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Como conciliar meu extrato com o arquivo OFX
Como conciliar meu extrato com o arquivo OFX

Aprenda como fazer a conciliação do seu extrato bancário através da importação do arquivo .OFX

Letícia Borba Mondo avatar
Escrito por Letícia Borba Mondo
Atualizado há mais de uma semana

Conheça a conciliação de extrato bancário, um recurso do plano avançado do sistema Aegro que otimiza a conferência do seu fluxo de caixa!

Confira o vídeo sobre essa nova funcionalidade:

Antes de iniciar o processo de conciliação, faça o download do arquivo .OFX do seu banco para o computador, nesse link, na categoria de "Exportar arquivo .OFX de bancos" você pode localizar o tutorial de como exportar o arquivo .OFX de diferentes bancos do Brasil.

Abaixo deixamos um sumário por assunto

Controle financeiro com exatidão


A partir desta função, você consegue acompanhar a saúde do seu negócio com precisão, evitando surpresas e inconsistências nas finanças da sua fazenda.

Isso porque ela facilita a identificação e correção de diferenças entre o saldo do banco e seus registros no Aegro, garantindo indicadores financeiros reais.

Importando o arquivo .OFX

Na aba financeiro, à esquerda você localiza suas contas bancárias, clique em Importar extrato bancário da conta que você possui o arquivo .OFX e em seguida clique em Anexar OFX.
Vai abrir uma aba de documentos para que localize ele em seu computador, selecione e clique em Abrir, então clique em Confirmar.

Caso você já tenha importando algum extrato para essa conta no lugar de "Importar extrato bancário" estará "ver conciliações pendentes", nesse caso você deve clicar nos 3 pontos ao lado da conta bancária e escolher a opção "Importar extrato bancário".

Em um primeiro momento o sistema vai fazer a leitura do arquivo, informando o período desse extrato e solicitar que você confirme o saldo final dele, essas são informações vindas do seu arquivo .OFX, ou seja, o saldo final é o que consta no extrato do seu banco para o último dia do período que você gerou seu arquivo .OFX.

Após confirmar o saldo final, o sistema mostrará o número de lançamentos importados do extrato bancário, selecione "Conciliar lançamentos" para prosseguir.

Será aberta uma nova aba para que prossiga a conciliação dos dados que constam em seu extrato OFX com os dados que constam no Financeiro do Aegro.

​Perceba que na tela de conciliação você terá duas abas:

Detalhes da conta: onde constará informações do cadastro da sua conta bancária no Aegro

Importação OFX: tela onde serão realizada as conciliações, na lateral à esquerda ficarão as movimentações vindas do arquivo e à direita ficarão os lançamentos do Aegro, ambas identificadas sempre pela data e valor da parcela.


Realizando a conciliação


O Aegro te levará para a tela de conciliações pendentes onde com a conciliação mais automatizada você consegue comparar e conciliar as movimentações da sua conta com os lançamentos existentes no Aegro com apenas alguns cliques.

Ao abrir a conciliação, o Aegro já pré-seleciona a primeira transação do OFX e aplica filtros de acordo com as informações dela, pra facilitar a localização das parcelas

Vamos apresentar abaixo


1. Conta: Aplica filtro da conta na qual o arquivo OFX foi importado e que a parcela deve estar informada.
2. Valor: Considera uma margem de 15% a mais ou a menos do valor da transação, a fim de que considera erros de preenchimento ou existência de acréscimos ou descontos.
3. Tipo de operação: Classifica de acordo com a movimentação da conta, se saída, será uma despesa, se entrada, será uma receita.
4. Busca automática: Quando ativa, aplica os três filtros acima citados e o filtro de período de acordo com a transação selecionada. Desativando esta opção, conseguirá personalizar os filtros ou pesquisar sem eles.
5. Período: Define o período de pesquisa da parcela, por padrão, vem marcado com a data da transação porém é possível alterar de acordo com sua necessidade.


Ao localizar o lançamento correspondente a transação, você vai selecionar a caixa de seleção a direita do lançamento.



Uma vez selecionado e o valor da transação estando completo, você pode clicar em Conciliar e uma mensagem de sucesso aparecerá no canto inferior esquerdo.


Personalizando busca automática


Agora a busca automática na conciliação OFX poderá ser personalizada, onde você pode escolher se quer manter a busca automática de data, conta bancária ou valor.

Se desejar, também pode estar indicando um período padrão de busca em relação a data da transação, sendo até 15 dias antes ou depois da data da transação.

Importante destacar que esta configuração da busca automática será mantida em seu usuário, todas as vezes que fizer o acesso ás conciliações pendentes, mesmo se desativar e reativar a busca automática.

Para restaurar o padrão da busca automática, basta clicar em VOLTAR A CONFIGURAÇÃO PADRÃO, assim irá voltar a pesquisar o lançamento pela data da transação, conta bancária registrada como sendo a mesma conta na qual o OFX foi importado e também a faixa de valor, sendo 10% maior e 10% menor que o valor da transação.


Agrupando transações


Caso você tenha mais de um lançamento pago em uma mesma transação, você ainda pode agrupar as transações para que, consiga conciliar um ou mais lançamentos do Aegro com um ou mais transações.

Esta funcionalidade é muito importante para casos em que há mais de um pagamento para o mesmo lançamento do Aegro, assim você não precisa dividir os pagamentos em parcelas como anteriormente!

Para agrupar, selecione uma transação inicial e localize a próxima transação que deseja agrupar. Então selecione o + no canto direito ao lado do valor para agrupar a segunda transação a transação principal


Ao completar o valor total das transações, você pode​ clicar em Conciliar e finalizar esta conciliação. Caso o valor não seja completo, você ainda pode ajustar através das opções de diferença.


Divergências na conciliação


Ao selecionar uma transação e o lançamento correspondente, o Aegro já compara os valores e, em casos de divergências por desconto ou acréscimo, informa a diferença pra você ali na parte inferior, destacada em verde.

Esse é o momento de corrigir informações incorretas, incluir contas pequenas que não foram lançadas, ao verificar a o botão Opções de diferença.

Dependendo da diferença, se maior ou menor que o valor da transação, o Aegro sugere de acordo:

  • Informar como acréscimo (juros/multa) ou decréscimo (desconto): o Aegro vai abrir a tela de alteração de recebimento ou pagamento, onde o campo de acréscimos ou descontos virá com essa diferença;

  • Criar novo recebimento/pagamento a partir da diferença: o Aegro vai abrir uma tela de novo lançamento financeiro;

  • Nova transferência de entrada/saída a partir da diferença: onde será possível criar uma nova transferência.



Também há a possibilidade de criar um novo lançamento ou transferência, facilitando o cadastro rápido de uma despesa que ainda não estava no Aegro.

Ao detectar diferenças de data de pagamento ou banco, o próprio sistema já modifica automaticamente o dado de acordo com o constante na transação.



Outra opção também é clicar nos 3 pontos ao lado do valor você terá a opção Editar, sendo possível alterar informações de pagamento ou recebimento e em Ver conta, onde você verá o lançamento dessa conta no Aegro, podendo editá-lo.

Ausência do lançamento no Aegro

Caso alguma movimentação do seu extrato bancário ainda não tenha sido lançada no Aegro, ao clicar sobre ela, à direta, basta selecionar uma das opções abaixo: realizar um novo lançamento (receita ou despesa) ou uma nova transferência no Aegro.


Desconciliação bancária

Se precisar conferir ou desconciliar algum pagamento, você pode acessar as abas de parcelas a pagar, a receber ou extratos.

Quando a conciliação foi realizada através do arquivo .OFX, você verá o ícone de banco na linha desse pagamento/recebimento, na coluna "Conciliado". Para desconciliar clique sobre a parcela e em seguida em "Desconciliar com o extrato bancário".


Nova importação bancária


Na tela do financeiro, após importar o extrato bancário pela primeira vez, o sistema vai alertar sobre o número de conciliações pendentes, logo abaixo do saldo da conta. Clicando nesse alerta você pode prosseguir com a conciliação desse extrato.

Caso você queira realizar uma nova importação para esse mesmo banco, basta clicar nos 3 pontos, e selecionar a opção "Importar extrato bancário".


Remover conciliações pendentes


Quando existir movimentações bancárias que você não deseja conciliar, você pode removê-las. Para isso, basta clicar nos 3 pontos da conta bancária e selecionar "Remover conciliações pendentes".

Essa ação vai remover todas as movimentações pendentes de todos os arquivos .OFX que você importou para essa conta bancária.


Caso deseje fazer a remoção de movimentações já conciliadas, é necessário desconciliar essa movimentação para que assim, ela volte a aparecer na aba de conciliações pendentes, possibilitando sua remoção.

E caso deseje reverter essa ação, trazendo novamente essa movimentação para sua lista de conciliações pendentes, basta importar novamente o arquivo .OFX desse extrato bancário.

Dicas:

  • Não realize a importação de extratos com períodos muito longos, como o extrato de um ano inteiro, por exemplo, pois poderá tornar o processo de conciliação mais trabalhoso;

  • Você pode selecionar várias parcelas no Aegro para quantas transações bancárias forem necessárias;

  • Para realizar a conciliação, é necessário ter o perfil proprietário, gerente ou financeiro.

Se você ainda não possui o Plano Avançado, converse com o seu gerente de contas para conhecer todos seus recursos.

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Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do Aegro ou WhatsApp!

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