Skip to main content
Skip table of contents

Consigo controlar a colheita manual por safrista no café

Neste artigo, abordaremos o processo de registro da colheita por safrista de café, uma prática comum na produção cafeeira.

Vamos explorar como os safristas podem registrar a quantidade de café colhida diariamente e quais e como as informações devem ser lançada para garantir a produtividade e o controle financeiro.

Com orientações práticas e exemplos, este guia visa facilitar o acompanhamento da colheita e a gestão financeira na produção de café.


A colheita na produção de café pode ser mecanizada ou e pode ser manual, e no caso da colheita manual, o café é colhido a campo em uma unidade chamada Medida que equivale a um recipiente de 60 litros.

O safrista vai receber eu salário conforme a sua produtividade, portanto, quanto mais "medidas" de café ele colher por dia, mais ele vai receber.

Neste artigo iremos explicar como registrar o quanto colheu cada funcionário por dia para ao final de 15 ou 30 dias realizar o pagamento do salário.

  • Registrar o que o funcionário colheu

  • Registro de pagamento do funcionário

  • Registro da colheita e venda da produção

Neste caso não estaremos fazendo acompanhamento do beneficiamento do café, você terá apenas o acompanhamento de quanto foi colhido por talhão e a produção de sacos de café já prontos para venda.

Produção colhida pelo funcionário

Vamos até a aba Colheita e registraremos uma carga clicando na opção + NOVO REGISTRO DE COLHEITA.

image-20251001-140756.png

Criando novo registro de Colheita


Neste registro informe a data, selecione o talhão, identificador (nome do funcionário) e preencha as informações conforme a colheita realizada pelo mesmo, sem informar Destino e mantendo o campo Peso total líquido sem preenchimento, assim poderá controlar os registros sem afetar a produtividade da Safra.

A unidade de medida deste produto geralmente será em sacos de 60kg


image-20251001-143142.png

Preencha o campo Identificador com o nome do funcionário

A produção bruta não é utilizada para mapear produtividade da safra, portanto, a quantidade preenchida neste campo não será utilizados para cálculos de Rentabilidade.

Apenas o Peso líquido total registrado na Colheita que é utilizado para calcular a Produtividade da safra, por este motivo deve permanecer sem preenchimento neste acompanhamento de registros do safrista.
Caso queira, clique aqui para saber mais sobre como registrar colheita.


Após fazer todos os registros necessários e clicar em SALVAR, as Colheitas registradas serão listadas na tela de Colheita.

Nessa mesma aba você poderá clicar em FILTRAR e aplicar tanto o filtro de data, informando o período que deseja verificar, quanto filtro de identificador, selecionando o nome do funcionário vinculado.

Com os filtros aplicados, as colheitas referentes ao identificador e período informado serão listadas e você poderá extrair o relatório, clicando no ícone de impressora 🖨️ à direita da opção Busca rápida, selecionando o formato de sua preferência: PDF ou planilha (.XSLX).

image-20251001-141637.png

Aplique os filtros desejados e clique na Impressora 🖨️

O relatório irá exibir a quantidade total que foi colhida por esse funcionário para o período filtrado.

Registro de pagamento do funcionário

Agora basta ir na aba Financeiro e lançar a despesa do pagamento da colheita do funcionário.

Nesse lançamento você deve usar a categoria Salários ou equivalente em seu plano de contas, crie o funcionário como um Fornecedor e, na parte de produtos e serviços, selecione o serviço Pagamento em medidas café, informando a quantidade colhida como a quantidade e o valor do pagamento.

image-20251001-142215.png

Exemplo de lançamento

Também pode ser criado um agrupador para filtrar por esse tipo de pagamento sempre que necessário, um exemplo seria algo como Colheita manual.

Então realize a atribuição da Despesa para a safra e informe a forma de pagamento como Sem Pagamento, visto que não há valor saindo de suas contas bancárias para realização deste pagamento.

Essa despesa pode ser apropriada tanto para a safra como um todo ou para uma área em específico dela, conforme sua preferência.

Registro da colheita e venda da produção

Ao final do beneficiamento do café você pode acessar novamente a aba Colheita da safra e registrar uma nova colheita em produção líquida com destino preenchido

image-20251001-142559.png

Lembrando que o destino deve ser cadastrado previamente na aba de Estoque de Produção.


Na hora de enviar para o destino pode ser criado um armazém para cada qualidade de grão colhido para ter um controle mais específico do quanto você tem para venda de cada tipo.

Pronto! Agora você já sabe como registrar no Aegro toda a colheita manual da produção de café.

Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!

Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.