Como obter os indicadores de produtividade após o registro de colheita?
Para maximizar a eficiência e a produtividade, é fundamental que os agricultores tenham acesso ao indicador de produtividade que os ajudem a avaliar o desempenho de suas safras.
Neste artigo, abordaremos como utilizar o sistema Aegro para registrar a colheita e obter informações valiosas sobre a produtividade da sua safra.
Vamos explorar as diferentes formas de visualizar esses indicadores, os requisitos necessários para acessá-los e como interpretar os dados para tomar decisões informadas que podem impactar positivamente a sua produção agrícola.
Após finalizar os registros de produção da Colheita de sua safra no Aegro, você consegue obter os indicadores de produtividade da sua safra.
Para isto, poderá verificar de forma mais básica pela aba de Colheita, na parte superior da listagem. Caso queira verificar dados mais específicos, podes clicar em Ver Indicador, abaixo da opção de Produtividade ou acessar a aba Indicadores e Relatórios e em Ver Indicador, abaixo da opção de Produtividade.

Ver indicador na colheita ou em Indicadores e Relatórios
O Indicador de Produtividade pode ser visualizado de três formas: por área, por cultivar e por data e ano de plantio, além de poder combinar essas informações.

Para cada tipo de visualização é preciso o preenchimento de determinada informação no Aegro, que será comentado logo abaixo, e para acessar o indicador, basta ir na Aba Indicadores e Relatórios da safra e clicar em "Ver indicador" de produtividade.
Para visualizar o indicador da forma mais completa é necessário um conjunto de três informações no Aegro
Atividade de plantio (aba Atividades);
Atividade de colheita (aba Atividades);
Registro de colheita (aba Colheita).
Entretanto, fica a seu critério qual indicador quer obter! Abaixo vamos descrever o que é possível visualizar em função de cada informação que você inserir no Aegro:
Se houver registro(s) de colheita, mas não realizar atividade(s) de colheita (independente das atividades de plantio): o Aegro considera colhido 100% da área. No caso de mais de um cultivar na mesma área, os registros de produção são divididos igualmente entre os cultivares.
Se houver registro(s) de colheita e atividade(s) de colheita, mas não houver atividade(s) de plantio: será considerado colhida a área total registrada nas atividades de colheita. No caso de mais de um cultivar na mesma área, os registros de produção são divididos igualmente entre os cultivares.
Se houver carga(s) de colheita, atividade(s) de colheita e atividade(s) de plantio: é considerado colhida a área total registrada nas atividades de colheita e a proporção de cada cultivar relativa à área plantada com cada um. Além disso, só nesse caso pode-se comparar usando as variáveis de mês e ano do indicador, pois os mesmos vem da data de plantio de cada cultivar.
Se não houver registro(s) de colheita: não é possível visualizar os indicadores de produtividade ou produção.
Importante: O sistema não calcula a produtividade de diferentes variedades (cultivares) dentro das subáreas.
Pronto! Agora você já sabe as informações necessárias e como funciona o cálculo do seu indicador de produtividade!
Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!
Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.