Skip to main content
Skip table of contents

O que são e como corrigir inconsistências de Estoque?

Saiba o que são inconsistências e como verificar para corrigi-las!

Para facilitar o seu processo, vamos deixar um sumário deste artigo para que possa ir diretamente para o local desejado!

O que são inconsistências?


As inconsistências são denominadas desta forma pois determinam que, em algum momento, o registro de saída do produto, seja por atividades, vendas ou retiradas manuais, é maior do que a disponibilidade do item no seu estoque.

Ou seja, um item fica inconsistente quando, em seu histórico, há algum registro em atividade, retirada manual ou venda que deixe o saldo em estoque negativo.
Assim, mesmo que o saldo final do produto em seu estoque esteja positivo, o item tem algum registro em seu histórico que demonstra a inconsistência.

Como identificar inconsistências em meu estoque?

Ao ter um registro inconsistente, o Aegro já identifica que o saldo da movimentação ficou negativo e identifica de forma bem clara para que você consiga realizar os ajustes necessário.

Ao acessar o Estoque, logo acima, o Aegro já demonstra a quantidade de itens inconsistentes, destacados em laranja:

image-20241004-202209.png

Itens inconsistentes em estoque


Também podes verificar aplicando o filtro de situação, onde seleciona a opção Inconsistentes, sendo filtrados os produtos com inconsistências:

image-20241004-202239.png

Filtrando por situação inconsistente


Em sua lista de produtos, os itens inconsistentes terão um ícone em forma de triângulo que é o aviso ⚠ de inconsistência para que identificá-lo de forma rápida!

image-20241004-202255.png

Ícone de aviso de inconsistência

Ao passar o mouse em cima deste aviso, ele aparecerá a mensagem de redirecionamento para que você possa verificar o histórico do produto.

image-20241004-202308.png

Aviso de redirecionamento

Ao clicar neste ícone do aviso, você será redirecionado diretamente para o registro que deixou seu produto inconsistente, assim podendo verificar e ajustar de forma mais rápida!

image-20241004-202339.png

Registro inconsistente

Para entender melhor sobre a inconsistência, vamos analisar de forma minuciosa o registro abaixo:

image-20241004-202428.png

Analisando um registro de inconsistência

Em vermelho está assinalado o saldo anterior deste produto em estoque, antes do registro de atividade. O saldo estava zerado, então não havia produto em estoque para utilização.
Em amarelo está assinalado o registro de saída do produto, onde foi utilizado 1000,00 kg do produto.
Em verde assinalado o saldo final deste produto no estoque, posterior ao registro, onde ficou 1000,00kg em negativo (-1000,00).

Assim sendo, o saldo era 0,00, deu saída de 1000kg para a safra, ficou negativo em 1000kg.

Como corrigir inconsistências em meu estoque?

Neste caso, você vai precisar verificar o que ficou incorreto no registro deste produto no Estoque.
Geralmente são três cenários que podem levar a ocorrer uma inconsistência:

  1. Houve algum erro de uma compra do produto que não foi lançada;

  1. O produto tinha no Estoque da Fazenda e apenas não foi inserido no Aegro este saldo anterior;

  1. A compra ou entrada foi registrada com data posterior a data do uso do produto.

Assim, você vai precisar registrar os dados conforme sua situação, sempre com data igual ou anterior ao registro inconsistente!

1. Houve algum erro de uma compra do produto que não foi lançada


Você vai verificar a compra, coletar os dados dela e lançá-la no Aegro para que seu estoque fique correto.
Lembrando que a compra precisa ter data de lançamento como a data que o produto foi entregue, assim dando entrada para o Estoque através do Financeiro.

Informe o produto, quantidade e valor conforme sua compra.
Certifique-se que o cadastro do produto é o mesmo que está inconsistente, se for outro cadastro similar, não estará dando entrada no produto correto.

image-20241007-192006.png

Dando entrada na compra

Então informe na Apropriação de Custo que será um Custo de Estoque e o local de estoque deve ser o mesmo no qual sua inconsistência deste item se encontra

image-20241007-192342.png

Custo de Estoque e o local de estoque

2. O produto tinha no Estoque da Fazenda e apenas não foi inserido no Aegro este saldo anterior

Este cenário geralmente ocorre quando você não controlava estoque pelo Aegro e agora vai começar a controlar, então você não tem o registro de compra, mas tem a quantidade em seu estoque da fazenda.
Para isto, você vai precisar dar entrada nesta quantidade em estoque via adição manual, se for sua primeira vez adicionando manualmente, clique aqui para saber como registrar.

image-20241007-193159.png

Adição manual

3. A compra ou entrada foi registrada com data posterior a data do uso do produto.


Se você teve uma entrada, seja via compra registrada no Financeiro ou adição manual para correção do saldo inserido no Aegro, mas com a data posterior a data de utilização, então você vai verificar a data da inconsistência e adiantar a data do registro para o mesmo dia ou anterior.

Para uma compra, confirme qual foi a data de entrega do produto e coloque esta data como a data de lançamento. Se a compra estiver com uma ou mais parcelas pagas, você vai precisar desmarcar o pagamento para conseguir realizar a alteração da data de lançamento.
Depois de alterada a data, salve e pague novamente as parcelas que estavam pagar.

No caso da adição manual, apenas acesse o registro e altere a data do registro para o mesmo dia ou anterior para seria como no vídeo abaixo:

Corrijo o registro mas ainda está inconsistente, o que houve?

Isto pode ocorrer se você te mais de uma inconsistência no mesmo item, ou seja, você teve um registro de saída maior do que a quantidade em estoque e, em algum momento, o seu estoque ficou negativo pela segunda vez.
O Aegro somente destaca a primeira inconsistência, então as demais inconsistências aparecerão como lançamentos normais apenas dando baixa e deixando seu estoque cada vez mais negativo.

A visualização de um produto com mais de um registro inconsistente seria conforme abaixo:

image-20241004-202543.png

Mais de um registro gerando inconsistência

Em vermelho estão destacados os saldos de seu produto em estoque, ficando cada vez mais negativo.
Para corrigir mais de uma inconsistência por vez, analise bem o histórico de seu item e verifique a quantidade mais alta que o seu estoque ficou negativo e verifique se há alguma compra nesta quantidade ou maior, então siga os passos das verificações no tópico Como corrigir inconsistências em meu estoque?.


Pronto, agora você já sabe identificar e corrigir as inconsistências que podem ocorrer em seu estoque!

Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!

Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.