A colheita na produção de café pode ser mecanizada ou e pode ser manual.

No caso da colheita manual, o café é colhido a campo em uma unidade chamada "MEDIDA" que equivale a um recipiente de 60 litros. O safrista vai receber eu salário conforme a sua produtividade, portanto, quanto mais "medidas" de café ele colher por dia mais ele vai receber.

Nesse artigo iremos explicar como irá ser registrado o quanto colheu cada funcionário por dia para ao final de 15 ou 30 dias realizar o pagamento do salário.

- Neste caso não estaremos fazendo acompanhamento do beneficiamento do café, você terá apenas o acompanhamento de quanto fruto foi colhido por talhão e a produção de sacos de café já prontos para venda.

Vamos até a aba de "Colheita" e registraremos uma carga. Neste registro de colheita colocaremos a data, talhão, identificador (nome do funcionário), SEM DESTINO, unidade sacos de 60kg e preencheremos Produção Bruta (sc 60kg).

Feito isso, a produção bruta não é utilizada para mapear produtividade da propriedade. Portanto esses valores não serão utilizados para cálculos de rentabilidade

Lançado as informações de colheita, poderá ir na aba de colheita e filtrar pela data desejada e pelo funcionário desejado e extrair um relatório:

O relatório irá te mostrar as quantidades e total que foi colhida por esse funcionário. Assim, sabendo quanto que precisa ser pago para o funcionário neste mês podemos ir na aba "Financeiro" e lançar a despesa da colheita e pagamento do funcionário. Nesse lançamento terá a categoria "Salário" e no serviço a quantidade é o total colhido, visualizado no relatório anterior. 

Lembrando que essa despesa pode ser apropriada tanto para a safra como um todo ou para uma área em específico.

Ao final do beneficiamento do café pode entrar novamente na safra e na colheita e aí sim registrar uma nova colheita em produção líquida com destino preenchido:

  • Na hora de enviar para o destino podemos criar um armazém para cada qualidade de grão colhido para ter um controle mais específico de quanto tenho para venda de cada tipo.

Com as informações de colheita bruta e do grão já beneficiado nós temos a relação entre fruto e grãos de café torrado:

Pronto! Agora você registrou no Aegro toda a colheita manual da produção de café.

_________________________________________________________________

Caso continue com alguma dúvida é só entrar em contato conosco, estamos a disposição para ajudá-lo(a)! É só entrar em contato com o Suporte da Aegro!

Encontrou sua resposta?