Como lançar empréstimos?
Neste material vamos explicar passo a passo de como registrar o empréstimo no financeiro do Aegro! Seguindo os passos abaixo:
Registre a entrada do dinheiro na sua conta bancária
Registre a utilização do dinheiro
Registre o pagamento das parcelas do empréstimo
Registre os juros
Algumas dúvidas:
Como fazer o pagamento e controle de parcelas no financeiro?
Como isso reflete no Livro Caixa?
O procedimento de lançamento de empréstimos também pode ser seguido para o registro de outras linhas de crédito.
Como registrar o empréstimo no financeiro do Aegro?
Para registrar esse lançamento no Aegro vamos seguir os 4 passos abaixo:
1 - Registre a entrada do dinheiro na sua conta bancária
Aqui vamos seguir o procedimento de lançamento de uma nova receita.
Na aba Financeiro, clique no botão azul no canto inferior direito para iniciar um novo lançamento.
Selecione a opção "Receita" e a categoria "Outras receitas". Preencha os campos de data, valores, pagamento e outras informações de acordo com o contrato e selecione a conta bancária que irá receber o dinheiro.
Dica Aegro! Use o nosso campo "Agrupadores" para te ajudar a identificar esse lançamento, colocando por exemplo, "Crédito Aegro XYZ". Vamos seguir usando esse mesmo agrupador nos passos seguintes.
2 - Registre a utilização do dinheiro
Registre todas as despesas da maneira como já conhece, clicando no botão azul do canto inferior direito, importando um arquivo .XML. do seu computador ou ainda diretamente da aba Importação Sefaz.
Preencha todos os campos de acordo com o documento fiscal e não se esqueça de usar o mesmo agrupador do passo anterior.
Atenção! Nessa etapa é importante se lembrar de sempre apropriar o custo diretamente para a safra ou para o estoque. Esse passo irá te ajudar a compor o custo da safra.
3 - Registre o pagamento das parcelas do empréstimo
Neste passo vamos registrar apenas o valor da parcela como despesa, os acréscimos de juros serão registrados no passo seguinte.
Novamente inicie pelo botão azul do canto inferior direito. Selecione a opção de despesa e a categoria "Financiamentos".
Preencha os campos de data, valores, pagamento e outras informações de acordo com o contrato e use o mesmo agrupador.
Atenção! Dessa vez na apropriação de custo, selecione "Não apropriar custo", pois nessa operação estamos registrando apenas as parcelas da amortização do dinheiro, e o uso e apropriação desse valor já foi feito no passo anterior.
4 - Registre os juros
Faça um novo lançamento de despesa no botão azul do canto inferior direito e selecione a categoria "Taxas".
Agora preencha os campos de data, valores, pagamento e outras informações referentes aos juros de acordo com o contrato, mais uma vez use o mesmo agrupador. A data dessas parcelas deve coincidir com as do passo anterior, afinal eles normalmente são pagos juntos, mas para apropriar corretamente estamos detalhando o lançamento.
Atenção! Ao contrario do terceiro passo, o pagamento dos juros deve ser apropriado a sua safra, uma vez que ele é um valor extra que você desembolsou.
Ao final do registro sua aba de contas no financeiro ficará assim mostrando todos os registros:
Como fazer o pagamento e controle de parcelas no financeiro?
Para acompanhar o pagamento das parcelas, vá até a aba Parcelas a Pagar dentro do financeiro do Aegro, filtre pelo período desejado e pelo agrupador que usamos ao longo de todo o lançamento.
Aqui você verá separadamente o pagamento da amortização e dos juros, ao realizar o pagamento sinalize nas duas parcelas.
Como isso reflete no Livro Caixa?
Para facilitar sua organização dentro do Livro Caixa (LCDPR) também faremos um filtro pelo agrupador usado ao longo de todo o lançamento. Dessa forma você verá todas as movimentações vinculadas a ele.
Atribua a um imóvel rural somente as despesas dedutíveis, aquelas vinculadas a utilização do dinheiro e os juros.
As demais movimentações, como a amortização do valor, podem ser ignoradas, pois não são receitas nem despesas da atividade rural.
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