Como registrar manutenção dos seus patrimônios?
Neste artigo, você vai aprender como registrar e acompanhar as manutenções dos seus patrimônios no Aegro, vinculando esses custos às safras desejadas.
Vamos mostrar, passo a passo, como lançar uma nova manutenção diretamente na tela do patrimônio, explicar o preenchimento de cada campo e apresentar as diferenças entre a tela atual e a nova versão em migração.
Ao final, você também verá como consultar essas manutenções e gerar relatórios, garantindo um controle mais preciso dos custos das máquinas, veículos e demais equipamentos da fazenda.
O Aegro permite controlar as manutenções realizadas nos seus patrimônios, vinculando os custos às safras que você escolher. Dessa forma, é possível acompanhar esses valores dentro do custo realizado de cada safra.
Veja o vídeo abaixo para uma visão geral e, em seguida, acompanhe o passo a passo detalhado!
https://youtu.be/nBVX9mP5dEoAs manutenções podem ser registradas diretamente na tela do patrimônio.
Passe o cursor do mouse até o botão azul
no canto inferior direito da tela e ali você encontrará a opção de Nova manutenção, identificada pelo ícone de chave de boca 🔧 , além de outras opções como Adicionar patrimônio, Novo abastecimento e Novo alerta de manutenção.

Opções
em Patrimônio
Clique sobre a opção Nova manutenção para abrir uma nova janela de manutenção de seu patrimônio cadastrado anteriormente.
Isso abrirá uma nova janela para o preenchimento das informações, que será diferente a depender do plano contratado em sua assinatura.
Esta funcionalidade está em fase de migração para a nova versão do Plano de Contas: neste momento estamos disponibilizando a nova visualização para alguns cliente de planos: BPO, Avançado e Lucratividade. Em breve demais clientes de outros planos serão migrados.
Qualquer dúvida, entre em contato com nosso suporte através dos canais de atendimento via chat na plataforma ou WhatsApp.
Atual tela de manutenção
Caso sua fazenda ainda não tenha sido migrada para o novo plano de contas, abrirá a tela atual de abastecimento.
Nela, serão disponibilizados campos de preenchimento conforme abaixo:
Data*: informe a data que foi realizada esta manutenção;
Patrimônio*: informe o Patrimônio em que foi realizada esta manutenção;
Horímetro ou Odômetro*: é preenchido automaticamente conforme o dado atual deste patrimônio, mas poderá ser editado apenas clicando sobre o campo e preenchendo o horímetro ou odômetro do momento do abastecimento;
Se por engano você digitar um valor com uma casa decimal a mais no horímetro ou odômetro do patrimônio, como 6.600,0 invés de 660,0 será exibido um alerta de acréscimo em laranja para sinalizar a possível inconsistência.
Observações: adicione informações de sua preferência, com até 2000 caracteres;
Pessoa: informe o usuário de sua Equipe que esteja responsável por esta manutenção;
Insumo: informe os produtos cadastrados em seu Estoque e que foram utilizados nesta manutenção;
Local de estoque: informe o local de estoque que deseja considerar a baixa do produto e, consequentemente, a composição do custo;
Apropriação de Custo*: você poderá informar se deseja Destinar custo, mantendo o seletor ativo, indicado em verde, para informar se o valor desta manutenção será destinado à um rateio ou safras específicas. Se desejar não apropriar, desmarque o seletor Destinar custo, deixando-o cinza e esta manutenção somente constará para o Patrimônio selecionado.
Rateio: selecione o rateio já criado ou crie um novo rateio entre safras para agilizar seu preenchimento em lançamentos. Clique aqui para saber mais sobre os Rateios salvos;
Safra: seleciona a/s safra/s as quais deseja destinar o custo desta manutenção;
Arquivos: adicione os anexos que julgar necessário, clicando em SELECIONE ARQUIVOS e anexando direto de seu explorador de arquivos ou apenas arrastando e soltado o arquivo na área indicada.
Após preencher os campos obrigatórios, sinalizados com um asterisco (*), basta clicar em SALVAR, a manutenção será registrada na coluna de Eventos, permitindo que você consulte ou gere relatórios sobre ela quando desejar.

Formulário atual de preenchimento de manutenção
Esta funcionalidade está em fase de migração para a nova versão do Plano de Contas: neste momento estamos disponibilizando a nova visualização para alguns cliente de planos: BPO, Avançado e Lucratividade. Em breve demais clientes de outros planos serão migrados.
Nova tela de abastecimento
Ao criar um novo abastecimento em propriedade já migrada para a nova versão do Plano de contas, será exibida a nova visualização de abastecimento, com um visual mais moderno e claro.
Nela, serão disponibilizados campos de preenchimento conforme abaixo:
Data*: informe a data ao qual foi abastecido o patrimônio;
Responsável: informe o usuário de sua Equipe que esteja responsável por este abastecimento;
Patrimônio*: informe a Máquina, Veículo ou Pivô que recebeu este abastecimento;
Horímetro ou Odômetro*: é preenchido automaticamente conforme o dado atual deste patrimônio, mas poderá ser editado apenas clicando sobre o campo e preenchendo o horímetro ou odômetro do momento do abastecimento;
Observações: adicione informações de sua preferência, com até 2000 caracteres;
Insumo: informe os produtos cadastrados em seu Estoque e que foram utilizados nesta manutenção;
Local de estoque: informe o local de estoque que deseja considerar a baixa do produto e, consequentemente, a composição do custo;
Apropriação de Custo*: você poderá informar se deseja Destinar custo, mantendo o seletor ativo, indicado em verde, para informar se o valor deste abastecimento será destinado à um rateio ou safras específicas. Se desejar não apropriar, desmarque o seletor Destinar custo, deixando-o cinza e este abastecimento somente constará para o Patrimônio selecionado.
Rateio: selecione o rateio já criado ou crie um novo rateio entre safras para agilizar seu preenchimento em lançamentos. Clique aqui para saber mais sobre os Rateios salvos;
Safra: seleciona a/s safra/s as quais deseja destinar o custo deste abastecimento;
Arquivos: adicione os anexos que julgar necessário, clicando em SELECIONE ARQUIVOS e anexando direto de seu explorador de arquivos ou apenas arrastando e soltado o arquivo na área indicada.
Após preencher os campos obrigatórios, sinalizados com um asterisco (*), basta clicar em SALVAR, a manutenção será registrada na coluna de Eventos, permitindo que você consulte ou gere relatórios sobre ela quando desejar.

Preenchimento do formulário atual de um abastecimento com Rateio salvo
Esta funcionalidade está em fase de migração para a nova versão do Plano de Contas: neste momento estamos disponibilizando a nova visualização para alguns cliente de planos: BPO, Avançado e Lucratividade. Em breve demais clientes de outros planos serão migrados.
Verificando manutenção registrada
Na aba Patrimônio, localize a seção Eventos para verificar os registros feitos no período selecionado.

Registro de manutenção em Eventos
Para gerar um relatório, selecione o(s) evento(s) desejado(s), defina o período e clique no ícone da impressora, localizado à direita.
Pronto, agora você sabe como criar novas manutenções pelo site do Aegro!
Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!
Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.