Agora você pode importar o arquivo .OFX da sua conta bancária e fazer a conciliação de uma forma mais simples e eficiente! Para saber como, basta ler esse artigo ou assistindo o vídeo abaixo.

Lembre-se que essa nova funcionalidade é exclusivo do Plano Avançado.

Antes de iniciar o processo de conciliação, faça o download do arquivo .OFX do seu banco para o computador, nesse link você pode localizar o tutorial de como exportar o arquivo .OFX de diferentes bancos do Brasil.

Importando o arquivo .OFX

Na aba financeiro, à esquerda você localiza suas contas bancárias, clique em "Importar extrato bancário" da conta que você possui o arquivo .OFX e em seguida clique em "Selecionar arquivo OFX", localize ele em seu computador e clique em "Importar Extrato". Caso você já tenha importando algum extrato para essa conta no lugar de "Importar extrato bancário" estará "ver conciliações pendentes", nesse caso você deve clicar nos 3 pontos ao lado da conta bancária e escolher a opção "Importar extrato bancário".

Em um primeiro momento o sistema vai fazer a leitura do arquivo, informando o período desse extrato e solicitar que você confirme o saldo final dele, essas são informações vindas do seu arquivo .OFX, ou seja, o saldo final é o que consta no extrato do seu banco para o último dia do período que você gerou seu arquivo .OFX.

Após confirmar o saldo final, o sistema mostrará o número de lançamentos importados do extrato bancário, selecione "Conciliar lançamentos" para prosseguir.

Perceba que na tela de conciliação você terá duas abas:

Detalhes: onde constará informações do cadastro da sua conta bancária no Aegro

Conciliações Pendentes: tela onde será realizado as conciliações, na lateral à esquerda ficarão as movimentações vindas do arquivo e à direita ficarão os lançamentos do Aegro, ambas identificadas sempre pela data e valor da parcela.

Realizando a conciliação

O Aegro te levará para a tela de conciliações pendentes, onde você pode utilizar o filtro de data e a lupa de pesquisa para localizar as parcelas com mais facilidade.

Você também verá o filtro de conta bancária, onde automaticamente estará selecionado a mesma conta que você importou o extrato, porém você também pode trazer parcelas de outras contas bancárias do Aegro.

Para realizar a conciliação clique sobre a movimentação bancária à esquerda e a sua parcela ou transferência correspondente no Aegro, à direita. Se as informações de valores e data estiverem exatamente iguais, você verá o aviso “Pronto para conciliar!”, então basta clicar em CONCILIAR no canto inferior direito.

Divergências na conciliação

Ao fazer a conciliação e você notar que há alguma divergência de valores entre a movimentação do extrato e o lançamento do Aegro, será necessário fazer uma das opções de ajustes.


Ao clicar nos 3 pontos ao lado do valor você terá a opção "Editar", sendo possível alterar informações de pagamento ou recebimento e "Ver conta", onde você verá o lançamento dessa conta no Aegro, podendo editá-lo.


Logo abaixo você também verá a “Opções de diferença” e selecionar uma das opções abaixo:

  • Informar como acréscimo (juros/multa): o Aegro vai abrir a tela de alteração de recebimento ou pagamento, onde o campo de acréscimos ou descontos virá com essa diferença;

  • Criar novo recebimento/pagamento a partir da diferença: o Aegro vai abrir uma tela de novo lançamento financeiro;

  • Nova transferência de entrada/saída a partir da diferença: onde será possível criar uma nova transferência.

Ausência do lançamento no Aegro

Caso alguma movimentação do seu extrato bancário ainda não tenha sido lançada no Aegro, ao clicar sobre ela, à direta, basta selecionar uma das opções abaixo: realizar um novo lançamento (receita ou despesa) ou uma nova transferência no Aegro.

Desconciliação bancária

Se precisar conferir ou desconciliar algum pagamento, você pode acessar as abas de parcelas a pagar, a receber ou extratos.

Quando a conciliação foi realizada através do arquivo .OFX, você verá o ícone de banco na linha desse pagamento/recebimento, na coluna "Conciliado". Para desconciliar clique sobre a parcela e em seguida em "Desconciliar com o extrato bancário".


Nova importação bancária

Na tela do financeiro, após importar o extrato bancário pela primeira vez, o sistema vai alertar sobre o número de conciliações pendentes, logo abaixo do saldo da conta. Clicando nesse alerta você pode prosseguir com a conciliação desse extrato.

Caso você queira realizar uma nova importação para esse mesmo banco, basta clicar nos 3 pontos, e selecionar a opção "Importar extrato bancário".


Remover conciliações pendentes

Quando existir movimentações bancárias que você não deseja conciliar, você pode removê-las. Para isso, basta clicar nos 3 pontos da conta bancária e selecionar "Remover conciliações pendentes". Essa ação vai remover todas as movimentações pendentes de todos os arquivos .OFX que você importou para essa conta bancária.

Caso deseje fazer a remoção de movimentações já conciliadas, é necessário desconciliar essa movimentação para que assim, ela volte a aparecer na aba de conciliações pendentes, possibilitando sua remoção.

E caso deseje reverter essa ação, trazendo novamente essa movimentação para sua lista de conciliações pendentes, basta importar novamente o arquivo .OFX desse extrato bancário.

Dicas:

  • Não realize a importação de extratos com períodos muito longos, como o extrato de um ano inteiro, por exemplo, pois poderá tornar o processo de conciliação mais trabalhoso;

  • Você pode selecionar várias parcelas no Aegro para uma única movimentação bancária;

  • Para realizar a conciliação, é necessário ter o perfil proprietário, gerente ou financeiro.

Se você ainda não possui o Plano Avançado, converse com o seu gerente de contas para conhecer todos seus recursos.

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Caso continue com alguma dúvida é só entrar em contato conosco, estamos a disposição para ajudá-lo(a)!

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