Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesAba FiscalCertificado Digital
Como cadastrar ou atualizar seu certificado digital A1 no Aegro
Como cadastrar ou atualizar seu certificado digital A1 no Aegro

Veja como cadastrar ou atualizar seu certificado digital no Aegro

Letícia Borba Mondo avatar
Escrito por Letícia Borba Mondo
Atualizado há mais de uma semana

Nesse material vamos explicar como cadastrar ou atualizar seu certificado digital A1 no Aegro. Antes disso, para saber mais sobre o certificado A1 você também pode assistir o vídeo abaixo:

No Aegro, você pode cadastrar seu certificado digital A1 para duas ocasiões, emitir NF-e e para a importação de notas da Sefaz, nesse artigo vamos explicar como anexar ou atualizar seu certificado em ambas funcionalidades.


Emissão de NF-e

Para emitir NF-e no Aegro, é necessário cadastrar o emitente e anexar seu certificado digital A1, lembrando que emitimos notas para e-CPF e e-CNPJ.

Vá até a aba Fiscal e clique em EMITIR NOTA FISCAL:

Vai abrir a tela de lançamento de uma nova receita, desça até a parte de Emitente e destinatário, clique no campo de emitente e selecione "+ Novo Cadastro":

Basta preencher os campos solicitados sobre o emitente e logo abaixo, no cadastro do certificado digital A1 clique em CERTIFICADO DIGITAL A1*. Após localizar o arquivo .pfx no seu computador e selecioná-lo, basta informar a senha do certificado e salvar.

Atualizar o certificado para Emissão

Para atualizar o certificado na emissão de notas e bem simples, clique na bolinha azul à direita "Novo lançamento" na aba Fiscal:


E também vá até a parte de Emitente e destinatário, basta selecionar o emitente que deseja atualizar o certificado e clicar em EDITAR em verde ao lado do nome.


Logo abaixo clique em SUBSTITUIR, anexe o novo certificado, informe a senha e clique em salvar.

Também é possível cadastrar ou atualizar o certificado digital do emitente acessando diretamente a tela de Fornecedores, para isso basta clicar no ícone de livro no canto superior direito e selecionar a opção "Fornecedores".

Lá você verá duas abas, que é a de Fornecedores e de Emitentes, clicando na de emitentes você poderá editar os cadastros já existentes clicando nos 3 pontos à direita do emitente que você deseja atualizar o certificado.

Ou para cadastrar um novo emitente basta clicar no ícone azul no canto direito inferior.

Além disso, nessa tela você poderá acompanhar o status do seu certificado e também gerar um relatório dos emitentes, basta clicar no ícone de impressora, virá as seguintes informações: nome, e-mail, registro, telefone, UF, cidade, CEP, logradouro, Nº, bairro, complemento e observações.


Importação Sefaz

Para anexar seu certificado A1 e realizar a importação, vá até a Aba Fiscal e depois clique na aba Importação Sefaz.


No seu primeiro acesso, ao clicar sobre BUSCAR NOTAS DA RECEITA, você será direcionado para o local de cadastro do seu Certificado Digital A1.


Basta clicar em CERTIFICADO DIGITAL A1*, localizar o arquivo do certificado digital no seu computador, informar a senha e o Aegro já vai salvar com os dados do certificado (nome e CPF/CNPJ), é só conferir se tudo certo e clicar em SALVAR.

Pronto! O Aegro vai buscar as notas desse certificado e importá-las para o sistema.

Atualizar o certificado para Importação


O Aegro vai indicar na Aba Importação Sefaz da Aba Fiscal quando o certificado digital está expirado com o seguinte alerta:


Para atualizar o certificado basta clicar no ícone de engrenagem logo à direita:

Vai aparecer a tela de configurações dos certificados, basta clicar nos 3 pontinhos ao lado do certificado que deseja atualizar.

Clique em SUBSTITUIR e insira o novo certificado, da mesma forma como inseriu o anterior.
Basta clicar em CERTIFICADO DIGITAL A1*, localizar o arquivo do certificado digital no seu computador, informar a senha e o Aegro já vai salvar com os dados do certificado (nome e CPF/CNPJ), é só conferir se tudo certo e clicar em SALVAR.

Outra opção também é clicar nos 3 pontos ao lado do certificado e excluir o certificado expirado.


Logo clicar em "+ NOVO DOCUMENTO PARA IMPORTAÇÃO", anexando o certificado atualizado.

Pronto! Agora você pode emitir NF-e e importar suas notas da Sefaz diretamente no Aegro!

_________________________________________________________________

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou pelo WhatsApp!

Respondeu à sua pergunta?