Mudanças na emissão com a Reforma tributária
A Reforma Tributária trouxe uma série de novidades para quem emite notas fiscais no Brasil, incluindo a criação dos tributos IBS e CBS.
Sabemos que qualquer mudança na legislação pode gerar dúvidas e preocupações, principalmente sobre o impacto no dia a dia da fazenda e nos custos da operação.
Por isso, preparamos este artigo para explicar, de forma simples e direta, como o Aegro já está adequado às novas exigências e o que muda, na prática, para você em 2026.
A Reforma tributária está em vigor, mas não se preocupe!
Em 2026, o destaque do IBS/CBS é de caráter apenas informativo e não gerará custo no valor total da nota, conforme regulamentado pela Receita Federal, isto significa que os campos serão informados nas notas emitidas a partir de então, mas não haverá impacto real em sua operação financeira por enquanto.
Para facilitar ainda mais sua adaptação e adequação a esta novidade, apresentamos as mudanças no emissor do Aegro!
Confira o passo a passo interativo abaixo!
https://app.storylane.io/share/kqnkffrppkui
Vídeo explicativo
Preparamos um vídeo bem completo de exemplo de emissão informando IBS e CBS, para que esteja ainda mais claro para você, produtor, como realizar esta emissão de acordo com as exigências impostas na Reforma Tributária.
https://youtu.be/LJ74OOzHSYQ?si=kQPb3VJA8FUWp3bAOnde estão as atualizações de adequação à Reforma tributária
Emitente
Agora será necessário informar, dentro do cadastro do emitente, qual o Regime IBS/CBS respectivo
Para isto, basta adicionar ou editar o emitente e, em Regimes Fiscais, selecionar a opção desejada: Contribuinte ou Não contribuinte.
Após preencher este e outros dados obrigatórios, identificados por *, basta clicar em SALVAR E FECHAR e seguir com sua operação.

Informe no Emitente se é Contribuinte ou Não contribuinte do Regime IBS/CBS
Se o rendimento anual for superior a R$ 3.600.000, considera-se contribuinte; caso contrário, considera-se não contribuinte.
É fundamental que você consulte sua contabilidade para verificar a melhor forma de preenchimento.
Operação
Você poderá seguir com o preenchimento de sua nota de forma mais automatizada, através das operações já cadastradas pelas regras fiscais, ou então clicar em Digitar manualmente e informar os dados de Natureza da Operação, CFOP e outras informações de forma manual.
Dica Aegro
Você pode sugerir novas regras fiscais para gerar operações conforme sua necessidade, confira no link Como consultar e sugerir regras fiscais

Selecione a Operação cadastrada ou informe manualmente
Itens
Após informar um item no preenchimento da nota, ao clicar em DETALHAR ao lado do mesmo, você poderá observar uma nova seção IBS/CBS, logo abaixo do ICMS.
Ali poderá preencher as informações respectivas a respeito destes tributos, como o CST e Classificação Tributária (cClassTrib)

Campos de IBS/CBS no DETALHAR do item
Ao informar dados que exijam cálculo de IBS/CBS, serão exibidos campos já preenchidos conforme o cálculo realizado automaticamente, assim agilizando a emissão de sua nota.
A opção de ativar ou desativar a opção Calcular tributos automaticamente somente afeta o cálculo de ICMS, não sendo aplicável ao IBS/CBS.
Tributos IBS e CBS somente são calculados de forma automática, não podendo ser preenchidos de forma manual.

Campos de IBS/CBS
Após preencher todas as informações obrigatórias do DETALHAR do item, você poderá prosseguir com a digitação e emissão de sua nota.
Pronto, agora você sabe quais adequações foram realizadas para conformidade com a Reforma tributária!
Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!
Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.