Como funciona a Aba Fiscal?
O Aegro oferece uma aba específica para facilitar a visualização e o manejo das notas fiscais eletrônicas e dos manifestos eletrônicos de documentos fiscais, a aba Fiscal.
Nesta aba, os usuários podem acessar informações detalhadas sobre as notas fiscais, realizar emissões, importações e gerenciar manifestos eletrônicos de forma prática e eficiente para otimizar ainda mais sua operação administrativa.
Este material apresenta um guia completo sobre como utilizar essas ferramentas, abordando as principais funcionalidades disponíveis nas abas de Notas Fiscais, Importação SEFAZ e MDF-e, além de fornecer links úteis para artigos específicos de suporte adicional.
Para facilitar a visualização e o manejo das notas fiscais eletrônicas, o Aegro tem agora uma aba específica para essas tarefas!
Você pode acessar essa aba indo no nível propriedade e clicando em Fiscal. Ao acessar, será automaticamente exibida a opção de Notas Fiscais, onde você pode emitir e verificar as notas.
Você poderá navegar dentro da aba Fiscal em três abas diferentes: Notas Fiscais, Importação SEFAZ e MDF-e

Aba fiscal e suas ramificações de aba
Vamos abordar brevemente o que poderá realizar em cada uma das abas dentro de Fiscal.
Notas Fiscais
Após digitar ou emitir a primeira nota fiscal eletrônica no Aegro, abrirá listagem de notas, onde é possível visualizar e gerenciar todas as notas já emitidas nesta propriedade, pelos usuários que tenham permissão para tal.
Logo no cabeçalho, são disponibilizados totalizadores de valores das notas, onde você pode selecionar e filtrar por cada status, verificando as notas emitidas da forma como preferir.
Além disto, outras funcionalidades disponíveis são os filtros de informação da nota e ordenamento das informações, assim como a possibilidade de baixar DANFE e XML de cada nota emitida.
Clique aqui para saber mais sobre Notas Fiscais.
Importação SEFAZ
Após inserir o certificado, as notas emitidas contra o CPF/CNPJ do certificado serão importadas e você poderá gerenciar suas notas importadas nesta propriedade por esta aba, realizando ações individuais e múltiplas.
Os XMLs das notas somente serão disponibilizados pela SEFAZ após a declaração de ciência da nota, portanto, portanto a possibilidade de lançamento no Financeiro somente ocorrerá após a ciência.
Para evitar que alguma nota não seja disponibilizada, você pode ativar a Ciência automática ao cadastrar um certificado ou então editá-lo no gerenciamento de documentos de importação.
Dentro do gerenciamento das notas, você poderá realizar processos de ciência, manifestação, lançamento no Financeiro, gerar DANFEs e XMLs, copiar chave de acesso, arquivar ou desarquivar notas, assim como verificar a nota no Portal da NF-e.
Para localizar suas notas, poderá utilizar o ordenamento e o filtro das informações, assim como navegar entre os períodos para localizar notas específicas.
Clique aqui para saber mais sobre a Importação SEFAZ.
MDF-e
Ao iniciar a digitação ou emitir seu primeiro manifesto, você poderá acompanhar e gerenciar os MDF-es emitidos nesta propriedade, pelos usuários que tenham permissão para tal. Por esta aba, poderá realizar ações individuais e múltiplas.
Dentro do gerenciamento dos manifestos, você poderá realizar processos como excluir (em digitação), encerrar, cancelar, além de baixar os XMLs ou DAMDFEs dos manifestos tanto individualmente, tanto autorizados quanto encerrados ou baixar em massa os XMLs e DAMDFEs dos manifestos autorizados.
Para localizar os manifestos, poderá utilizar a barra de pesquisa, aplicar filtros e acessar as MDF-es clicando sobre elas ou nos 3 pontos ao lado das mesmas para verificar detalhes.
Clique aqui para saber mais sobre o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).
Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!
Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.