao passar o mouse sobre o pin, você poderá verificar o aviso de que este campo não será recalculado.
Ou seja, se preencheu manualmente o Peso descontado, ao alterar o peso bruto de carga, por exemplo, o que será recalculado é a porcentagem que foi calculada de forma automática.
Classificação
Esta campo é um campo de texto livre que você pode preencher com as informações de classificação de sua cultivar como, por exemplo, qualidade: Grupo 1, 2 ou 3. Você pode informar até 120 caracteres neste campo.
Peso total descontado
Como o próprio nome diz, este campo deve ser preenchido com o total da soma de todos os pesos de descontos informados acima, ou seja, total de perda de peso do que foi colhido.
Com o cálculo automático ativo, este campo será calculado com base em todos os pesos descontados informados.
Peso total líquido
Aqui será informado o peso líquido de sua colheita, ou seja, o peso total colhido já com tara e descontos deduzidos.
É esta quantidade que será encaminhada como produção para o seu silo, caso informe um Destino.
Caso o o cálculo automático ativo, este campo será calculado com base no peso bruto descontando todos os pesos descontados informados acima.
Seletor de cálculo automático
Nesta sessão também teremos a opção de Calcular valores automaticamente.
Selecionando a opção, serão calculados os descontos informados, gerando o Peso total líquido.
Você também pode informar manualmente, basta desmarcar a opção, deixando-a em cinza, assim personalizando ainda mais seu registro de colheita.
Registros de colheita da versão anterior terão, por padrão, o cálculo automático desativado, para garantir que valores informados estejam corretos.
Caso deseje, poderá ajustá-los para que fiquem de acordo com a sua preferência.
Informações adicionais
Como o próprio nome informa, neste campo serão apresentados campos para informações adicionais de seu registro de colheita.
Você poderá informar agrupadores para sua colheita, assim como observações de até 2000 caracteres e até mesmo anexar arquivos clicando em SELECIONE ARQUIVOS.
Finalizando a colheita
Após conferir e ajustar conforme sua necessidade todos os campos obrigatórios, você poderá clicar em:
-
SALVAR E NOVO: para salvar esta colheita e reaproveitar algumas informações em um novo registro aberto automaticamente, mantendo a seleção de área, se você escolheu um cultivar específico ou não, data, identificador, destino e unidade.
Assim, você insere somente as informações respectivas de produção, descontos e demais observações do novo romaneio. Essa opção existe, pois há uma tendência de que haja muitas colheitas ou romaneios com essas informações em comum. -
SALVAR: onde este registro será salvo e voltará a tela de colheita com a listagem dos registros já cadastrados nesta safra.
Depois que você registrar a colheita e tiver informado o Destino, esse produto será encaminhado para o destino selecionado, alimentando a aba Estoque de produção, na propriedade, onde poderá ser vendido.
Criando cópia
Agora você também poderá criar cópias de registros de Colheita diretamente pela listagem!
Para criar uma cópia de um registro, localize-o na listagem de colheitas e clique nos 3 pontos ao lado do registro.
Em seguida, selecione a opção Criar cópia, esta ação criará a cópia e já abrirá edição da mesma para que possa conferir e alterar qualquer informação que julgar necessário
Após a edição, clique em SALVAR e o registro copiado será adicionado à listagem.
Com esse registro, você poderá ver os indicadores de produtividade e produção, na aba de Colheita e também em Indicadores e Relatórios.
Registro de atividade de colheita e cargas de Colheita no app Aegro Campo
Para saber mais como poderá registrar atividades e cargas de colheita pelo aplicativo Aegro Campo, clique no link abaixo:
Atividade de colheita e registro de produção no aplicativo Aegro Campo
Pronto! Agora você sabe como registrar a sua colheita sem erros!
Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!
Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.