Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é um documento digital que vincula as notas fiscais eletrônicas (NF-e) de diferentes mercadorias transportadas em um único veículo e também assegura a conformidade com as regulamentações fiscais através de sua emissão e armazenamento eletrônicos.
Com a obrigatoriedade do MDF-e em todo o território nacional, é fundamental que os produtores que realizam o transporte de mercadorias compreendam suas características, funcionalidades e a importância de seguir as diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Neste artigo, exploraremos as principais características do MDF-e, com links para que possa fazer de emissão, encerramento, cancelamento e as orientações necessárias para evitar rejeições durante sua emissão.
O MDF-e (ou Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) é um documento digital que vincula os documentos fiscais de um transporte de carga. Bem como a Nota Fiscal eletrônica, ele é emitido e armazenado eletronicamente, assim como, emitido através da conexão com a SEFAZ.
O MDF-e é obrigatório em todo o Brasil e tem as seguintes características:
É emitido por empresas que transportam mercadorias em veículos próprios, arrendados ou com transportador autônomo.
É usado quando há mais de uma carga em um mesmo veículo, agrupando as informações das NF-es de cada mercadoria.
A validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente
Simplifica os procedimentos fiscais e logísticos
Permite o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco
Da mesma maneira que a NF-e, o MDF-e também possui um manual próprio de instruções de preenchimento, layout e regras.
Abaixo temos os artigos específicos de como emitir, encerrar, cancelar MDF-es e quais as principais rejeições possíveis.
Esse artigo ajudou você? Deixe sua nota!
Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários abaixo.